sexta-feira, 29 de julho de 2011

Nova linha de pesquisa ^_^

Ontem minha professora respondeu o e-mail que estava aguardando.

É uma pena que eu não consiga bolsa este semestre, pois não há vagas disponíveis. Em compensação, convidaram-me a participar de uma disciplina optativa de 4 créditos voltada à pesquisa de parasitos no laboratório do campus Darcy Ribeiro.

A professora disse que se eu me interessar no tipo de pesquisa, futuramente poderá fazer uma solicitação de bolsa de iniciação científica.

Como agora estou habilitada a dirigir, poderei ir com maior frequência ao laboratório. Melhor ainda seria se passasse na segunda chamada do vestibular, ingressando em Ciências Biológicas...  resta aguardar até segunda pelo resultado.

O bom desta pesquisa será o fato de trabalhar com uma área pela qual sou apaixonada e que tenho muito interesse em seguir como carreira profissional, a parasitologia.

Vamos a mais um semestre árduo de pesquisa! ^^ Experiência e conhecimento são sempre bem-vindos!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Vendo filmes com o Neguis (* - *)

Eu e Neguis estamos aproveitando essas duas semanas fazendo de tudo, até assistindo filmes juntinhos. Como gosto muito de filmes com cães, acabei escolhendo A Incrível Jornada 2: Perdidos em São Francisco (Homeward Bound II: Lost in San Francisco) e Hotel Bom para Cachorro (Hotel for Dogs), os quais já havia assistido e adorado. Recomendo-os, pois a história de ambos é bem bonitinha.

Ontem, vimos Ace Ventura: Detetive de Animais (Ace Ventura: Pet Detective). Apesar de fazer quase 20 anos que estreiou, nunca irá envelhecer. O filme é bastante engraçado... o Jim Carrey é único para atuar em filmes de comédia. ^^

Também assistimos a metade do filme Marmaduke, em que a personagem principal seria um Dogue alemão. Particularmente, não gostei da história, pois utilizaram os cachorros de modo exagerado ao incorporar o comportamento humano neles. Gosto mais de filmes com hábitos comportamentais naturais.

Hoje iremos ver ou Ace Ventura 2: Um Maluco na África (Ace Ventura 2: When Nature Calls) ou O Mentiroso (Liar Liar). Será que é bom comprar pipoca para acompanhar? xD


terça-feira, 19 de julho de 2011

PASSEI NA PROVA DE DIREÇÃO!!!!!!!!

Finalmente terei meu porte de arma... (* - *)
Aaaaaaaaaaaaaah que felicidadeeeeeeeeeeeee!!!! \o/
Tive prova sábado, pela manhã (6h30min) e o resultado soube hoje!! (^ _ ^)
Agora é só partir para o abraço.... vou para UnB de carro!!! \o\

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Como fazer Creme de Mandioquinha (batata-baroa)



 Ingredientes
- 2 mandioquinhas (batatas-baroas) de tamanho médio
- 1/4 de manteiga sem sal ou fio de azeite extra-virgem
- 1 copo de leite desnatado
- 1/2 caixa de creme de leite
- Sal a gosto
- Queijo ralado a gosto
- Salsa desidratada a gosto

Modo de preparo 
Em uma panela com água, aquecer as mandioquinhas em fogo alto até levantar fervura e desligar. Retirar o excesso de água e amassar até que fique na consistência de um purê. Em fogo médio, derreter a manteiga ou acrescentar o fio de azeite e misturar a mandioquinha, o leite e o creme de leite. Misturar e abaixar o fogo. Colocar o queijo ralado, o sal e mexer. Apurar, sem deixar ferver e desligar. Servir com a salsa desidratada sobre o purê. Servir quente ou morno.
Pode-se substituir a salsinha por coentro e acrescentar linguiça fininha (foto abaixo).


Provas finais hoje...

Estou tão preocupada com a prova de Botânica que nem consegui dormir mais. Estudei o quanto pude essas semanas, não quis passar do limite. Como disse a vocês, gostaria de gabaritar essa prova e poder fechar a disciplina com MS, mas será quase impossível, tenho outra prova agora de manhã (9h), com bastante conteúdo, de Análises Clínicas. Meu foco é a disciplina de Botânica, quase não estudei para essa outra prova. Não me importo em ir na média, já que vou mudar de matrícula e de curso e não farei aproveitamento de créditos dela. 

A prova de Botânica tem muitos tópicos para decorar, principalmente as nomenclaturas. Se não souber o significado delas, não dá para fazer a prova. Passei duas semanas estudando e memorizando. Agora sei grande parte do que preciso. Acontecerá as 19h (minha aula é noturna)... tenho a tarde toda livre para acabar de memorizar tudo e descansar um pouco. Dedico amanhã o dia para dormir! (- _ -) 

Desejem-me uma boa prova! Farei o meu melhor...


Ah... perdi meu material de Botânica no metrô... ( _ _)' logo a minha preciosa chave (livro contendo chaves para identificação de famílias) e meus desenhos das plantas, com as características. (T _ T)'

terça-feira, 12 de julho de 2011

Meus planos para a faculdade

Fiquei terça, quarta, sexta e ontem (segunda) corrigindo 62 exercícios de alunos de MAD3 por causa da monitoria. Não tive tempo algum para me dedicar exclusivamente aos estudos. Tenho duas provas bastante extensas nesta quinta e necessito ter tempo de estudar. Como não tenho mais aulas (segunda, terça e quarta) poderei ficar estudando o dia inteiro. 

Gostaria de poder tirar 10,0 na prova de OSF (Botânica) para fechar com MS. Caso não se lembrem, obtive  3,6 na primeira prova. Quero fazer aproveitamento de estudos para esta disciplina, só que a menção influenciará com peso meu IRA porque é uma matéria obrigatória para Ciências Biológicas. Não se esqueçam de que quero fazer intercâmbio e necessito ter um rendimento acadêmico exemplar. Não quero um MM (5,0 a 6,9) abaixando o IRA, já bastam os MM que virão em Cálculo I e Fundamentos de Física (não duvido -_-).

Mudando de assunto, já estou elaborando minha grade horária com as matérias do próximo semestre e podem ter certeza que nenhuma será referente à Enfermagem. ^^' Sim, irei largar esse curso. Não quero mais adoecer ou ficar deprimida. Meu intuito agora é ingressar em Ciências Biológicas. ^^ Por enquanto, escolhi duas disciplinas que me interessam muito: Introdução à Nematologia Vegetal (INV) e Ilustração Científica (IC) que não possuem pré-requisitos, têm 4 créditos (acontecem 2 vezes por semana, com 2h de duração) e são optativas para Bio. ^_^ Claro que meus planos irão mudar se conseguir passar no vestibular que fiz, só que há pequenas chances de isso acontecer. ._. Tanto faz se for mudança de curso ou vestibular, quero apenas entrar...



Melhor fim de semana do mês...

Fiquei alguns dias sem postar porque estive muito ocupada com as atividades da faculdade e curtindo o pouco tempo ao lado do Neguis. (. _ .) Foram dias maravilhosos!!! Contarei para vocês... (* - *) antes que eu me esqueça de comentar, Neguis veio para comemorarmos nossos 4 anos de namoro... (= ^ . ^=)

Na sexta-feira (dia de nossos 4 anos de namoro), Neguis chegou de noite, quase de madrugada. Algumas horas antes, fiquei preparando o jantar com os pratos preferidos dele (arroz, frango ao curry, estrogonofe de frango e brócolis cozido). Como estava bastante cansada, não consegui me dedicar o quanto queria a fazer o banquete. (- _ -) Terminei de cozinhar tudo a tempo, logo fui buscá-lo. Jantamos umas 0h, com ele elogiando suas comidas preferidas. Cada elogio soava como música aos meus ouvidos e um sentimento enorme de felicidade preenchia meu coração! (^ __ ^)  Fizemos um pouco de digestão conversando e trocamos presentinhos. Ele me deu uma mesinha com cooler e porta-copo para meu notebook (tenho usado bastante xD) e eu o presenteei com uma camisa pólo de manga longa e uma calça jeans escura da tng (ele adorou e usou quando saímos no dia seguinte ^__^). Depois nos cobrimos e adormecemos. 
No sábado, acordamos quase na hora do almoço. Como tinha sobrado bastante comida na noite anterior, comemos os mesmos pratos. ^^" Arrumamos-nos e fomos ao Pier 21 assistir "Os Pinguins do Papai" (Mr. Popper's Penguins) no período da tarde. À princípio, não estava nada ansiosa para ver esse filme, pois o trailer me foi pouco chamativo. Porém foi ficando mais interessante com o decorrer da história. Os pinguins do Sr. Popper (Jim Carrey) têm relação com valores familiares, como cuidar dos filhos e da esposa. Achei valiosa a mensagem que ele quis passar. De nada vale ter os melhores bens materiais e realizar seus sonhos se não consegue cultivar o amor da sua própria família. Foi uma lição de vida, sim, fiquei comovida. (> . <) Saímos do cinema, sentei no banquinho porque minha pressão caiu (Neguis ficou muito preocupado ._.). Assim que recuperei, fomos tomar sorvete de iogurte. Escolhi um sabor chá verde com topping de kiwi para experimentar (só tinha comido o sorvete de amarena e o natural). Comemos tudo e andamos até a beira do lago Paranoá. Sentamos em um banquinho que havia por lá, conversamos e olhamos o céu escurecer juntinhos. De noite, seguimos ao Porcão (restaurante que fica ao lado do Pier) e jantamos lá. Esboçava um sorriso de ponta a ponta a todo tempo. Era maravilhoso poder comemorar tantos anos de namoro, conversando, sorrindo e dando risadas com as besteiras que Neguis dizia. Um momento único a sós que curtíamos um ao lado do outro. Não havia nada melhor, a minha face alegre refletia o quanto estava usufruindo daquele momento. Voltamos para casa, conversamos um pouco mais e dormimos (ele dormiu com a metade do corpo no chão usando jeans e eu com o vestido de tafetá, chegamos cansados por causa da grande quantidade de comida que pesava no nosso estômago XD).
No domingo, não fiz almoço, pois acordamos tarde novamente e comemos o almoço que minha mãe preparou. Tivemos alguns contratempos durante o almoço, mas logo nos abraçamos. Ficamos abraçados, flertando um com o outro o resto da tarde e tocando teclado, até o horário de ele ir embora. Só que aconteceu um imprevisto e ele perdeu o vôo. Confesso que se não estivesse tão feliz e apaixonada, teria brigado com ele de verdade, mas procurei acalmá-lo, dando lições para parar de ser tão auto-confiante. O bom é que pude ficar mais 1h com ele, qualquer tempo adicional ao lado dele é muito precioso para mim (torcia para que ele pudesse ficar mais um dia comigo). Despedimos-nos (meu coração dói, só de lembrar) e comecei a debruçar em lágrimas, a saudade ainda é muito grande. (; _ ;)

Estes poucos dias juntos me trouxe um grande vigor. A companhia e carinho dele sempre me fazem um bem inexplicável... Neguis é uma pessoa muito especial e essencial na minha vida... até que por que vocês acham que estamos juntos há 4 anos? A resposta é simples, nos amamos intensa e incondicionalmente. Este episódio de reencontro e despedida perdurará até o momento em que estivermos morando juntos. A partir daí, estaremos completos...

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Muitas coisas a fazer...

Hoje é um grande dia!!! ^__^ Não apenas pelo fato de ter várias tarefas, mas sim porque Neguis chegará à noite!! x3~ Isso me faz ficar bastante feliz!! \o/ Cozinharei alguns dos pratos preferidos dele: estrogonofe de frango, frango ao carril (frango indiano) e arroz de forno. Se conseguir, depois postarei a foto para verem como ficou o banquete. ^^" Ainda pretendo fazer brócolis cozido (verdura favorita dele) e legumes salteados na manteiga, o jantar ficará completo. *-*~ Talvez não terá sobremesa, pois há muitas condições adversas para fazê-la (2/3 da minha família é diabética). Quem sabe faça um mousse de maracujá mais light, com adoçante (melhor do que açúcar)... ou compre uma manga ou pêra (sei que ele ama... ) ^ . ^

À tarde tentarei ir ao shopping comprar um presente para ele, quero comprar algo que possa vestir (como faço todo ano xD). Essas últimas semanas tenho andado muito ocupada para sair. -.- Tem que ser um presente digno, já que hoje completamos 4 anos de namoro (caso sobre tempo, postarei uma postagem à parte sobre nossos 4 anos de namoro juntos)... ^^

Agora de manhã vou corrigir uns relatórios da monitoria (faltam 60 relatórios, de 64), pois necessito entregar as notas até domingo.

Parte da tarde ficarei estudando Botânica, tenho prova dia 14 (quinta-feira). Baseio-me no livro "Chave para Determinação das Famílias" contendo 86 páginas, todas possuindo características de plantas angiospermas. Estou desenhando plantas para ilustrar a maioria das características. É muito nome para decorar! -_- Porém descobri que gosto muito dessa área da Botânica... o/ 

terça-feira, 5 de julho de 2011

Língua Japonesa 1 (UnB)

Queria falar um pouco dessa disciplina, LJ1. Achei muito interessante o método avaliativo e o conteúdo. (^ _ ^)

Sempre fui apaixonada pela língua japonesa, mas nunca tive a oportunidade de iniciar um curso. Eis que consigo cursar essa maravilhosa disciplina na UnB. 

Minha sensei é a Kimiko Uchigasaki. A didática dela e o modo como ensinava é excelente. Aprendi muitos vocabulários, as escritas hiragana, katakana e alguns kanjis básicos. Os métodos de avaliação consistiram em 7 kakitori (passar do romaji para a escrita hiragana ou katakana), 2 sakubun (composição), 1 filme (Samaa Woozu), 4 músicas japonesas (Sanpo - Tonari no Totoro, Ookina Furudokei, Sayonara Daisuki na Hito e Pokemon Getto Daze), 2 provas orais e 2 provas escritas. 

Não é uma disciplina fácil. Se você não se dedicar a fazer os shukudai (tarefas de casa), não conseguirá notas boas. Claro que há exceções. Caso curse sabendo vocabulários simples e as duas escritas básicas, também poderá se sair bem. 

No começo é basicamente leitura de hiragana e apresentação (eu sou tal pessoa, brasileira, prazer em conhecê-la). Depois vai complicando com katakana e perguntas sobre locais, pessoas, animais, coisas (Biyôoinwa dokoni arimasuka, Kyoushitsuni senseino kaban arimasuka, Kokoni naniga arimasuka, etc). 

Como tive que fazer uma pesquisa quantitativa junto à essa disciplina (dentre outras 3 disciplinas), não consegui me dedicar tanto a fazer as tarefas que foram acumulando simultaneamente ao conteúdo. Agora estou penando um pouco nas lições finais e preciso estudar, já que será minha última prova escrita na quarta-feira... (^ . ^)

sábado, 2 de julho de 2011

A pesquisa - Etapa final

Fazer pesquisa com questionários e pessoas é desgastante. Pelo menos, agora tenho certeza com quem NÃO devo pesquisar. Aplicar questionários me deprime, ainda mais se for contar com boa vontade do outro. Sempre penso naquele projeto que iria ser bolsista por dois anos consecutivos. Iria ficar muito estressada, ainda bem que não deu certo. Imaginem ter que pesquisar 400 pessoas?

Meus locais de pesquisa foram 6 escolas públicas. As primeiras três escolas tiveram ótima adesão, obtive grande parte da amostra nelas.  As três últimas me deixaram muito frustrada, pois quase nenhum professor queria participar devida a falta de interesse, sempre arranjavam alguma desculpa para não fazer o questionário. Eles não sabem o quão importante essa pesquisa irá se tornar.

A saúde do trabalhador é essencial para o bom desempenho profissional, do contrário, o funcionário fica doente com frequência e torna-se menos eficiente. A pesquisa da qual faço parte estuda a relação do engajamento no trabalho com autoeficácia profissional e percepção de suporte organizacional. A grosso modo seria o compromisso e empenho do trabalhador sob a ótica de sua imagem ocupacional e percepção de auxílio de recursos que a empresa utiliza para suprir as necessidades pessoais e profissionais.

Consegui 115 professores que responderam o questionário (na verdade, tinha conseguido 122, mas os professores fizeram com tanta má vontade que tivemos que excluir 7 questionários). Ainda faltam 85 professores para concluir a meta de 200. (T _ T) Não vejo a hora de me livrar disso! Quero logo ir logo para outra pesquisa... falta apenas 1 mês para acabar esse projeto...