terça-feira, 30 de agosto de 2011

Aprendendo técnicas no laboratório

Bom, gostaria de avisar vocês que ontem à tarde comecei meu estágio em Biologia Molecular. ^_^ Uma aluna de iniciação científica ficou me explicando sobre as técnicas e a utilização delas. Também havia um aluno estagiário acompanhando-nos (estagiário da mesma disciplina e professora que a minha u.u).

Os dias que frequentarei o laboratório serão segunda (14-17h), terça (10-12h), quinta (10-12h) e sexta (10h-12h). Será um semestre bastante pesado, porém de grande valia para aprimorar minha experiência como acadêmica. ^^

domingo, 28 de agosto de 2011

Novo projeto de pesquisa o/

Queria ter escrito sobre o projeto enquanto estava fresquinho na mente, mas não tive tempo. -_- A semana foi muito corrida e cansativa, só pensei em dormir mesmo (imaginam ficar das 8h as 20h na UnB direto?). u.u

Voltando ao assunto que estava comentando, ^^" a nova pesquisa desenvolve-se no âmbito da Bioquímica, Biologia Molecular, Imunologia e Parasitologia. Falando de modo mais específico, pesquisaria a reativação de uma enzima (protease) do parasito do gênero Leishmania para poder inibir essa enzima. Sendo mais direta, estaria buscando um meio de impedir a infecção deste parasito, algo relacionado ao desenvolvimento de um fármaco, por exemplo.

Sei que pode parecer estranho para vocês, pois não devem estar habituados a uma temática como esta, mas acreditem que é uma linha de pesquisa bem importante. ^^ Esta pesquisa será a continuação de uma tese de mestrado que teve a enzima que estudo inativada por algum procedimento realizado in vitro. Utilizarei a maioria da metodologia aplicada pela mestranda, entretanto irei reativar essa enzima e estudá-la.

A principal célula humana infectada pela Leishmania seriam células do Sistema Mononuclear Fagocítico (SMF), como o macrófago, componente do sistema imune, presente nos tecidos corpóreos. Para infectá-lo, o parasito necessitaria de mecanismos moleculares, físicos e químicos. Um desses mecanismos seriam a liberação de enzimas. A enzima que estudo é uma protease a qual pode estar envolvida com a modulação da sinalização celular em processos essenciais para a infectividade ou viabilidade desse parasito.

As técnicas que necessito aplicar são bastante extensas! -_-' Praticamente, todas que aprendi nas aulas de Citologia, ATV1, ATV2, MAD2: cultura do parasito, centrifugação (extração do DNA genômico), PCR (amplificação do gene), expressão heteróloga de DNA recombinante em E.coli, cromatografia ( purificação da enzima usando eletroforese em gel), dentre outros.

O bom é que, ao final do semestre, poderei apresentar um pôster no curso de verão da USP. O curioso é que na USP também há pesquisas envolvendo a biologia molecular de parasitos da Leishmania, todavia está mais voltado à genética e não à enzimologia, como a pesquisa da qual estou participando.

E antes que esqueça de esclarecer para vocês, este projeto faz parte do meu estágio em Biologia Molecular. ^^

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

"Primeiro" dia de aula na UnB o/

E amanhã começará o "batente"! ^^ Minha primeira aula será de Citologia, as 10h, um dos assuntos que mais amo.

Não me interessa saber se o professor tem didática ou não, o importante será o conhecimento que irei adquirir. ^_^

Quero ter um bom aprendizado, pois o embasamento teórico é essencial para a compreensão de todo o conteúdo que será ministrado posteriormente. Inclusive no curso de verão da USP tem uma parte que trata da biologia celular. Será útil revisar este tema.

Lembrem-se que já fiz essa matéria. ^.^ Foi no segundo semestre de 2008, com o nome de ATV1. 

Mudando de assunto, estava relendo as postagens anteriores e vi que, mesmo tendo passado 3 anos, continuo apaixonada por Biologia Celular... essa realmente é uma área em que irei acabar me especializando... ^^"

sábado, 13 de agosto de 2011

Metas para fazer o curso de verão da USP

- Comprar passagem aérea (ida) e viária (volta);
- Almoçar e jantar no RU;
- Hospedar na Casa de Hóspedes da USP;
- Andar a pé;
- Economizar uma considerável quantia de dinheiro;

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

The Milkmaid and Her Pail (A Ordenhadora e seu Balde)


Minha madrinha comentou ontem de uma fábula de Esopo denominada "A menina do leite". Disse que eu estava sendo como ela. Por curiosidade, fui ler e postei aqui no blog:
Patty the Milkmaid was going to market carrying her milk in a Pail on her head. As she went along she began calculating what she would do with the money she would get for the milk. "I'll buy some fowls from Farmer Brown," said she, "and they will lay eggs each morning, which I will sell to the parson's wife. With the money that I get from the sale of these eggs I'll buy myself a new dimity frock and a chip hat; and when I go to market, won't all the young men come up and speak to me! Polly Shaw will be that jealous; but I don't care. I shall just look at her and toss my head like this. As she spoke she tossed her head back, the Pail fell off it, and all the milk was spilt. So she had to go home and tell her mother what had occurred."Oh, my child," said her mother,"Do not count your chickens before they hatched."

Traduzindo da melhor forma possível (não ao pé da letra):

Patty, a ordenhadora, estava indo à mercearia, carregando o leite num balde em cima de sua cabeça. Ao longo da caminhada, começou a calcular o que faria com o dinheiro que ganharia da venda do leite. "Comprarei muitos galináceos do fazendeiro Brown - dizia ela - e eles porão ovos a cada manhã, os quais irei vender para a esposa do Parson. Com o dinheiro que obtiver da venda desses ovos, comprarei um vestido de fustão listrado* e um chapéu de palha e quando for à mercearia, quase todos os jovens virão e irão falar comigo! Polly Shaw ficará com aquele ciúmes, mas não me importo. Devo apenas olhá-la e mexer a cabeça deste modo." Assim como disse, moveu sua cabeça para trás, fazendo o balde cair e derramou todo o leite. Então teve que retornar à sua casa e contar para mãe o ocorrido. "Ó, minha filha - falou a mãe - Não conte os pintinhos antes de terem sido chocados".

*fustão listrado = tecido natural ou sintético, de algodão, linho, seda ou lã, encordoado, que tem o avesso liso e o direito em relevo

Uma curiosa fábula de Esopo que nos leva a refletir sobre nossos atos. Sonhar é bom, mas é necessário colocar os pés no chão. Vejam se minha situação não é similar?

" Agora que ingressei no curso que quero, poderei fazer pesquisas de meu interesse. Se me dedicar ao máximo, terei reconhecimento dos professores. Assim, conseguirei maiores oportunidades de estágio e bolsas de iniciação científica. No final, terei um currículo muito enriquecido e serei uma profissional de excelência, com uma boa remuneração."

Mal acabei de entrar no curso de Ciências Biológicas e já estou atrás de eventos científicos, cursos, projetos de pesquisa, estágios, intercâmbios... MUITA calma, nessa hora! ( _ _") Sei que estou ansiosa com todos os maravilhosos acontecimentos, porém não quero "derramar meu leite". O foco agora é "entregar o leite à mercearia", ou seja, fazer uma graduação com qualidade (valores em primeiro lugar). ^^ Para isso, é necessário estudar e obter conhecimento! ^_^

Pelo menos, agora sou uma "caloura" especial, oficialmente estagiária da minha professora. Um caminho andado para uma graduação com qualidade! o/

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Hospedagem para eventos científicos e cursos em outros estados

Não sei vocês, mas adoro pesquisar por eventos científicos e cursos de outros estados brasileiros. Claro que antes procuro aqueles que ocorrem próximos à Brasília porque prefiro não pagar hospedagem, alimentação e transporte fora do habitual.

O problema maior de fazer cursos ou mesmo, frequentar eventos científicos em locais diferentes seriam os gastos. Por isso, existem boas alternativas para quem quer economizar mais e usufruir dos novos lugares visitados.



Como almejo fazer um curso de verão na USP de Ribeirão Preto (São Paulo) necessitaria ficar em um hotel, pousada ou pensão. Entretanto, o curso teria a duração de cerca de 15 dias e precisaria desembolsar muito dinheiro na minha estadia. Por conseguinte, minha madrinha sugeriu o albergue, uma opção de hospedagem mais econômica. Adorei a ideia. Quanto menos despesas, melhor. ^_^ 


Já ouviram falar da FBAJ (Federação Brasileira de Albergues da Juventude)? Provavelmente não, né? É a entidade responsável pelo cadastro de carteiras de alberguistas, destinadas às pessoas que queiram hospedar-se em albergues da rede internacional Hostelling International. O albergue (albergue juventude ou hostel) seria um meio de hospedagem alternativa, com quartos coletivos, sala de TV e cozinha comunitárias, áreas de lazer com piscina, quadras esportivas e jogos. O preço da diária varia entre R$20,00 e R$45,00, dependendo da temporada. Para nós, universitários, seria uma boa opção. ^^


Procurei por um albergue em Ribeirão Preto e encontrei o "Albergue da Zeca", R$ 30,00 a diária. Fica a 7km do aeroporto e a 2km da FMRP-USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo), local em que ocorrerá meu curso. Tenho que considerar que há os gastos com transporte e alimentação (ônibus e refeições no RU).


Uma opção ainda menos dispendiosa, seria optar pela hospedagem na Casa de Hóspedes da USP. As vantagens? R$20,00 a diária, localizada no centro do campus e café da manhã servido. Poderia ir a pé para o curso, sem necessitar gastar com ônibus, almoçaria e jantaria no RU... o.O

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Epigenética e Citopatologia Clínica

De acordo com Salvato (2004), o termo epigenética é referido às modificações reversíveis e hereditárias do genoma funcional que não são capazes de provocar alterações na sequência de nucleotídeos do DNA, resumindo, são mudanças nos genes que não alteram a sequência nucleotídica (A = adenina, G = guanina, C = citosina, T = timina, U = uracila, uma trinca destas letras forma um aminoácido, unidade menor da proteína). Dentre as alterações epigenéticas, está inclusa a metilação do DNA, um assunto bastante estudado entre os pesquisadores da área. A metilação seria uma adição do grupo metil (-CH3) ao grupo C (citosina) presente no DNA, ocorrendo apenas em quantidades bastante inferiores a dos grupos de C totais. Esse tipo de alteração geralmente está associado ao silenciamento de genes, ou mais precisamente, à repressão da expressão genética (bloqueio da tradução dos transcritos). Sim, um gene pode não ser expresso com essa metilação, e ainda há a possibilidade estar relacionado ao funcionamento de proteínas reguladoras de crescimento. Sem essas proteínas de regulação, ocorre a proliferação desenfreada das células, o que chamamos de câncer. Claro que há outras causas de surgimento de neoplasias, como a fusão transcripta dos genes ERG:TMPRSS2 que é única no câncer da próstata.

Demonstração das principais alterações epigenéticas:


Estou relembrando de epigenética, porque recentemente li o resumo de um artigo que dizia a respeito da identificação de biomarcadores epigenéticos com alta sensitividade e especificidade para câncer colo-retal e adenomas (tumores benignos em glândulas). Os biomarcadores foram encontrados nas fezes dos pacientes com esses tipos de câncer e tinham relação com a hipermetilação promotora de determinados genes, sendo as mucosas normais, pouco metiladas. Uma vantagem de utilizar este método de coproscopia (estudo de fezes) seria o fato de poder fazer o diagnóstico sem provocar procedimentos invasivos ou até diagnosticar precocemente um provável desenvolvimento das neoplasias supracitadas.

Agora falando sobre uma vertente da Citopatologia Clínica... sabe aquele exame de Papanicolau que nós, mulheres, temos que realizar no ginecologista? Já se perguntaram a utilidade dele? Além de se analisar a "flora" vaginal (presença dos Bacilos de Doderlein, por exemplo), também são observadas alterações morfológicas nas células epiteliais do colo uterino, as chamadas células superficiais do colo uterino. Realiza-se toda uma fixação com reagentes próprios da coloração de Papanicolau e estas células, coram-se de um tom arroxeado ou rosado. Depois, são analisadas conforme o tamanho de seus citoplasmas e núcleos (há um tamanho padronizado para cada modificação). Alterações na forma podem indicar uma neoplasia interepitelial cervical (NIC), com graus 1, 2 e 3, dependendo da gravidade e evolução das modificações celulares. Seriam exemplos dessas alterações: células atípicas, problemas de multiplicação ou anomalias celulares (displasia), núcleos atípicos (discariose).

Disponho um slide da aula para verem a alteração nas células: 


Não obstante a isso, também é possível ter ideia do que está ocorrendo com a célula. O núcleo está associado ao quê? À síntese de material genético (DNA e RNA) para a produção de proteínas. Hipertrofia (desenvolvimento ou crescimento excessivo) nuclear indicaria atividade proteica aumentada. Com isso, proteínas de crescimento poderiam ser sintetizadas e as células aumentariam em quantidade. O aumento descontrolado no número de células poder levar a? Câncer. Por isso, o Papanicolau também pode-se diagnosticar câncer (apenas resumindo o que pode ocorrer). Aumento nuclear de célula com citoplasma reduzido devido ao espaço ocupado pelo núcleo indicaria uma provável neoplasia, neste caso.

O conhecimento que adquiri é capaz de elucidar algumas questões de temas essenciais na área de saúde. Se não há base, apenas será mais um profissional sem valor no mercado. Não esqueçam de que toda técnica também tem algum embasamento científico. O ideal é aprender o conteúdo e utilizá-lo na futura profissão, aprimorando suas aptidões e habilidades.

Espero que todos meus amigos que lêem e acompanham o blog sejam incentivados a buscar conhecimento. Tenham sede pelo saber! Acredito no potencial de vocês... isso vale especialmente para meu namorado Gil, Ray e Lory que sempre torceram por mim e deram o maior apoio em todas as minhas escolhas. Desejo muito sucesso e conquistas em suas vidas acadêmicas e profissionais...

Coloquem em mente: Algo só é impossível até o momento em que não se tenta. Sejam perseverantes e dêem sempre o seu melhor!

OBS.: As aulas de Epigenética e Citopatologia foram ministradas pelo professor Fábio Pitella e foi um professor excelente e exemplar durante a minha graduação. ^^

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Planos acadêmicos ^^

Após me matricular no curso de Ciências Biológicas, fui ao SOU, conheci a pedagoga Dalva e pedi ajuda em algumas questões (como se fosse caloura de verdade xD). Ainda estava com umas dúvidas e ela me indicou umas pessoas para saná-las, logo fomos atrás delas. Nesse meio tempo, fui informada de que existia intercâmbio nacional para universidades federais de várias partes do país. Dentro da UnB, é chamado de Mobilidade Estudantil. 

A universidade que mais me interessou para fazer intercâmbio nacional foi a UNIFESP, no campus São Paulo. O nome do curso é "Ciências Biológicas - Modalidade Médica". À princípio, a maioria das disciplinas pertencem à área de exatas (Cálculo 1 e 2, Física 1 e 2, Geometria Analítica, Álgebra Linear), mas depois vão se distribuindo na área de Saúde. Gostei muito da abordagem matricial do curso, pois envolve disciplinas essenciais que no meu curso são consideradas optativas.

O interessante de fazer intercâmbio nacional é conhecer o currículo de cursos do mesmo ramo. Será uma grande experiência e oportunidade de desenvolver minhas aptidões acadêmicas, né? ^^ Pretendo ficar apenas 1 semestre por lá (4 meses). Irei no terceiro ou quarto semestre do meu curso.

As outras dúvidas foram referentes à integralização dos créditos que possui na matrícula anterior e aos pré-requisitos de intercâmbio no exterior. Acreditam que podem ser integralizados até 60 créditos em módulo livre?? Porém, o que consta para a formatura são apenas os 24, os 38 restantes são utilizados como "experiência".

Os pré-requisitos de intercâmbio internacional são mais rígidos e dependem de uma pontuação obtida por meio da análise do IRA, atuação em ProIC (PIBIC), monitoria, apresentações de trabalho no congresso, publicação de artigos, dentre outros. Felizmente, já tenho no meu currículo a maioria desses pré-requisitos, dependerá apenas do meu IRA (nas disciplinas de Cálculo 1 e Fundamentos de Física que podem me quebrar x_x... OSF já abaixou meu IRA porque tirei MM -_-).

Na maioria dos cursos do campus Darcy Ribeiro são ofertadas disciplinas de pesquisa e estágio. O estágio que estou almejando no momento é o de Biologia Molecular em que se trabalha com Trypanosoma cruzi (causador da Doença de Chagas) e Leishmania spp. (gênero causador da Leishmaniose) no laboratório de Interação entre Parasito-Hospedeiro. Duas professoras, as quais auxilei na monitoria, convidaram-me a participar deste estágio. Deste modo, poderei ter contato com a linha de pesquisa e as técnicas que utilizam e se gostar, solicitariam uma bolsa de PIBIC (ProIC - Iniciação Científica) para mim, futuramente. ^^

Vou me dedicar ao máximo a essa graduação... quero ter orgulho de quando me formar. o/

De uma verdade tenho certeza, lutarei para ser uma profissional de excelência, a determinação e dedicação que tenho serão indispensáveis. ^^ Não se esqueçam também da PERSISTÊNCIA. ^_^

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Criatividade na cozinha ^^

Já se depararam com alguma situação em que tiveram que improvisar o jantar? Esses dias estive elaborando uns pratos diferentes. ^_^ 

Tinha descongelado alguns bifes à mineira e havia um maço de acelga na geladeira. Resultado: "Sukiyaki". Claro que não coloquei todos os ingredientes necessários, até porque fazer batayaki (carne assada na manteiga) com bife à mineira não é a melhor opção (imagina uma carne dura ¬¬). O macarrão que utilizei foi o do Yakisoba e para complementar, comprei agrião que dá um sabor a mais no prato. A receita é bem simples, caso se interessem em fazer: Cortar a acelga em tiras, colocar a acelga picada e o agrião, refogando-os em água. Fatiar a carne quase que paralelamente às fibras musculares para que fique com pedaços finos, refogar na manteiga e despejar na panela da acelga e do agrião. Acrescentar shoyu e 1 colher de açúcar. Esquentar o macarrão em outra panela até ficar al dente et voi-la! 

O Sukiyaki, na realidade, é um prato japonês composto de acelga, agrião, tikuwa, tofu, kamaboko, shimeji, cebolinha, brócolis, couve-flor, batayaki, dentre outros componentes. O molho geralmente leva pequenas doses de saquê, mas o mais peculiar deste prato é o ovo cru colocado em cima do tchawan (cumbuca) em que se está comendo (lembrando que os ovos crus no Japão são rigorosamente higienizados e podem ser consumidos, aqui no Brasil não vale o mesmo).

Falando de outro prato que fiz, foi um macarrão ao molho branco com ervilhas, filé-mignon e linguiça portuguesa acebolada. Extravagante, né? O gosto era agradável, pelo menos. A linguiça portuguesa é bastante salgada, por isso que fiz uns complementos para amenizarem o sal, como acrescentar cebola e filé-mignon não temperado (lembrem-se de difusão passiva, o soluto passa do meio mais concentrado para o menos). O molho branco com ervilhas dá um gosto adocicado ao prato e quebra um pouco o aroma pesado causado pela linguiça.

Sempre analiso um modo de fazer pratos que tenham consideráveis porções a serem servidas (evito fazer frituras todo o tempo). No meu jantar, raramente faltam verduras e legumes, são essenciais para mim.

Ainda estou inventando uns pratos, quero inovar na cozinha! o/

terça-feira, 2 de agosto de 2011

E que tudo mais, vá para o inferno! ;)

Finalmente vou ir para um curso que realmente amo: Ciências Biológicas! <3~

Acho impressionante como as pessoas inventam de tudo para odiar alguém. Descobri que o pessoal de enfermagem me odiava por estar "criticando" o curso e trancando as matérias específicas.

Só para esclarecer duas coisas: Eu nunca critiquei o curso (acho o currículo muito rico) e outra, se eu tranquei uma matéria, é problema meu. Não foram vocês que atuaram como bolsistas de PIBIC em pesquisa qualitativa 16h por semana. Quem é que tem tempo para estudar assim? o_O Estágio ocupa muitas horas e cansa demais, ainda mais se for com pessoas desagradáveis.

Larguei Enfermagem, pois nunca foi algo de meu interesse. Fiz por falta de opção, mesmo. Apesar de não gostar, sempre me dediquei ao máximo, digno da minha cultura. 

Pelo menos, não sou como certas pessoas que fazem o curso "nas coxas", os verdadeiros fracassados. 

Essa mocinha continuará indo longe nos meios acadêmicos! o/ E que se dane a opinião alheia. 

Sinceramente, vão cuidar das suas vidas, que a minha já está excelente, obrigada.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

PASSEI EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - UNB!!!! \o/

Matando dois coelhos com uma cajadada só = DIREÇÃO + VESTIBULAR
Estou realmente muito feliz, pois agora conseguirei concretizar muitos objetivos e me livrar de coisas desagradáveis...