sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Retornando do aniversário de uma amiga...

Hoje, fui ao aniversário de uma amiga. Conheci uma menina bem bacana amiga dela, conversamos bastante. ^^ Tinha bebida alcoólica na festa, mas nem cheguei perto. Não curto ficar bebendo (só Natal e Ano Novo abro exceção para um vinho tinto, champanhe e saquê ^^). Cheguei cedo, pois amanhã tenho aula e já faltei duas vezes... ._.' (por preguiça).

Todos esses dias tenho acordado meio-dia... -__- problemas para dormir, como sempre.. estou pensando seriamente em trancar uma matéria. Não consigo me dedicar, deixei uns 5 exercícios sem entregar. Me expliquem, como é que vou comentar algo que não sei? Leio a teoria, mas não entendo muita coisa. Administração é muito abstrato para mim, detesto.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Usufruir dos frutos...

É tão bom depois de um grande esforço ser recompensada. Hoje tiveram duas situações bastante interessantes. Meu professor da pesquisa marcou uma reunião comigo as 14h para discutir sobre o levantamento de literatura que pesquisei. Disse que os artigos que obtive eram muito bons e estava indo no caminho certo. Juro que ele iria brigar por eu não ter pesquisado o que queria, mas acabei me enganando e isso me deixou bem. ^^ Agora preciso pesquisar mais artigos em referências bibliográficas desses artigos e em revistas nacionais. Quinta-feira buscarei um CD regravável na mesa dele. Algo que me preocupa é o fato de ser muito rigoroso, por isso que sempre procuro fazer o melhor que posso para não desapontá-lo. Achei engraçado que ele tentou descontrair depois, perguntando "se estava indo tudo nos conformes, estudando", falei que sim, mas devido a problemas de saúde, estou estudando menos do que necessito. Após essa reunião, aguardei a Li até ela terminar a prova de uma matéria e fui à sala de MAD1 (a disciplina que dou monitoria). Encontrei com a professora Carla. Ela me cumprimentou, como de costume e começamos a conversar. Expliquei que não estou indo às monitorias pela minha saúde não estar boa. Falei que estava com esteatose hepática, indo ao médico (é verdade) e estava com uns exames pendentes (até hoje não fiz exame de transaminases hepáticas e de hemograma completo, nem o parasitológico T_T). Ela foi muito carinhosa e disse: "Se você precisar de qualquer coisa, é só falar... de indicação para um  médico..." Muito preocupada, né? Adoro esse carinho e preocupação. Sabe como sou esforçada e dedicada. Nunca a desapontei com desleixo. Ela sempre me elogia... ^^

Ter um dom...

Se você acredita ou não em dons, não importa. Talvez fique mais fácil compreender se souber da existência deles. Não posso dizer que é apenas genético, como ter mais aptidão do que outro. Apenas a explicação biológica não esclarece. Se você nasceu para fazer tal coisa, então valorize sua habilidade especial, ou na minha concepção, seu dom. ^^ 

Conheço dons para música, culinária, projetar, elaborar, mas tenho um dom diferente. Minhas mãos têm o dom de aliviar desconfortos. Não sei o porquê, apenas curam aquilo que causa dor. Contarei a vocês as vezes em que ajudei pessoas. 

Uma colega do meu cursinho NDA sentia-se relaxada após a massagem que eu havia feito em suas mãos, demonstrava-se bastante confortável. Ela me falava sobre shiatsu, uma massagem japonesa que melhorava dores e me ensinou alguns movimentos com os dedos. Meu namorado foi outro que experimentou uma massagem em seu corpo e ficou relaxado, eu fazia movimentos que me vinham à mente e aplicava-os nos locais que necessitavam. Ray também sentiu a massagem em suas mãos uma vez que elas estavam um pouco dormentes e melhoraram depois da massagem que fiz. 

Vocês podem achar que qualquer pessoa faria isso, porém vou contar um caso que aconteceu há alguns meses. Minha mãe reclamava de dores insuportáveis nos pés, pois eram frequentes (não sei explicar qual o motivo delas até hoje). Teve um dia em que ela agonizou de dor, toda minha família ficou preocupada. Pensaram em levá-la ao médico, mas ela relutava em não ir. Resolvi tentar amenizar a dor com as minhas mãos. O fato de encostar em seus pés lhe causava dor, mas fui além e iniciei uma massagem na planta e no peito dos pés. À medida em que fazia a massagem, eu suava muito e continuava massageando. Após uns dez minutos de massagem, a dor dos pés dela misteriosamente desapareceu. Ela ficou impressionada e acreditem, não mais retornaram, desde então. Conseguiu dormir bem tranquila depois que a dor sumiu. Eu sentia, como se tivesse feito algo muito bom a ela e fiquei contente.  

E agora vejo que há pessoa querida precisando de ajuda para aliviar dores. Creio que não seja tão fácil, pois se trata de uma fibromialgia, de acordo com seu diagnóstico médico. Trata-se de uma complicação em que são sentidas dores generalizadas e constantes pelo corpo, principalmente membros superiores e inferiores, relacionada à disfunções no Sistema Nervoso Central.  Assim como ela, acredito que seja uma doença de fundo emocional (psicológico). Se eu pesquisar sobre, acharei meios terapêuticos para trazê-la conforto e amenizar dores. Se ela cuida de mim, também quero cuidar dela. ^^ Até que me disse que eu serei a única a cuidar dela, já que os outros médicos não têm a capacidade de serem empáticos. 

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Motivada?

Recentemente, me contaram que há um cursinho de vestibular voltado apenas para Medicina. Me interessei muito. O melhor de tudo é que ele fica perto da minha casa, não precisarei me deslocar exaustivamente até o outro cursinho. Poderia estudar até tarde, sem me preocupar com horário de retorno. Pelo que fiquei sabendo, são 10 alunos por turma. Só espero que o conteúdo ensinado seja suficiente para passar, né? ¬¬ E também torço para que o preço seja plausível, menos de 1000 reais... ._. 

Parabéns, Ray!!! \o\

Gostaria de desejar Feliz Aniversário para uma assídua leitora do meu blog, minha amiga de infância Raisa, conhecida como Ray. ^___^

Quero agradecer por todos esses anos de amizade. Faz quase 20 anos que nos conhecemos... obrigada por todo apoio, incentivo, principalmente atenção e sinceridade. ^^ 

Assim como você acredita que eu possa chegar ao topo, creio muito no seu potencial, pois está se esforçando e isso me deixa contente por saber que está em um bom caminho.

Ah, e adoro sair com você. ^^ Sua companhia é bastante agradável. Por mais que eu não expresse, me sinto à vontade quando converso contigo. Você me ajuda muito...

Tenha um dia maravilhoso e aproveite bastante, pois merece... 
(Coma bastante por mim em qualquer restaurante que for xD~)

Omedetou gozaimasu
Hontou ni gambatte ne ^^
Kyo tsukette kudasai
(só sei escrever em romaji -_-)

Enfim, desejo que tenha muitas realizações, não só hoje, como sempre e acima de tudo, seja feliz... ^^

domingo, 24 de outubro de 2010

Querendo mandar tudo para o inferno.

Uma pessoa não tem o direito de sentir dor e querer ficar em casa? Não são eles que sentem, por isso que acham frescura. Fui ao médico, mas de que adianta? A maioria, se não toda, dor que tenho é emocional. Queria saber porque não têm a capacidade de entender isso. No dia do meu aniversário, gostaria de desaparecer e não ver ninguém, além do meu namorado e amigos. 

Tenho a oportunidade de comemorar com minha família nos aniversários. Sempre saímos e comemos em restaurantes mais caros. Até que ponto isso é válido? De que adianta ficar se beneficiando só com comida? Ganhou bolsa de pesquisa? Vai comemorar em um restaurante. Foi promovido? Vai comemorar em um restaurante. Aniversário? Vai comemorar em um restaurante. Sinceramente, me interesso mais na comida do que na comemoração em si.  Aprendi a associar conquistas à comida por causa desses hábitos. Tudo que faço leva a ir em algum restaurante.

Reconhecimento? Tenho sim, mas não o suficiente para me sentir satisfeita. Sou a "queridinha" da casa pelo tanto que me esforço e estudo e pelas minhas notas na faculdade. Só que cansei disso.  Ser dependente dos pais com essa idade? Já me emancipei há muito tempo. Não necessito deles para quase nada do que faço, apenas no auxílio financeiro. Porém, já disse uma vez e torno a repetir, na questão afetiva ainda sou uma criança. Qualquer carinho, atenção e amor são bem-vindos. Vou mandar para o inferno a primeira pessoa que falar que sou dependente dos meus pais. Se não me conhece, fecha sua maldita boca e engole o que for dizer.   

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Estou me sentindo desconfortável...

Perceberam como meu humor oscila, não? Todas as vezes exponho idéias contraditórias, algo bem barroco.  Não sei se acreditam, mas as pessoas podem exercer um certo vampirismo energético. Eu estava me sentindo tão bem, no entanto, depois que fui à faculdade, senti como se colocassem um peso enorme sobre mim. Seria inveja? Não há como saber. O que importa é que estou sem forças para fazer nada, estou esgotada emocionalmente. Parece que as pessoas de lá "sugam" minhas energias, juntamente com a minha força de vontade. Preciso de ambientes calmos, tranquilos e com boa energia, como templos budistas isolados. Sou muito influenciada energeticamente.


Algo que acaba comigo é quando tenho que ficar convencendo repetidamente pessoas com minhas idéias. Se falo uma vez, é o bastante. Se você não acata, paciência, cada um tem seu modo de pensar. 

Outra coisa que me esgota é ter que ficar me preocupando com pessoas ao meu redor, pedindo-as para fazer silêncio. Detesto quando pessoas interrompem as aulas com comentários desnecessários, ou quando pensam alto demais e acabam atrapalhando meu raciocínio. É importante compartilhar experiências, mas não em exagero, acaba sendo irritante e me desconcentra. Temos que respeitar os espaços de todos, principalmente do professor que está passando seu conhecimento. Hoje fiquei irritada na aula de MAD1, pois alguns falavam coisas aleatórias, outros ficavam rindo e no final, um indivíduo falou: "Sua aula acabou, professora". Que educação deplorável.  

Um coração bom?

Estive pensando e refletindo muito hoje. Descobri o porquê devo prosseguir com meu sonho em cursar Medicina. A Medicina para mim é um sacerdócio, um meio de poder oferecer o amor que tenho aos outros. Além de curar, quero ajudar as pessoas. Sei que me esforçarei para isso e amenizarei sofrimentos e dores. Escolher a Medicina é fazer o bem, é a arte da cura e do amor. Já que muitos não compreendem, farei a minha parte nesta vida. Todos nós temos sentimentos e pensamentos, não devemos esquecer disso. Até que o emocional é o mais responsável pelas maiorias das doenças, se não todas. Por que então não cultivar o amor? O médico deve dar à pessoa a dignidade de se viver e não de padecer. 

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Um pouco de cada um...

Vim aqui falar sobre algumas coisas. 

Queria dizer um pouco a respeito do que sinto por alguns amigos que adoro muito:

Li (minha xará) - Tenho um carinho enorme por ela, até que sempre que posso, a encontro e converso de tudo. É a única pessoa da faculdade com quem me identifico bem. Apesar de ela fazer comentários que não gosto algumas vezes, me sinto muito confortada na companhia dela. Sempre que estou mal, ela me faz sentir melhor, pois seu jeito carinhoso e afetivo é bastante cativante, além de falar frases incentivadoras e sinceras (me dá uns puxões de orelha e consegue iluminar boa parte das minhas escolhas). Adoro o modo como ela diz "Te amo, Li!", mas nunca consigo corresponder ao seu afeto... fico bem sem-graça porque não sei o que dizer... (> . <). Pelo menos, por aqui consigo falar que te amo também, Li! (Nada de ficar com ciúmes, Neguis! xD)

Ray - Minha amiga de infância que gosto muito. Também tenho um grande carinho por ela, apesar de não demonstrar por meio de gestos. Ela é uma pessoa bem sincera e verdadeira, umas das suas maiores qualidades. Sempre procura me chamar atenção quando algo na minha vida não está indo bem, escuta minhas dores (sim, isso é uma sinestesia) e diz com sinceridade tudo o que pensa. Ultimamente, ela tem compartilhado assuntos muito pessoais comigo e isso me faz sentir bem, pois sei que ela está depositando uma grande confiança em mim. Quando estou angustiada, convido-a para sair e conversar, apenas nós duas para podermos refletir e discutir sobre nossas conversas. Tem sido bastante prazeroso quando saímos juntas... ^_^

Gabi - Minha amiga do colégio que adoro. Tenho um  imenso carinho por ela. Ela também é uma pessoa bastante sincera e verdadeira. Atualmente, só consigo falar com ela por telefone, mas quando conseguimos sair juntas, me sinto feliz. Ela costuma ressaltar minhas qualidades e também aponta pontos em que mudei desde quando a conheci, como minha timidez. Pelo menos, uma vez ao mês, a ligo querendo saber se está bem. Ela sempre me atende com muito entusiasmo, pois sabe que mesmo que tenhamos nos distanciado, valorizo a amizade dela. É verdade sim, até que a considero como uma grande amiga.


Inu-chan - Meu amigo de São Paulo. Gosto muito dele, apesar de ser muito cabeça-dura e isso faz com que a gente discuta por vários motivos. Ele é um pentelho, chato, mas a sua amizade é especial. ^^ Também tenho um inigualável carinho por ele, um carinho de irmã. Fico preocupada quando não está bem ou está sofrendo muito. Brigo com ele quando é necessário (e também quando não é), mas tento abrir a cabeça dele para muito além do que ele consegue enxergar naquele instante. Até que sempre me agradece depois de uma conversa longa. Não temos conseguido nos encontrar, mas ele dá uns sinais de vida de vez em quando.  


Felipe-kun - Meu amigo de São Paulo. Gosto bastante dele e tenho um grande carinho. ^_^ Conheci-o por meio do Hideki-kun. Já contamos muitas coisas um ao outro e isso nos fez ficar muito amigos. Como sempre, dou uns puxões de orelha e ele ainda bate o pé com a mesma idéia. -_-' Ele também é muito sincero e verdadeiro. Me ajudou quando precisei de amigos para me escutarem naqueles períodos críticos de Enfermagem e quando decidi fazer Medicina.


Hideki-kun - Meu amigo de São Paulo. Gosto muito dele. Perdemos bastante contato, pois é uma pessoa muito atarefada. Ele é extremamente sincero e verdadeiro. Me auxiliou muito quando estava indecisa sobre minha escolha em cursar Medicina. Mesmo que nos falemos com pouca frequência, ele continua sendo muito dócil comigo. Sempre queria meu bem... ele é um daqueles amigos que guarda-se para o resto da  vida...

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Katherine e o Tarot

Kat acaba visitando sua amiga Juliet. Juli é uma pessoa mística e convence Kat a jogar tarot. Há muitas dúvidas na cabeça de Katherine e talvez o baralho cigano possa ajudá-la. Juliet fala para Kat pedir permissão a entidades divinas para jogar e repete o que Juli diz. Inicia-se o jogo... Juliet quer saber primeiro, como é a Kat,  será que as cartas falam a verdade?  Assim, que Juli embaralha, Kat as escolhe conforme chamam.  Kat estava passando um período de sofrimento, porém as cartas diziam que era algo cármico, isto é, que era para acontecer e não havia como ser evitado. Haviam também muitas pessoas que a invejavam. Katherine começou a perceber que as cartas retratavam exatamente a sua vida. No começo, saíram cartas não  muito boas, todavia à medida que iam sendo mostradas, apareciam cartas melhores. Kat não lembra exatamente de todos os significados das cartas, contudo três lhe marcaram muito. Uma que dizia sobre ela ter um amor verdadeiro, outra que uma notícia boa iria chegar e a última dizia que no final ela seria feliz. Kat ficou empolgada, sabia que tudo aquilo que estava fazendo não era em vão. Resolveu jogar outras vezes perguntando sobre o futuro profissional do seu namorado, como sua mãe estava e teve uma curiosidade incessante sobre uma pessoa que a tratava mal na faculdade. Para sua surpresa, no jogo da pessoa da faculdade saíram as piores cartas do jogo. Juli falou sobre essa pessoa não ter um bom futuro profissional e que no ambiente de trabalho seria cercada de amigos hipócritas, pois estaria pagando pelo mal que fez a Kat e apenas um homem daria apoio a ela. Kat ficou chateada, porque não queria que tantas coisas ruins acontecessem com essa pessoa, mas não há o que fazer. A vida é feita de escolhas e cada um segue o caminho traçado por si, pensa.

Após uma semana, a notícia boa chega... Kat terá sua sonhada bolsa de pesquisa... as cartas acertaram mais uma vez...

Passados alguns meses, Kat conversa por telefone com Juliet. Há dúvidas inquietando sua mente e isso não a permite dormir tranquilamente, além de fazê-la chorar muito. Juliet vê a necessidade de Kat e joga tarot com ela. Katherine quer saber se deve fazer Medicina. As cartas dizem que isso não é uma obrigação de Kat, mas se ela escolher ser médica será muito feliz, realizada e terá o reconhecimento que deseja. Após o jogo, Kat agradece Juliet por acalmá-la e deixá-la contente, isso fez Kat ter mais certeza de que irá escolher Medicina. Por curiosidade, Kat pergunta se seria feliz em Enfermagem. As cartas falam que sim, será realizada, mas irá enfrentar desafios até conseguir. Kat ficou espantada, não saberia que seria possível ser enfermeira. E por último, Kat indaga se deveria fazer Moda. As cartas relatam que não seria feliz, como gostaria e teria que enfrentar muitas pessoas para chegar aonde desejava, assim Kat acaba desistindo dessa idéia. Restando ainda algumas dúvidas, Kat fica muito curiosa para saber se irá demorar muito para entrar em Medicina, já que é um curso bastante concorrido e difícil de entrar. As cartas não respondem diretamente, Juliet interpreta-as: "Você entrará em Medicina quando mudar". A partir disso, Kat não pára de pensar em borboletas, pois são exemplos concretos de uma mudança completa, de uma metamorfose. Juliet confortou Kat quando disse que não irá demorar muito para entrar. Algo curioso, foi quando Juliet fez um jogo perguntando sobre como estaria a vida de Kat, as cartas diziam que Kat iria passar em uma faculdade fora da cidade; que faria uma viagem, mas não seria como o esperado; que tem um amor verdadeiro (lembram-se que esse dizer tinha saído em um jogo passado?), que haviam muitas pessoas a protegendo e que esse período de sofrimento seria algo cármico (isso também saiu em um jogo anterior...). Kat ficou espantada novamente, com o que as cartas retratavam. Pelo menos, Katherine está segura de que irá fazer Medicina e que tem uma pessoa muito especial na vida dela (seu namorado), além de amigos verdadeiros. Nem preciso dizer quem é Kat, né? Meio óbvio... 

Pensando em várias coisas...

Neste momento, estou pensando no que comprar de aniversário para algumas pessoas. ^^ Neguis, Ka, Ray e Gabi fazem aniversário este mês...

Também estou pensando em arrumar o quarto... ^_^ sei que é uma hora inapropriada para isso, mas estou com vontade, então vou aproveitar! \o\

... pensando em como acabar uma atividade da disciplina de Nutrição.... tenho que calcular o gasto energético do que como em um dia...

... pensando em elaborar uma revisão (estudo dirigido) para prova de MAD1... ainda nem comecei a ler o capítulo. Estou com dois livros: Meu livro "Imunobiologia de Janneway" e "Imunologia Médica". Pretendo usar ambos para fazer essa revisão...

... pensando em pesquisar para um pôster que devo apresentar com meu grupo dia 09 de novembro sobre Tricomoníase... já tirei cópia do capítulo do livro "Parasitologia Humana" com este tema para me direcionar melhor. ^^

... pensando no tanto de coisas boas que acontecerão na minha vida quando passar em Medicina...

...  enfim, pensando na vida! \o/

sábado, 16 de outubro de 2010

Aniversário chegando daqui a duas semanas... ^^

Como Neguis disse, isto está parecendo o twitter de tanto que estou postando no mesmo dia. xD Escrever minha história para outros lerem é tão bom... compartilhar angústias, alegrias, tristezas... (e não dizer em poucas palavras o que estou fazendo o dia inteiro... ainda não aderi a ficar "twittando", prefiro "bloggar")

Em breve ficarei eufórica, pois meu namorado virá exclusivamente passar meu aniversário comigo!!! x3 Nunca sei como irei comemorar! -.- Quero no máximo chamar amigos que gosto muito, isso inclui a Li, Ray e Gabi. Sim, só três pessoas, quatro com o Neguis (ou cinco se a Ka puder ir). É o suficiente. Claro que chamaria também o Hideki, Inu-chan e o Felipe-kun, mas eles moram em sampa, então não é possível... -_- Passar  o aniversário com o namorado e amigos que gosto bastante, é maravilhoso! ^___^ Me sentirei completa...

Indignação o.õ

Esta postagem é dedicada para pessoas que contradizem a elas próprias. Um dia desses andei lendo que uma pessoa se considerava de bom coração, mas o que na realidade ela faz de bom aos outros? Pessoas boas não invejam, nem menosprezam outras. Deve-se conhecer muito bem a si mesmo, para saber distinguir qualidades e defeitos sobre você. É muito fácil dizer o que pensa, só que nem sempre condiz com a realidade. Posso ser rude e fria com quem merece, entretanto minha personalidade é puramente empática e altruísta, sempre quero o bem das pessoas. Se você não acha isso, é porque não me conhece o suficiente. Uma vez Sócrates disse: "Conhece-te a ti mesmo". Acho que deveria-se levar em conta o que ele falou e passar a refletir bem sobre isso.  Se fosse realmente uma pessoa boa, não faria outra sofrer por maldade. Seus "feitos", um dia, irão retornar a você com a mesma intensidade que faz com os outros, é verdade. Como acredito, a inveja é a arma do incompetente.

Ainda há...

...uma criança indefesa e insegura em mim e ela necessita de atenção, amor e carinho. Por que nunca pude sentir isso? Ter um cuidado materno e paterno é vital. Posso ter 21 anos (quase 22), mas adoro poder ser cuidada, acariciada. Isso tem me deixado mal. Não consigo me curar logo, porque necessito desses cuidados. É muito ruim estar doente (sinto dor quase que o dia inteiro no estômago e intestino), não conseguir me alimentar adequadamente e não ter quem cuidar de mim. Minha garganta não pára de inflamar e acredito que isso é essencialmente psicológico e emocional, pois quando estou bem não sinto nada. Acho que apenas um beijinho poderia sarar toda essa dor (dá um beijinho que sara, como dizem para nós). Tentei pedir socorro, mas a única pessoa que me acudiu foi o Neguis, por telefone, já que está longe. Não duvido que se ele morasse perto, sairia correndo e logo me acalentaria em seus braços, como fez nas vezes em que estive doente. Desculpem-me, mas amigos não conseguem suprir essa carência, é muito diferente. No entanto, não nego um abraço amigo para me acalmar ou quando se preocupam com a minha saúde, ajudam bastante. Só que não é o suficiente... sou movida por amor e sem esse amor, fico infeliz e adoeço... como Neguis diz... sou uma jóia rara... muito delicada e frágil ._.

Preciso viver ao lado de quem me faça feliz... está na hora de construir minha própria história, com meus feitos. Esse é um dos pensamentos que mais me motivam a estudar para USP, pois quando estiver lá, poderei ver meu amor com mais frequência e deixarei muitos pesos para trás, como meus pais. Sabe o que falta neles? Doçura e empatia. Não adianta vir com abraços e beijos se não escutam meus sentimentos. A educação japonesa é falha em relação a demonstração e aceitação de afeto, uma das piores características existentes. O relacionamento com os pais é frio, respeitoso, porém sem envolvimento. Acordem, estamos no Brasil... cultura e realidade totalmente díspares do que ocorre no Japão... algumas dessas tradições japonesas me transtornam... 

Iniciando a metamorfose...

...no meu cabelo! xD Estou querendo modificar radicalmente meu cabelo, mas meu namorado falou que ia brigar e ficaria chateado se eu descolorisse e tingisse. Só que estou com muita vontade de fazer isso. Devo apenas aplicar umas mechas finas (baleagem) de cor avermelhada e repicar de um jeito diferente. Colocarei as fotos dos cortes de cabelos que pretendo fazer... o.o (a cabelereira que costuma decidir o melhor para meu rosto, ela cortou cabelos no Japão e sabe bem o que fica bem em cada um ^^)

As fotinhos: 






sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O que fazer?

Minha cabeça está confusa e isto reflete no meu quarto desarrumado. Sei o que quero, mas quando irei tomar uma iniciativa? Tudo parece tão cansativo e não consigo colocar todas as coisas no lugar, mas conforme encaixo alguns papéis e livros nas minhas estantes, minha mente vai se abrindo para o novo. Filosófico demais? Não, estou apenas fazendo uma comparação (real). Meu quarto permaneceu um bom tempo desorganizado e agora estou colocando o que consigo no seu devido espaço. Por mais lenta que seja essa arrumação, um sentimento de paz sobressai nos meus pensamentos. Como meu emocional estava corrompido semestre passado acabei deixando esse sentimento "devorar" minha alma. Assim, não teria como um cômodo ser mais valorizado do que a minha vida, seria irracional. Então, ele se apresentava como eu me sentia. Um verdadeiro caos. À medida que fui me desfazendo de coisas desnecessárias, comecei a ter um eixo novamente. O que seria prioridade e importante, afinal? Eu estava feliz, fazendo o que gostava? As pessoas me faziam bem? Pensei e refleti muito. Por isso... é hora de renovar, de recomeçar... les temps de metamorphose. Acredito muito nesta palavra, ela me motiva e incentiva a mudar. Metamorfose, uma mudança completa. "Você saberá o que mudar", ela disse. Agora estou começando a entender seu signficado...  

Melhorando... ^_^

Hoje consegui comer melhor. ^^ Senti até fome... u.u comi duas colheres de arroz, meia xícara de brócolis,  quatro pedacinhos desfiados de frango, quatro sushis finos. Ainda tenho ânsia, mas com menor frequência. Estou tomando os remédios direitinho. A inflamação da garganta está sumindo, porém o muco permanece e fica difícil deglutir de vez em quando. Como fiquei um tempo adoecida, meu corpo está enfraquecido. Acho que agora de tarde irei descansar um pouco e depois farei uma torta de frango para o pessoal aqui. n.n



quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Meio mal ainda...

Meu estômago e intestino doem... -.- não consigo comer quase nada. No almoço, comi  uma colher de vagem e dois pedaços de maçã. Agora de noite, comi duas pêras pequenas e uma colher de vagem. Tenho medo de passar mal novamente, por isso que nem consigo comer direito.

Tenho muitas coisas a fazer, mas não estou disposta a começar nada. Sinto dor e preciso descansar... -_- acabei que só fui na faculdade na segunda e nem peguei um texto de Administração para ler. Teria que fazer comentários a respeito dele. Só lamento, minha saúde está necessitando de atenção. Preciso cuidar de mim... ._. 

Não comentei, mas meu namorado foi muito doce na hora em que eu estava passando mal. Mesmo longe, ele consegue me confortar. Foi tão bom... eu agonizando de dor e ele me acalmando. Ontem, consegui dormir relativamente tranqüila por causa dele. Ele é um amor... só fiquei chateada, pois preocupei-o tanto que ele só conseguiu dormir as 2h da manhã. Me perdoe, meu neném... ._.

Mudando de assunto, estava querendo ir em uma exposição de corpos no ParkShopping, mas do jeito que estou, nem vou poder. Estão expondo órgãos, esqueletos e músculos. Confesso que não sei ainda as localizações de alguns órgãos no corpo. Grande parte das aulas de anatomia que tive foram ruins. Não duvido que terei que fazer anatomia básica de novo quando entrar em Medicina. Pelo menos, sei identificar órgãos do sistema digestório, respiratório e agora, renal.

Queria muito fazer o estudo dirigido da monitoria de MAD1. Estou pensando nas assertivas a serem colocadas. Tenho uma certa paixão pela Imunologia, por isso que gosto tanto. ^^ 

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

O dia de hoje e outras coisas...

Hoje saí com Ray para espairecer, fomos ao shopping. Tive um período muito relaxante e agradável enquanto estávamos conversando. Falei de muitos problemas que têm me atormentado e ela ouviu com atenção, expondo o que pensava a respeito. Ray é outra amiga que me apóia e incentiva a fazer Medicina. Sabe muito bem que quero ser médica por amor e não por status ou dinheiro. Não irei comentar o que conversamos, pois é algo bastante pessoal. Apenas agradeço pelo dia de hoje, sinto-me bem mais aliviada e decidida! ^^

Mudando de assunto, minha garganta está péssima, ainda. Não tenho vontade de tossir e aquela inflamação não se tornou uma gripe, mas em compensação sinto dor, a garganta enche de muco, às vezes com sangue e tenho dificuldade para deglutir, pois ela inflama. Irei ao médico amanhã de tarde, logo que voltar dos meus afazeres na faculdade. Preciso descobrir logo o que tenho.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Liva's Gourmet XD

Bom, aproveitando minha desgustação de pratos em diversos restaurantes de Brasília, resolvi falar e comentar daqueles que mais gosto. ^_^v São eles:

- Coco Bambu: Restaurante muito sofisticado e caro, com vista para o Lago Paranoá. Excelente atendimento e ótimos pratos. As especialidades são os frutos do mar, principalmente os camarões (amo camarões *-*~). Fiquei impressionada com a cortesia dos garçons. O melhor de tudo é que pode-se escolher um espaço reservado, velado por cortinas, que tornam o ambiente calmo e aconchegante.
- Take: Restaurante japonês com buffet, bastante caro. Tem um bom atendimento e pratos perfeitos. *¬*~ O que mais gosto é o Ebi Tempurá (Camarão empanado).

- Kosui: Restaurante japonês à la carte e caro. Tem um atendimento razoável. Pratos m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o-s!!! *_* Amo os sashimis fantásticos e todo o resto... o.o' também adorei o Sukiyaki deles. Na entrada do restaurante há um "laguinho" com carpas e tartarugas, oferecendo um ar bem oriental. ^^ Nunca comi um sashimi tão delicioso quanto esse do Kosui. ^_^

- Potência do Sul: Restaurante arejado, sofisticado, caro e com atendimento bom. Diferente de outras churrascarias, possui minha maravilhosa geléia de menta e paleta de carneiro. O buffet é ótimo e de excelente qualidade. Adoro os palmitos macios, os sashimis frescos, kanikamas saborosos e camarões no bafo, além de camarões empanados com catupiry, como entrada. Na parte da carne, amo a paleta de carneiro, javali e pontinha da picanha. Recomendo! ^__^v

- Nippon: Restaurante japonês com buffet, mas pode ser à la carte, dependendo do dia e do horário. O preço é um pouco caro e o atendimento é razoável. Fui nele com Neguis no meu aniversário. ^^ A maioria dos pratos que experimentei foram deliciosos! ^^ Meus pratos preferidos são: Shiitake (tipo de cogumelo), Sukiyaki (contém agrião, carne, shoyu, shimeji, dentre outros), Ika Yaki (lula frita). O Sashimi não é a especialidade deles... -_-'

- Whiskeria Berlim: Bar alemão com pratos à la carte. O preço é razoável [as entradas custam cerca de R$20,00 (2 pessoas) e o prato Berlim, R$50,00 - serve de 3 pessoas] e o atendimento, péssimo (um ponto muito negativo deste lugar -_-). Falo desse bar para todo mundo que anda comigo. XD Amo os pratos... meus preferidos são salsichinhas vermelhas acompanhadas de batata souté e cebola, como entrada e Berlim (salsicha vermelha e salsicha branca, salpicão de frango, batatas soutés, cebola e joelho de porco), como prato principal.

- BSB Grill: Restaurante bonitinho à la carte. O preço é caro e o atendimento é muito bom. Amei quando comi de entrada umas esfihas folheadas, salada (com tudo que adoro - tomate, alface, rúcula, palmito, pepino) e como prato principal uma picanha excelente, macia e gorda (sem muita gordura, só cheinha de aspecto e tipo de corte, mesmo).

- Long: Restaurante chinês à la carte com preço e atendimento bons. Muitos pratos são ótimos, principalmente com brócolis e camarão, meus preferidos. *_* Nunca peçam tofu (queijo de soja) com carne moída, eles colocam uma pimenta que modifica o gosto deste belo prato.

- Bali: Restaurante javanês/coreano à la carte com preço e atendimento bons, também. ^^ A especialidade deles é um "ninho" de macarrão recheado com camarão, brócolis, e outros, bastante saboroso. Tenham MUITO cuidado ao colocarem uma pimenta coreana, pois é muito forte.

- Bar do Amigão: Bar simples, à la carte, com preço bom e atendimento razoável. O que mais gosto é de um pirão feito com caldo da rabada e de um aperitivo de carne de sol bem macia! *___*~ Gostava muito de uma linguiça apimentada de frango deles, mas enjoei. Acho que vocês gostariam. ^^



Besteirinhas xD

Semana passada tive uma aula muito boa de Parasitologia com o professor Sébastien. Ele falou sobre a ameba Entamoeba histolytica e o balantídeo Balantidium coli.

A E. histolytica é a única espécie de ameba capaz de fagocitar hemácias, sendo potencialmente invasiva e causadora da amebíase.O que me chamou a atenção foi quando o professor disse que o núcleo dela se assemelhava a uma roda de bicicleta! xD Pior que ele é bem redondo, mesmo. Aqui está uma fotinho na forma trofozoíta:


Já o Balantidium coli é o único ciliado capaz de transmitir doenças ao ser humano. Causa a balantidíase (o núcleo dele me lembra um eosinófilo o_o'). Foto dele na forma de cisto:


sábado, 9 de outubro de 2010

Doente -_-

Pois é, estou doente de novo. ._. Tive a brilhante idéia de dormir com o ventilador ligado e minha garganta inflamou. Sim, sou extremamente frágil em relação a qualquer vento que passa pelo meu pescoço (o ventilador estava com oscilação para o quarto). u.u Nem fui  à aula de costura por isso. Acabei dormindo a tarde quase que inteira... -.- meus olhos estão pesados, minha garganta doendo e meu corpo enfraquecido... era para estar estudando, mas no momento não consigo. Tomei um AAS e no almoço, uma vitamina C e me sinto um pouco melhor... já suei um pouco e meus olhos estão mais leves.

Mudando de assunto, acabei comprando óculos-escuros. ^^ Fiquei admirada por um que vi no aeroporto com armação branca da Dior e fui à procura dele ou  algo parecido com ele. Encontrei um na Chilli Beans com  armação esbranquiçada e rajadinhas pretas e comprei. o_o' Meus olhos agradecem... nem consigo abri-los direito normalmente. xD

Mesmo falando sobre essas coisinhas aleatórias, ainda estou preocupada com o que devo cursar. Sei que quero Medicina, mas meu irmão e pais estão fazendo de tudo para que eu desista e tente outro curso. Apenas meu outro irmão está me apoiando, pelo menos ele está me incentivando. ^^ Vamos com fé, né? \o\ Vai dar tudo certo. ^^

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Hoje foi cansativo, mas muito proveitoso! \o/

Acordei umas 8h da manhã e gravei os artigos da pesquisa em um CD. Cheguei na faculdade às 13h20, fui até a biblioteca devolver uns livros (achava que tinha multa, felizmente não) e depois entreguei o CD ao meu professor. Ele disse que iria ler os artigos no fim de semana e me enviaria um e-mail. Estou meio apreensiva, confesso. >.< Não sei se selecionei bem, espero que a maioria seja útil.

Encontrei minha professora de MAD1 que me perguntou se tinha alguma atividade para fazer à tarde. Disse que não. Ela me emprestou o jaleco dela e fiquei auxiliando outra professora em uma aula prática de laboratório. Os alunos deveriam observar um esfregaço sanguíneo no microscópio e analisar as características morfológicas dos leucócitos e identificar os diferentes tipos (basófilos, neutrófilos, eosinófilos, monócitos, linfócitos), além de observar hemácias e plaquetas. É uma das aulas que fico encantada... amo olhá-los, são tão lindos! *-* Fiquei no laboratório das 14h as 18h. Ajudava a tirar dúvidas dos alunos, a identificar esses leucócitos nas diferentes lâminas, arrumava o foco do microscópio e monitorava os alunos. Senti-me exausta. Não aguentava ficar em pé. Mas no final da aula, minha professora me agradeceu. Disse que ajudei muito e eu sorri para ela. Pretendo auxiliar as duas professoras em todas as práticas, já que não tenho nada nas quinta-feiras.

Algo que me deixou orgulhosa, foi poder ter achado um monócito, uma célula rara de se encontrar. Pena que a luz estava fraca e não conseguia-se ver seu citoplasma da cor normal.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

A borboleta

Há uma crisálida pronta para a metamorfose, apenas aguardando o tempo para (re)nascer... 

"No tear que tece a vida, não há pontas soltas. Todos o fios são entremeados entre si e estão revestidos de significados."

"Não existem coincidências neste mundo, apenas o inevitável"


   

Distrações à parte, agora um outro assunto...

Depois que descontraí um pouco com os diagnósticos e estudos de caso, vou falar sobre algo que notei após ler  minhas postagens antigas. Mudei muito, de um modo positivo. Aprendi a ter decisões próprias, demonstrar firmeza nos meus argumentos e expressar meus sentimentos. Era muito retraída, hoje falo o que bem entendo. Entretanto, quem me conhece há pouco tempo diz que sou tímida. Sinceramente, sou insegura, é diferente de timidez. A partir do momento que me sinto mais à vontade com a pessoa, passo a ser bem extrovertida. Não me "solto" facilmente, pois tenho medo de me machucar. Já sofri muito com pessoas mal-intencionadas e hipócritas, por isso que sou tão reservada.

Um pouco cansada

Hoje acordei mais tarde do que o habitual, pois aquele problema de ansiedade voltou a atrapalhar meu sono. Não me lembro do motivo, simplesmente me preocupei mais do que o necessário. A Li me falou para pensar um dia de cada vez, mas é difícil quando meu futuro é incerto e sinto-me insegura. Dá para perceber o quanto minha força de vontade e determinação oscilam. No entanto, saibam que irei prestar Medicina no vestibular, com muita certeza! Quando coloco algo em mente, não há quem consiga tirá-lo! ^^

Ah, depois que levantei da cama (umas 8h, só que despertei as 5h, depois 6 e 7h), me arrumei, tomei um iogurte, comi um pedacinho do resto do bolo que fiz para Li, enchi uma garrafa de água e fui à Biblioteca da UnB as 10h. ^_^ Fiquei por lá desde essa hora até umas 16h pesquisando em revistas. No total, utilizando algumas referências bibliográficas dos artigos que selecionei, achei cerca de 17 artigos. Espero que sejam úteis ao meu professor. -_- É claro que não fiquei pesquisando direto, fiz uma pausa de 20 minutos. Aproveitei para limpar meu e-mail e "brincar" de fazer diagnósticos com estudos de caso. xD Imagina uma pessoa que se empolgou, eu mesma (além de ter me empolgado, sentia um bem-estar enquanto lia)! \o\ Errei a maioria, claro. -_-' Não tenho embasamento científico e teórico, ainda. u.u Só acertei um de tuberculose e outro de saber diagnosticar Mieloma Múltiplo por meio de aspiração da medula óssea e biópsia, deduzi isso por ser um câncer com propagação extraóssea. Para os que não entenderam... ^^" os ossos contém medula óssea. Vou colocar o estudo de caso aqui (parece muito com o que se aprende em Enfermagem, só que nesse caso tem intervenção).

Quem não entende em inglês ou não se interessa por saúde pode parar a leitura por aqui. ^_^v



An Atypical Cause of Gastrointestinal Bleeding

Click to zoom
Figure 1.

A 53-year-old man who was diagnosed with multiple myeloma (IgAκ) 18 months ago is admitted to the hospital via the emergency department (ED) with a 1-week history of melena (sangue nas fezes), hematemesis (vômito com sangue), and lethargy. There is no associated weight loss, abdominal pain, dysphagia, or history of upper gastrointestinal (GI) hemorrhage. The patient has no risk factors for peptic ulcer disease, does not drink alcohol or smoke, and is not regularly taking any medications (including no recent nonsteroidal anti-inflammatory drugs [NSAIDs] or steroid use). He has no allergies of note, and his family history and social history are unremarkable. Other than multiple myeloma, which resulted in spinal cord compression that required radiotherapy (with full resolution of symptoms), the patient has no significant past medical history. He has not needed chemotherapy to date. On direct questioning, he does not describe any symptoms suggestive of active multiple myeloma and organ involvement.
On presentation, the patient appears clinically well, with no evidence of anemia, jaundice (icterícia) lymphadenopathy, or peripheral signs of GI disease. He is hemodynamically stable, with a pulse of 90 bpm, blood pressure of 150/70 mm Hg (with no postural blood pressure drop), and a urine output of approximately 30 mL/hr. On examination, there is no evidence of active GI bleeding, his abdomen is soft and without any peritonitis or organomegaly, and a rectal examination shows evidence of melena, with no masses and a normal-sized prostate. His respiratory examination is unremarkable, with a clear chest and no evidence of aspiration pneumonia. The cardiac and neurologic examinations reveal nothing of significance.
The initial laboratory examinations show a hemoglobin of 8.5 g/L (0.85 g/dL); a low mean corpuscular volume (79 fL), with an iron deficiency picture; a normal international normalized ratio of 1.0; and mild dehydration, with urea nitrogen 10.1 mmol/L (28.29 mg/dL), creatinine 160 µmol/L (1.81 mg/dL), sodium 136 mmol/L (136 mEq/L), and potassium 3.9 mmol/L (3.9 mEq/L). Liver tests showed a normal screen with alanine aminotransferase 30 U/L, albumin 40g/L (4 g/dL), alkaline phosphatase 50 U/L, and bilirubin 12 µmol/L (0.70 mg/dL). The patient is treated with intravenous fluid and 2 units of blood. He remains hemodynamically stable and is subsequently able to undergo an esophagogastroduodenoscopy (see Figure 1).
 
What is the cause of the abnormalities seen on the endoscopy?

Hint: The polyps are rare complications of a systemic disease.

Extra-osseous spread of multiple myeloma
Gastric cancer
Peutz-Jeghers syndrome
Adenomatous polyps (Pólipos adenomatosos)

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Quase tenho certeza, porém quanto tempo irá levar?

Depois de uma longa conversa com a Li, minha mente foi mais iluminada. Usamos uns artifícios para esclarecer minhas dúvidas. Grande parte delas foram sanadas. ^_^ Agora quero mesmo fazer Medicina, mas não sei até quando irei aguentar lutar por esse sonho. Fazer cursinho e graduação é bem cansativo, mas o cansaço será mais ameno se eu escolher disciplinas que me motivem e me agradem (e sejam de utilidade para Med). Sei que não devo abandonar a Enfermagem, mas necessito ter bases sólidas, concretas e reforçadoras na minha vida. Por mais que o fato de ser enfermeira me fizesse feliz, eu ainda sentiria falta de aspectos que vivenciaria apenas sendo médica, acompanhando a melhora do paciente após um tratamento, participando do seu processo de cura e ser agradecida por isso, por exemplo.

Vou deixar minhas incertezas de lado e ir atrás do que realmente quero! ^^ Tenho pessoas que me apoiam e me protegem.

Agradeço a todos que acreditam no meu potencial! ^___^ E aos que me invejam, lamento muito por vocês. -_-'

Agora é hora... hora de mudar... é tempo de renascer ^^... la métamorphose d'un papillon (a metamorfose de uma borboleta)... ^-^

Ah, fiz o bolinho da Lívia. ^^ Para variar, queimei a cobertura... -.- espero que ela goste... depois tiro uma foto dele (se sobrar algum pedaço xD). Sou uma catástrofe para fazer bolo... prefiro pratos salgados a doces... u.u adoro cozinhar tortas salgadas, principalmente de frango! >_< Minha outra especialidade é o fricassé de frango que o Neguis adora! xDDD Quero aprender a fazer escondidinho de carne! ^.^v Irei desenvolver minhas habilidades culinárias quando tiver liberdade, por enquanto não posso ser livre. ^^

Mal começou o semestre...

E matarei aula.. u.u
Estou tão indisposta no dia de hoje... 
A falta de apoio dos meus pais, pessoas as quais convivem comigo diariamente, me faz sentir indisposta.
Acabei de fazer um comentário no blog da Li a respeito de uma postagem sobre autoridade paterna. Não quero que o filho dela seja, como eu, uma pessoa insegura e retraída. Quero que ele ouse e não tenha medo de se machucar ou de ser feliz. A quantidade excessiva de repreensão que os pais exercem sobre os filhos é muito prejudicial ao crescimento destes. Sou um belo exemplo. Meus pais me limitaram ir em busca da minha felicidade e mesmo assim, com o auxílio do meu namorado e amigos, tenho crescido muito. Se não fossem meus pais agindo dessa forma, seria uma pessoa feliz, sem medo de ir atrás do meu sonho.

Amadureci antes do tempo, agora há uma criança interna dentro de mim que necessita de amor e carinho. Saibam que isso influenciou na minha personalidade atual. Apesar de aparentar ser forte e determinada, tenho muito medo. Aqueles que me conhecem, sabem como ajo de forma independente. Não adianta muito, se não sou feliz. Agora quem tem suprido essa carência é meu namorado... por isso que ainda tenho forças para lutar. No entanto, hoje o dia não é propício para isso.

Ainda que hajam todos esses contratempos, Li está me dando o maior incentivo para seguir em frente. Agradeço por tudo... os desejos não precisam ser de fácil obtenção, pois o contentamento é fruto do  esforço para realizar-los.

domingo, 3 de outubro de 2010

Visitar Li na segunda... x)

Pelo que li no comentário da minha querida xará, não irei mais visitá-la! -_-' Tudo bem, tenho aula as 16h amanhã e hoje não estou muito inspirada para fazer o bolo de espinafre que prometi... >_> mesmo assim, devo fazê-lo, pois vou me encontrar com a Li na terça, quarta ou quinta-feira. ^^' Nem sei se Ray gosta desse tipo de bolo, se quiser também vou te dar uns pedaços para experimentar. ^_^

A minha falta de inspiração deve-se à saudade que sinto do Neguis, fico desanimada e não tenho vontade de fazer nada. ._. Tudo me lembra ele... não vejo a hora de morar ao lado dele e ser feliz... por enquanto é impossível, mas lutarei bastante por isso. ^^ É uma promessa. o.ov

Na quinta-feira, encontrei a Li e ela estava com seu filhinho adoecido. Observei os olhinhos dele e vi como estavam edemaciados e com equimoses, além de apresentarem uma secreção purulenta de cor amarelada. Era visível como Li estava preocupada com ele. Fiquei meio angustiada pelo fato de não conseguir fazer nada, além de tentar distraí-la e conversar. Dialogamos e refletimos bastante. Falei sobre minha constante preocupação e insegurança em cursar Medicina, enquanto ia atrás de seu filho, que mesmo enfermo, ficava andando com imensa curiosidade pelo campus. Apesar de termos nos desentendido no começo, Li pôde perceber o quanto eu queria/quero ser médica. Então me indicou a UNIFESP, como opção para formação clínica e não a cirúrgica da USP. Fiquei interessada em fazer o vestibular de ambos, até baixei o da UNIFESP para treinar. ^^ Como meu namorado diz: "Quando você quer alguma coisa, você vai até o final . Se eu tentar mudar isso vou levar porrada e você não mudará de idéia". xD Uahuahuahuahua, pior que é verdade. XDD Estou muito determinada a passar, pois sei que estou colocando minha felicidade em jogo. ^^ Ainda que meus pais estejam fazendo de tudo para que eu desista de Medicina, serei persistente. Só vou desistir quando minha saúde for o fator limitante.o.õ É difícil entrar, porém não é impossível.

Mudando de assunto, apesar de ter muitas saudades do meu amor, me sinto mais alegre e tranquilizada. Tenho procurado amigos para me ajudarem nessa difícil escolha que esteve atormentando meus dias de sono.Procuram ser muito sinceros comigo. Nenhum deles falou para em desistir e sim, seguir meu sonho. Se é isso que desejo, devo correr atrás. Acho que em horas complicadas assim que você vê quem são seus verdadeiros amigos. Recorri ao Neguis (meu namorado também é meu amigo ^^), Felipe-kun, Hideki-kun, Inu-chan, Bruno, Ray, Li, Gabi e Lory. Todos sabem o quanto estou ficando doente com esse curso, continuá-lo seria um risco e perda de tempo.

Torçam por mim, viu? ^___^ Vou dar o meu melhor nos próximos semestres... vou cursar Medicina... para isso, irei me dedicar ao máximo e estudar muito! ^^

sábado, 2 de outubro de 2010

Estudando, pesquisando, costurando o.ov

Apesar da falta de energia, tenho estudado para as disciplinas do meu curso e para o vestibular. ^^
Esses dias estou dormindo 18 ou 19h e fico acordando as 2h da manhã. Pelo menos aquele problema de insônia melhorou, mas me preocupa um pouco. -.-'
Sinto-me bastante tranquilizada e de bom-humor. ^^ O curso é um fardo para mim. Quando tranquei as disciplinas específicas de Enfermagem senti um alívio tão grande, como se tirasse um peso das minhas costas. Agora estou disposta a dar o melhor de mim e passar no que realmente quero. ^_^ MEDICINA \o/.
Fiquei um pouco empolgada depois que consegui resolver uma questão de Física da primeira fase da UNICAMP - 2010 ^^. Vou colocar aqui o enunciado (não sei se recordam do assunto, mas de qualquer modo, quanto mais acertar, mais chances terei de ingressar ^^")

5. Quando uma pessoa idosa passa a conviver com seus filhos e netos, o convívio de diferentes gerações no mesmo ambiente altera a rotina diária da família de diversas maneiras.
a) O acesso do idoso a todos os locais da casa deve ser facilitado para diminuir o risco de uma queda ou fratura durante sua locomoção. Pesquisas recentes sugerem que uma estrutura óssea periférica de um indivíduo jovem suporta uma pressão máxima P1 = 1,2×10 N/m , enquanto a de um indivíduo idoso suporta uma pressão máxima P2 = 2,0×10 N/m . Considere que em um indivíduo jovem essa estrutura óssea suporta uma força máxima F1 = 24 N aplicada sob uma área A1 e que essa área sob a ação da força diminui com a idade, de forma que A2 = 0,8A1 para o indivíduo idoso. Calcule a força máxima que a estrutura óssea periférica do indivíduo idoso pode suportar.

Basta utilizar a fórmula P = F/A (Pressão é dada pela força sobre uma área xD) e encontrará o resultado F2 = 3,2 N. ^^v

Também acertei uma de questão de Biologia dessa primeira fase!^^ Colocarei a seguir:

8. A alimentação rica em gordura, o sedentarismo e o consumo de cigarro são hábitos presentes na sociedade atual, sendo responsáveis, em parte, pela hipertensão arterial, que, por sua vez, favorece o acúmulo de placas de gordura na parede interna das artérias, causando a aterosclerose.
a) O que ocorre com o fluxo sanguíneo nas artérias em que há acúmulo de placas de gordura? Justifique. 

O fluxo sanguíneo é reduzido, pois há uma diminuição da luz do vaso devido ao acúmulo de placas de gordura que obstruem a passagem sanguínea, o que permite o menor fluxo de sangue pela artéria.

Tive esse conteúdo na minha monitoria de MAD1 e na disciplina de CS3. ^^ Lembro de alguns tipos de fluxo sanguíneo (laminar, turbulento), número de Reynolds... o.o'

Mudando de assunto, estou lendo um livro chamado "Leitura Dinâmica e Memorização". É muito interessante. Demonstra alguns tipos de leitura (skimming, analítico, controle) e ensina técnicas para se ler com maior agilidade, compreendendo e guardando o máximo de informações possíveis. Estou muito motivada para lê-lo. >.<' Também oferece dicas importantes sobre fazer pequenas anotações em capítulos ou páginas para não necessitar a leitura delas novamente. Como por exemplo, anotar palavras-chave de modo que possa recordar o assunto lido, descrevendo-as em poucas palavras e fixar no canto superior direito da página. ^^ Como tenho dormido melhor, consigo guardar consideráveis quantidades de informações do que leio. ^.^

Falando em ler, tenho que pesquisar uns artigos em bancos de dados (BVS e Periódicos CAPES)  até quinta-feira e fazer a leitura do resumo/abstract deles para selecioná-los à pesquisa do meu professor. Devo procurar artigos que relacionem varíaveis de saúde (estresse, depressão, exaustão) a autoeficácia e (percepção de) suporte organizacional.^^ Já achei dois artigos na Journal of Occupational Health Psychology ^^,  falta pesquisar em mais 10 revistas (journals)... =_='

Mudando completamente de assunto... o_o' acho que terminarei meu vestido de oncinha na minha aula de costura hoje... ^___^ depois postarei uma foto dele... já fiz os moldes (levei mais de 4 horas para fazê-los ¬¬) e recortei as peças (levei só umas 2 horas ^^). Falta franzir a última faixa, costurar uma faixa na outra e costurar a gola no decote, pronto! ^-^