quarta-feira, 29 de junho de 2011

Montando grupo de Vampiro: A máscara \o/

Ontem à tarde fiquei conversando com o Arnon sobre a prova que fizemos (a mesma da postagem anterior). Começamos a puxar vários assuntos (carros, economia, saúde, disciplinas que cursamos) e acabei entrando no assunto do RPG de mesa, Vampiro: A máscara. Comentei o quanto queria iniciar um jogo, só que faltavam pessoas para compôr o nosso quarteto (o Arnon gosta de mestrar o jogo, lembrem-se xD). Como conversamos meio alto, as pessoas que se encontravam ao nosso redor ficavam ouvindo tudo o que falávamos. XD Nisso, apareceu a Nathália, se interessando pela nossa conversa. XDD  Ela perguntou: "Desculpa me intrometer e ouvir a conversa, mas vocês estavam conversando sobre RPG de mesa?". E ficamos falando de RPG o resto da tarde. \o\ Não dialoguei muito porque não tenho conhecimento sobre o enredo desse RPG, escutei mais o Arnon explicar sobre os clãs e a história. (^ - ^) Trocamos msn e combinamos de fazer as fichas dos personagens na segunda. ^^

Vamos elaborar as fichas dos nossos personagens baseados nos clãs que seguem a Camarilla. ^^" Meu personagem será do clã Gangrel (nômades, anti-sociais, muito fortes e com capacidade de fazer metamorfose)! o/ Depois criarei um Tremère (utilizam magia, magos em espécie) ou Toreador (artistas poseurs, que são boêmios, ricos e altamente sociáveis). (o . o)' 

Sempre utilizei um Druida no Diablo II, por isso penso nos Tremère. No começo investia na forma animalesca do druida, convertendo em Werewolf (Lobisomem), apenas recentemente passei a desenvolver magias elementais (fogo, água, vento). Minha especialidade é o vento, muito forte e quase ninguém tem resistência a esse elemento (nesse jogo xD). Será que dá para fazer um Tremère que domina vento? O_o

Quem sabe crie um mago (Tremère) no Vampiro. ^^ O problema é que vão ficar dois Tremère (eu e a Nathália, que também gosta de magos). Então, por enquanto, vou adotar os Gangrel. o/ Adoro essas coisas que envolvem metamorfose! *-*~

Nya, meu Gangrel tem que ter um nome e uma história... ainda estou pensando! o.o Será Miya (vida bela), uma bióloga! *_* Queria mesmo fazer uma cientista. ^^" Agora é só elaborar a história! Vamos que vamos! o/

Prova de MAD3 - Prática

(Aviso: Comentários sobre essa prova que fiz ontem)

Queria ter gabaritado a prova. (; _ ;) Mas possivelmente, devo ter errado uns três ou mais itens dos quais não me recordo dos valores ou da posição exata das questões. xD

A primeira questão mostrava a lâmina contendo uma larva rabdtóide do Strongyloides stercolaris. Observei diversas vezes e notei que parecia muito com Enterobius vermicularis e seu esôfago claviforme. As asas cefálicas estavam ausentes, logo constatei que era um outro verme. Coloquei como Ascaris lumbricoides e tenho certeza que errei! (- . -) A larva filarióide do S. stercolaris é mais filiforme e delgada, foi por isso que confundi, achando que não poderia ser essa espécie. (. _ .)'

A segunda questão demonstrava um casal de Schistosoma mansoni copulando. Era possível observar as ventosas oral e ventral em ambos - macho e fêmea e canal ginecóforo do macho. Não sabia como explicar porque ele pode ser considerado um platelminto. Nem corpo achatado possui, uma exceção entre vermes do Filo Platyhelminthes (outra questão que errei).

A terceira questão demonstrava um verme adulto de Enterobius vermicularis. Gravei bem o formato dele. A professora utilizou algumas imagens do DPD - CDC. Recordo de ter colocado a imagem dele no meu atlas e no curso de capacitação dos ACS que apresentei.

A quarta questão tratava de um ovo de Schistosoma mansoni. Podia-se observar claramente a espícula lateral característica desta espécie.

A quinta questão tratava de um corte transversal feito em um verme, parecia muito com um Ascaris lumbricoides adulto fêmea. A primeira estrutura se tratava do útero, a segunda do ovário e a terceira, o intestino. Só errei o ovário, pois coloquei "óvulo". ( _ _)"

A sexta questão era sobre um verme adulto de Fasciola hepatica. A descrição estava correta e ele é considerado um verme monóico.

A sétima questão demonstrava um ovo de Fasciola hepatica. Bastava observar o opérculo na porção final do ovo (indicada pela letra a). Não lembro de todos os vertebrados que eram infectados por esse verme (esqueci apenas 1). De resto, coloquei que se localiza no fígado e ductos biliares e etc.

A oitava questão era um ovo de Ascaris lumbricoides. Bastava observar a membrana mamelonada (corticada) característica. A descrição era de um ovo de Trichuris trichiura, o que não condizia com o ovo demonstrado. Agora que li no meu atlas, errei o conteúdo das três camadas que eram: uma camada mamelonada polissacarídica, uma membrana média constituída de quitina e proteínas e uma membrana lipídica e proteica. Fiz uma mistura de ovo de A. lumbricoides com T. trichiura. xD

A nona questão não me recordo. \o\

A décima era para apontar quais ovos estavam representados pelas ilustrações, indicando a doença que causavam em humanos, foram as seguintes:
a. Schistosoma mansoni - Esquistossomose mansônica
b. Trichuris trichiura - Tricuríase (Tricocefalíase)
c. Taenia spp. - Teníase
d. Ascaris lumbricoides - Ascaridíase (Ascaríase) 

Ouvi pessoas comentando que tinha ovo de Hymenolepis nana na prova. O ovo de Taenia spp. e H. nana não são parecidos. O ovo de T. spp apresenta estriações envolvidas por duplo envelope protetor. A H nana possui mamelões polares em seu interior, embrióforo claro e não apresenta estriações. Em ambos os ovos é possível observar um embrião hexacanto com três pares de ganchos. Quem fez o atlas sabe bem dessas características.

Tirando que errei umas besteirinhas, devo ficar com cerca de 8,0 na prova (espero).

O que achei fofo foi a professora aumentar mais 5 minutos para preenchermos e passarmos à caneta as respostas porque pedi para ela. Meia-hora para se fazer uma prova prática de parasitologia não tem cabimento! -_-

O que tive de mais profícuo nessa disciplina foi o atlas que fiz com o Arnon, um riquíssimo material de estudo (que necessita ser aperfeiçoado ^^). Aprendi a morfologia de muitos parasitos de tanto ler os livros que utilizamos como referência. ^^

Tirei 9,05 de 10 o/

sábado, 25 de junho de 2011

Minha paixão por Parasitologia

Algo que confirmei depois que entrei em Enfermagem: sempre fui apaixonada por Parasitologia! *_*~ Tenho um certo prazer em ler livros e artigos científicos de Parasito, inclusive sobre helmintíases (verminoses). ^^" No momento, estou elaborando um estudo dirigido para os alunos, pois eles terão prova na terça-feira. Peguei bastante pesado porque cobrei uma matéria mais aprofundada. Os alunos devem estar em dia com os estudos para poder acompanhar meu raciocínio...

A disciplina de Parasitologia não é fácil, requer muita dedicação e boa capacidade de memorização. Até que é por isso que mais que a metade da turma foi tão medíocre na primeira prova. (- _ -)'

Apenas por questão de curiosidade colocarei duas assertivas que fiz neste estudo, ambas utilizando livros e artigos:

2) Um problema de saúde frequente em crianças residentes de áreas de baixa renda é a “hipovitaminose A”, uma deficiência da vitamina A que leva à ablepsia e óbitos infantis. A falta desta e de outras vitaminas pode estar relacionada à infecção pelo Ascaris lumbricoides, o qual provoca graves déficits vitamínicos capazes de resultar em leucodermias cutâneas e circulares denominadas popularmente como “pano branco”. Qual a possível explicação para estas alterações cutâneas observadas? 

3) A anemia ferropriva é uma importante questão de saúde a nível mundial. Os principais fatores de risco que podem levar a essa complicação estão relacionados à ingestão insuficiente de ferro na dieta e às infecções parasitárias. Os geo-helmintos Ancylostoma duodenale, Necator americanus e Trichuris trichiura contribuem com o desenvolvimento deste tipo de anemia. Explique como o hábito alimentar destes parasitos influenciam no aparecimento da anemia ferropriva em humanos.

Estudo muito antes de elaborá-las. ^_^ Meu intuito não é fazer os alunos passarem e sim, fixarem a matéria. ^^ É algo essencial no âmbito da saúde. Basta lembrar que muitas patologias podem estar associadas a elas, incluindo sinais e sintomas que a Enfermagem aborda... 


O lado bom de fazer a monitoria nessa área seria o fato de que irei cursar Parasitologia na Faculdade de Medicina. Já entrarei na matéria sabendo a base, então ficará bem mais compreensível. (^ _ ^) É uma disciplina de 6 créditos (três aulas por semana)... dá para perceber o quanto o conteúdo é extenso, né? Espero obter uma nota excelente com o conhecimento que adquiri nesses semestres. A diferença dela é que inclui tanto a prática como a teórica. Como tive contato com os dois tipos, não será tão complicado....


Depois quero fazer Introdução à Nematologia Vegetal do Departamento de Fisiopatologia que aborda sobre nematoides (vermes) presentes em plantas, como aqueles que infectam tubérculos, por exemplo. ^^ São 4 créditos (duas aulas por semana). O ruim é que eu ia pegar essa disciplina esse semestre, mas acabei desistindo. Se tivesse pegado, semestre que vem já poderia solicitar a mudança de curso. ._. O legal é que tem disciplina de pesquisa sobre esse assunto, denominada Pesquisa em Nematologia Vegetal. (o . o) A parte mais interessante também é que posso trabalhar na Embrapa, mas isso seria em último caso... tenho que ter foco ^_^


Ah, esqueci de comentar! Utilizei uns 40 livros para compôr o atlas de Parasitologia que fiz. ^^" Achei a maioria no Google Books, muitos em inglês. Devido ao cansaço extremo, nem tive vontade de colocar todos eles nas referências bibliográficas. Só pelo que escrevi, dá para ver que há um compêndio de informações de vários livros. Geralmente, os livros que adotamos na disciplina não contêm a morfologia de muitos parasitos. 


Prometo que posteriormente irei melhorar algumas descrições, acrescentar mais parasitos e imprimir o atlas como um material didático, pelo menos para mim. ^^ Ficou bastante rico em conteúdo... um ótimo meio para relembrar a matéria! o/

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Análises e reflexões do meu cotidiano

Esses dias não tinha dormido mais do que 3h por dia. Tive que entregar o atlas essa semana (ontem) e fazer pesquisa ao mesmo tempo, posso dizer que estou me sentindo muito cansada. Felizmente, faltam menos de 2 meses para acabar a iniciação científica e terei mais tempo "livre" (para estudar).

O que me deixa meio chateada é o fato de não conseguir dedicar para monitoria. Esse semestre deixei muito a desejar. ._. Bom, também não tinha vontade nenhuma para ficar 2h aguardando alguém tirar dúvida. Prefiro fazer isso por e-mail. Felizmente, ainda há alternativas. Farei estudos dirigidos para direcionar os alunos para a prova. De 79 alunos (as duas turmas que sou monitora), 17 ficaram acima da média, 21 abaixo e os outros 49 na média. Foi bem medíocre, no geral. Essa disciplina requer o quesito de saber estudar. Não é à toa que fechei com 8,3 a média final. ^^ Se você entende o ciclo biológico do parasito, compreende e consegue deduzir os sinais e sintomas que o paciente irá apresentar. É basicamente isso. Claro que tem que memorizar todos aqueles inúmeros nomes, mas entendendo o ciclo infeccioso, já se consegue fixar bem o conteúdo. ^_^ E praticamente, é o que lidamos. Quem já não teve lombriga quando pequeno? Ou conheceu alguém que teve Doença de Chagas? Ou ainda, teve que tomar antihelmínticos (vermífugos) ou mesmo aquele famoso "Licor de cacau Xavier"? 

Realmente gosto de Parasitologia. Não estou fazendo monitoria apenas para ganhar créditos e sim reter e disseminar conhecimento.

Tornamos-nos pessoas de valor com esse conhecimento adquirido e este é o fruto da sabedoria! o/~ (não, não estou usando drogas xDD... gosto de filosofar e fazer reflexões o tempo todo.. ^^)

A incansável busca pelo conhecimento! o/ Sejamos livres sonhadores e concretizemos nossos objetivos de vida! (tá, vou dormir depois dessa xD)

Ultimamente ando bem feliz. Tenho analisado minhas conquistas, mesmo tendo que retroceder em algumas partes (vestibular, por exemplo). São esses empecilhos que me fazem ter mais força de vontade e determinação. Não vejo como obstáculos e sim, experiências as quais irão me ajudar a tornar uma pessoa melhor.. ^^ É que nem a pesquisa, reclamei bastante, mas vi e experienciei momentos bem diferentes. Não me arrependo de ter aceitado o convite de PIBIC, até porque essa pesquisa envolve meus maiores defeitos: o perfeccionismo e a falta de habilidade social.

Basta notar que estou atuando em uma cidade desconhecida e periférica, tendo que falar com pessoas estranhas. No começo, tinha um certo receio de que tudo iria dar errado. Agora no final, a pesquisa superou minhas expectativas. Não tenho mais medo de entrar ou ir atrás de um local de pesquisa desconhecido, claro que sempre mapeio o lugar para não ficar perdida. Já visitei 4 locais, foram 4 escolas públicas. Falei com diversos professores, ouvi-os relatando sobre os alunos. Descobri que o estereótipo concebido ao ensino das escolas públicas não é necessariamente precário, ao contrário, o desinteresse e pouco compromisso dos alunos que faz o aprendizado ser deficiente. Os professores querem dar aula, mas quem disse que os alunos estão interessados? Poucos são aqueles que sabem valorizar o conhecimento...

Estão vendo como essa pesquisa tem sido profícua? Não somente estou avaliando os professores quanto à percepção de sentimentos relacionados ao trabalho, como estou adquirindo conhecimento e acabando com certas idéias pré-concebidas que tinha sobre o ensino público. Há muitas pessoas de valor no magistério, quer sejam de faculdade ou escola pública. O problema é desvalorização do profissional com salários medíocres e muito trabalho. Ensinar é uma arte... a arte de propagar conhecimento... ^^

sábado, 18 de junho de 2011

Empolgada para começar a jogar RPG de mesa xD

A minha dupla do atlas joga RPG de mesa. Não sei se cheguei a comentar com vocês sobre minha imensa curiosidade e vontade de aprender a jogar D&D (Dungeons & Dragons) e Vampiro: A máscara. xD Tá, sei que sou uma nerds por completo agora! u.u' Pelo menos, farei algo que esteja  relacionado ao lazer, né? O importante é espairecer, sem deixar que o estudo me faça perder a cabeça. ^^ Por isso, o melhor é jogar!! Quando tiver tempo, ele irá me ensinar a jogar o Vampiro: A máscara. Já até deve ter conversado com uns amigos lá da faculdade para começarmos (tem que haver pelo menos 4 pessoas jogando).

O primeiro RPG de mesa que joguei foi com a Ray, quando tinha uns 10 anos. XD Não sei se ela recorda de quando fazia uns mapas para RPG de Pokémon. Era muito legal, pois me imaginava nos locais (esse é o espírito do RPG de mesa)! \o/ 

Meu colega disse que gosta de mestrar o Vampiro: A máscara. O ato de mestrar seria criar e coordenar o jogo conforme a preferência do mestre. É bem interessante. Por exemplo, se ele fala que estou dentro de um castelo, conversando com uma pessoa, já me imagino lá, fazendo isso. Claro que tem todo um detalhamento do ambiente e da pessoa para aprimorar mais ainda a imaginação. ^^"

O melhor são os clãs que contém uma característica específica, como os malkavian que tem uma loucura na personalidade. Durante o jogo você interpreta seu personagem, como se fosse uma peça de teatro.

No começo do jogo, você escolhe as características que deseja para o seu personagem e a partir disso, irá dançar conforme a música do mestre. o.O

Ah, também não podemos esquecer do tabuleiro quadriculado e dos dados decaédricos (10 faces) para as batalhas. o/~

Agora estou com muita vontade de comprar o livro "Vampiro: A máscara" para jogar. O problema é que está esgotado até na editora (Devir). ¬¬' Em 2004, ele ainda existia em uma lojinha de cartas e rpg perto da minha casa. O jeito é baixar em .pdf e partir para o abraço! XD



Acabando o atlas de Parasitologia!! \o/

Horário estranho para postar, né? -_- É porque queria avisar vocês que estou acabando o atlas de MAD3-Prática de 52 páginas!!! Faltam apenas 15 páginas e mais uns retoques.

Consegui adiantar bastante graças à minha dupla que tem sido muito eficiente (estávamos fazendo até agora as páginas do atlas o.O)!! Quando estiver pronto, irei imprimir e tirar uma foto de recordação! (^ _ ^) 

Deu muito trabalho, mas valeu a pena todo conhecimento que adquiri, principalmente porque servirá como um meio de estudo para a prova da semana que vem  (dia 28) e para minha futura profissão! o/~ E não só isso, como talvez se torne um material didático de graduandos para estudo! (* - *) Sabem por que? Não existe material parecido que reúna tantas informações. Utilizei mais de 30 livros e vários artigos para confeccionar as páginas. Foram livros e artigos em inglês, português, espanhol e francês (até tentei ler em alemão, mas não entendi nada xD).

O dia de entrega do atlas será na terça-feira (21/07). Felizmente, eu e meu colega estamos na etapa final, apenas conseguindo mais livros e informações.

Ah e vocês se perguntam aonde consegui tantos livros? ^^" Na biblioteca da UnB (loquei 10 livros) e no Google Books. No Google Books podem até ter livros on-line com visualização parcial, mas há partes completas neles também e é isso que faz meu atlas ficar tão rico em conteúdo. ^_^ 

Espero mesmo que seja uma excelente forma de estudo para nós, graduandos! ^^ 

Estou me dedicando ao máximo! o/

quarta-feira, 15 de junho de 2011

É cada coisa que tenho que ouvir...

Não postei esses dias aqui porque estava abalada com o vestibular que fiz neste fim de semana. Detesto ter que passar por um processo avaliativo assim, não se mede o conhecimento em si, apenas concentração e aptidão em fazer provas desse nível. Não há mérito algum ser tirar notas altas no vestibular e ser um aluno medíocre na graduação, por isso que nem me importo com o quanto tirei e sim, que entrei e ocupei a vaga que almejava. 

Não faz diferença entrar em primeira, segunda, terceira... oitava chamada. Geralmente, o vestibular permite a entrada de alunos descompromissados e deixa de fora os esforçados e os "gênios". Quantas pessoas que vocês conheceram que mereciam, mas não conseguiram ingressar na UnB? Muitos, talvez. Quem passou por isso sabe do que estou falando...

E daí que eu fiquei 3 anos sem estudar a matéria do vestibular por causa da minha graduação? Necessariamente não irei me recordar de nada? É aí que estão enganados, lembro de muita coisa. Meu desempenho no vestibular envolve outro motivo, o de saber me adequar ao método avaliativo (ridículo) da UnB. Até hoje fico inconformada com o "uma errada anula uma certa". Se você não leu uma vírgula ou uma conjunção, perde uma questão inteira. Seria como se um conhecimento anulasse o outro.

Para complementar a situação, meu pai falou hoje à noite: " Você podia ter escolhido Ciências Biológicas, Noturno, pois teria muito mais chance de entrar. Tirar argumento alto não é do seu nível." Bastante incentivador, não é? Não acredita na capacidade da própria filha. Tudo bem, não vou ficar me lamentando por isso (apesar de sentir um imenso ódio).

Meus pais não ajudam em nada. Queria que me ouvissem e incentivassem, teria bem mais força de aguentar todos esse intempéries da minha vida. Vamos lembrar que sou adulta e não mais dependente deles, então a opinião deles é trivial. Faço o que bem entendo e sei o que é melhor para mim. (^ _ ^)

Entrarei em Ciências Biológicas (Bacharelado), Diurno, na UnB. Não ousem duvidar da minha capacidade. Tanto faz se terei que fazer vestibular ou mudança de curso, VOU ENTRAR e ninguém irá interferir no meu caminho. Lembrem-se das palavras que servem de alicerce para minha vida: Determinação, dedicação, sabedoria, reflexão e sonho. 


Por mais que achem clichê, inspiro-me no meu namorado e em dois gênios, Albert Einstein e Stephen Hawking, são exemplos de pessoas de muito valor.


Se o ser humano é capaz de fazer inúmeras descobertas, por que não usufruir do próprio intelecto? Por que acham que estou constantemente lendo e estudando? O conhecimento sofre constantes transformações e quanto mais você adquirir, mais será uma pessoa de valor. Lembrem-se: "Procure ser uma pessoa de valor, em vez de ser uma pessoa de sucesso. O sucesso é consequência."

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Planos para o futuro...

O mundo acadêmico me faz ficar tão envolvida! (* - *) Fico horas sonhando e imaginando o dia em que conseguirei concretizar minhas metas. ^^

No momento, alemejo passar em Ciências Biológicas na UnB, fazer provas de proficiência em inglês (IELTS, CAMBRIDGE ESOL CAE e iBT TOEFL) e tirar boas notas nas matérias que cursar. E por que essa idéia repentina de querer fazer provas de proficiência? Explicarei para vocês. Alguns meses atrás, tinha falado sobre intercâmbio na graduação, não sei se recordam. O fato da Ray ter comentado sobre sua veterana que estava fazendo intercâmbio na Espanha, me motivou a buscar por universidades internacionais que tinham acordos acadêmicos com a UnB. Achei duas faculdades que me interessaram muito: Victoria University of Wellington (Nova Zelândia) e Saint Mary's University (Canadá). 

Além do passaporte, seguro-saúde e outros documentos, também tenho que provar meu domínio pela língua inglesa. Os pré-requisitos básicos para ingressar no Saint Mary's são as diversas modalidades de proficiência que citei acima, adcionando  um próprio do Canadá (CAEL) e outro TOEFL que o serviço educacional de testagem aplica. Para aqueles que não conseguem atingir as notas necessárias, dependendo do caso, fazem admissões por condições específicas, como um programa intensivo de aprendizagem sobre a língua inglesa para melhor integração ao curso.

Não se esqueçam que também é essencial ter dinheiro sobrando para alimentação, hospedagem, serviços médico-hospitalares e transporte. Felizmente, para aqueles que entram antes de 15 de março, incluindo os "exchange students" (estudantes de intercâmbio), a universidade oferece bolsas de estudo. Porém, são ofertadas aos alunos que obtiveram média de 95 a 80% durante o Ensino Médio. Talvez não entre nesse quesito porque fui bem mediana nas menções (estava deprimida). (- _ -)

Antes de me inscrever no edital, quero estar com tudo preparado. Sei que são pouquíssimas vagas oferecidas (2 a 3), mas também tenho consciência do quanto me dedico e esforço. O diferencial estará no meu currículo vitae e lattes contendo apresentações de trabalho e duas iniciações científicas, além de monitoria.

Minhas metas dependem do momento em que ingressar em Ciências Biológicas, a partir daí, poderei ir atrás de todo esse planejamento!

Agora é hora de dar o melhor de mim e concretizar meus objetivos! \o/


segunda-feira, 6 de junho de 2011

Empolgada para estudar (^ _ ^)v

Fazia tempo que não me sentia assim, mas resolvi dar meu melhor novamente. Estava meio desleixada esses últimos semestres. Quero voltar a ser uma ótima aluna! As notas em japonês (LJ1) estão me motivando a estudar! \o\ 

Não é porque sou descendente de japonês que meus pais quiseram me ensinar a escrever e ler nessa língua. Entrei nessa disciplina sabendo apenas as umas 10 letras do alfabeto hiragana e alguns kanjis (ideogramas) que aprendi por conta própria. Hoje, após ter assistido as aulas e feitos os exercícios, consigo ler o hiragana e katakana todo, adicionando alguns kanjis. Tive que estudar bastante para memorizar todas as letras. Foi com bastante esforço que consegui ótimas notas. No começo, não me dedicava muito e isso refletiu na minha nota  de 2,0  (valia 4,0) em um exercício chamado kakitori (passar do romaji - letra do alfabeto romano - para hiragana ou katakana). Foi quando vi que estava ficando atrasada no conteúdo e recuperei o tempo perdido. Minhas notas passaram a ser as máximas, gabaritava quase todos os quatro kakitori, além disso tirei 9,9 na prova escrita e 9,6, na prova oral. 

Não apenas a força de vontade é necessária, como a dedicação também é importante. Espero ir melhor nas últimas provas de agora em diante. Em LJ1, faltam 2 kakitori, 1 sakubun (composição), 1 prova oral e 1 prova escrita. Para MAD3 - Prática, necessito terminar uns 2 relatórios, entregar o atlas e fazer 1 prova escrita. 

sábado, 4 de junho de 2011

Aula de botânica (OSF)


Sim, tive aula de botânica em pleno sábado, pela manhã! −_−ノシ・・・ハァ・・・ Devida à minha insônia, não dormi e passei a noite em claro. Comecei a escrever meu livrinho autobiográfico nessa madrugada (já tem 6 páginas!).

Meu dedo do pé continua inflamado por causa do estresse, mas necessitava ir de tênis para aula, pois seria a aula de campo herbário. Fui de chinelo, pois não havia outra alternativa.  ̄へ ̄A parte mais irritante foi uma colega minha falando que não poderia fazer por causa do chinelo. Não tive escolha, ou ia para aula assim ou ficava em casa. Felizmente, só andamos entre o IB, ICC norte-sul e a professora nem reclamou que eu estava de calçado aberto.

Ficamos observando diversas plantas, dentre árvores, arbustos e herbáceas. Devo ter aprendido em torno de 20 nomenclaturas de estruturas, durante a aula. Como não estou habituada a elas, ainda não consegui decorar tão bem. (_ _|||) 

Sempre me impressiono com as aulas, minha professora detém muito conhecimento sobre a área de botânica. Sabe dizer a espécie e família da planta apenas no olho, além de guardar diversas nomenclaturas das estruturas delas. Os nomes variam desde hábito até semente (incluindo caule, folha, flor, fruto). Acreditem que com base nessas características estruturais podemos descobrir a família, gênero ou até espécie da planta. Utilizamos chaves para encontrar a família, gênero ou a espécie (decorar todas por memorização, não é possível, ainda). y( ̄ー ̄)y ピースピース 


De alguma forma, sempre gostei de botânica. Meu maior interesse é em plantas medicinais. Influência da nossa querida chácara e sua rica horta (cenoura, alface, morango, salsinha, milho, manjericão, rabanete), plantas arbóreas (jabuticaba, amora, manga, abacate, jaca, goiaba, laranja, limão galego, ingá, café) e medicinais (sálvia, louro, erva-doce, salgueiro, urucum, eucalipto), dentre muitas outras. Desde pequena ficava catando e brincando com todos os frutos, folhas e sementes dessas plantas. Acho que foi uma experiência e tanto! Poucos são os jovens de hoje que têm contato com a natureza, como tivemos.

Há muito tempo tenho paixão por plantas medicinais e parece que continuará sendo uma afinidade eterna. Faz pelo menos uns 10 anos que gosto. Eesta parte da Biologia estará sempre no meu sangue... 

Alligators zumbis - Beribéri

Sei que parece um título de filme e jogos, mas acabei de ver em um documentário da National Geographic Channel sobre Aliggators zumbis em um lago. O termo zumbi era dado para designar alligators que perdiam o senso de equilíbrio, movimentação de membros, que estavam vivos, mas logo morriam. Fizeram diversas necrópsias e biópsias nos órgãos, além de análise microbiológica sanguínea, mas não acharam nenhuma causa aparente. Ao realizar testes com eletrodos nos membros, descobriram que os alligators zumbis demoravam a responder ao estímulo elétrico. Sugeriram que poderia ser um distúrbio neurológico e dissecaram o cérebro de alligators cadáveres para investigar o provável motivo que causou morte deles. Observaram nódoas, regiões mais esbranquiçadas no cérebro, e pontos escuros, os quais demonstravam neurônios mortos. (A provável causa poderia estar relacionada à água, talvez?) Pesquisaram a água e notaram a presença de toxinas de algas. Logo a mídia divulgou que a morte seria por causa das algas, que se encontravam em grande número, pela poluição do lago feita por habitantes das redondezas, principalmente proveniente da agricultura, no momento em que havia chuvas, levando os agrotóxicos ao lago. 

Em um encontro científico, os pesquisadores conseguiram entrar em contato com outro pesquisador que estava verificando a morte de salmões. Apresentavam a mesma sintomatologia e características que os alligators zumbis. Continuaram a investigar órgãos e um possível agente patogênico, porém não encontraram nada. Algum deles, sugeriu que poderia haver a falta de determinados nutrientes, o que seria uma hipótese no mínimo absurda, pelo fato dos alligators residirem em seu hábitat natural. Como não havia outra alternativa, iniciaram os testes com os nutrientes. Descobriram que assim que os salmões ingeriam tiamina (vitamina B1), retornavam à normalidade e os problemas neurológicos desapareciam. Testaram os alligators e viram que aqueles que possuíam distúrbios neuronais, tinham menor concentração de tiamina no organismo. Logo, estava comprovada que a escassez de tiamina nos alligators era a culpada pelos maus funcionamentos neurológicos deles.

A vitamina B1 é responsável por modular a atividade neuronal, muscular e nervosa e sua deficiência causa degeneração de neurônios, manifestada por debilidade muscular, perda de reflexos, insuficiência cardíaca, edemas, falta de apetite (o chamado Beribéri).

Vocês se perguntam, como haveria deficiência em vitamina B1 se os alligators se encontravam em ambiente natural? Com a mesma indagação, os pesquisadores avaliaram o conteúdo estomacal de alligators sadios vivos. Após meses de pesquisa, descobriram que o alligator estava ingerindo apenas uma espécie de peixe. Este peixe produz a enzima tiaminase, que catalisa (quebra) a vitamina B1, impedindo que haja absorção desta pelo alligator. Fizeram testes com alligators sadios e a alimentação desta espécie de peixe e descobriram que ela realmente afetava os níveis de tiamina no organismo do alligator.

A causa da falta de tiamina nos alligators foi descoberta, mas por que só estavam predando uma espécie de peixe?

Vários estudos foram realizados e obteve-se a seguinte conclusão: Todas as hipóteses sugeridas estavam corretas. A agricultura ribeirinha continha agrotóxicos que eram conduzidos por águas pluviais até o lago dos Alligators. Isso proporcionou a proliferação massiva de algas, que matavam outras plantas e espécies de peixes. A única espécie de peixe que se adaptou ao convívio das algas foi aquela em que os peixes produziam a tiaminase. Por se tratar de um hábitat natural dos alligators, a predação dava-se exclusivamente nessa região e apenas essa espécie era utilizada como fonte de alimentação. Então, os alligators se alimentavam dessa espécie de peixe, perdiam suas vitaminas B1 e apresentavam distúrbios neurológicos.

Acho fantástico como se faz tantas descobertas com as pesquisas. Por que acham que quero ser pesquisadora? (^  ^)

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Arrumando a escrivaninha -.-

Finalmente tomei vergonha na cara e irei arrumar minha escrivaninha para estudar. Estou com muitos livros emprestados da biblioteca. Preciso de um cantinho melhor para eles (agora se encontram empilhados em cima de uma cadeira). (- _ -') 

Passarei essa semana estudando para o vestibular, fazendo atlas, estudando botânica e japonês. Isso inclui meu precioso fim de semana. É necessário fazer sacrifícios, né? 

Gambatte ne! Sempre! ^^

A arrumação ficou assim no final:



Agora sim, parece uma escrivaninha, né?