domingo, 23 de outubro de 2011

A pressa é inimiga da perfeição...

Faz mais de 2 semanas que não postava aqui. Fiquei refletindo sobre os acontecimentos do meu dia-a-dia e descobri que estava sendo ansiosa demais, precipitando meu futuro. Tenho 4 anos para desenvolver minhas aptidões e agregar valores e conhecimentos, ainda. 

Essa ansiedade estava me deixando doente, tirando o foco dos meus estudos, que é a parte mais importante no momento. 

Vocês não fazem ideia do que seria começar uma nova graduação, desde o início, sem pular qualquer etapa. Torna-se algo martirizante. Lembrem-se de que já cursei 3 anos de graduação e gastei muito tempo me esforçando e estressando minha mente... 

Porém, vejo essa nova graduação como uma segunda chance de desenvolver e crescer mais ainda. ^-^ Estou tendo a oportunidade de conhecer pessoas, estudar conteúdos diferentes... estou em um outro ambiente, com outra perspectiva! Sinto-me acolhida, valorizada, admirada... não me vejo mais feliz em outra área além desta, ainda que haja algum contratempo...

Apesar de estar frustrada com o grupo de estudos que criei ao pessoal do laboratório (porque não participam nenhuma vez), o outro grupo de estudos com as calouras está fluindo muito bem! Achei tão fofo o fato de elas se esforçarem para pesquisar sobre as perguntas que levantamos no primeiro encontro. O legal, é que estamos tendo um rumo! Não são assuntos aleatórios, pois se completam e complementam qualquer conteúdo que possamos discutir em outro encontro. O entusiasmo delas me incentiva a desenvolver o grupo... achei interessante também que há outros calouros interessados em participar (não significa que irão às reuniões, pois gosto apenas de alunos comprometidos e estudiosos). 

Enquanto vou compartilhando meu conhecimento com os outros, acabo aprendendo mais e aprimorando o já sei. É um ganho mútuo e uma experiência em tanto! O lado bom é que o assunto que abordamos nos encontros tem estrita relação com o que observo/uso/pratico no laboratório, durante meu estágio. ^^

Estou pensando qual será o próximo assunto do encontro... iria falar sobre técnicas imunológicas, mas prefiro discutir sobre DNA recombinante e extração e purificação de plasmídeo de bactérias E.coli. É bom saber a finalidade de cada reagente que usamos para aplicar a metodologia... porque pode facilitar a dedução de algum erro ao longo do experimento. ^^ 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Meio desmotivada com os grupos de estudos...


Estou desistindo de fazer grupos de estudos. Acho impressionante como todos os alunos envolvidos só pensam em si mesmos. O mínimo que deveriam fazer é estudar as técnicas, para não cometer erros banais e atrapalharem todo o andamento da pesquisa. Infelizmente, o utópico é irreal e minha meta não é atingida.

A troca de conhecimento não acontecerá e iremos ficar estancados com nossa própria concepção e interpretação à cerca do que lemos, baseando-nos em leituras técnico-científicas. Acho ruim, pois aqueles que não têm o costume de ler, acabam por deduzir conceitos equivocados. Ou ainda, aqueles que são preguiçosos e acham a base sem importância, não lêem e utilizam seus "autênticos" conhecimentos, colocando o despautério em prática.

Quantas vezes minha professora não criticou uma doutoranda que fazia tudo errado?  Os erros devem ocorrer na graduação e não emstricto sensu (mestrado, doutorado). Concordo plenamente. Lembro do meu professor de Citologia comentando sobre uma aluna de mestrado que fez uma grande tolice durante a fase experimental de sua tese, acabando com ela por não conseguir apresentar resultados. Daí a importância de se fazer uma graduação excelente e iniciações científicas para aprender corretamente e cometer a mínima quantidade de erros possíveis à posteriori. 

Para ingressar como pesquisador, primeiro, devemos prezar pela QUALIDADE do nosso aprendizado, leitura e interpretação do assunto. Não adianta querer propôr qualquer teoria sem ter conhecimento do que está se investigando. É uma perda de tempo.

Vejo o porquê de haver tantas falhas ao exercerem as técnicas. Simplesmente desconhecem a utilidade e a finalidade delas. Por que acham que fiz os grupos de estudos? Exatamente para evitar isso. Acontece que as outras pessoas só querem ter benefício próprio e se destacarem das demais, sem se preocupar com o real objetivo da pesquisa que trata da integração de conhecimentos. 

Por isso, temos tantos grupos de pesquisas inúteis, que não produzem qualquer resultado. Como é possível investir em Ciência e Tecnologia sem ter o pré-requisito mínimo de embasamento teórico? Além da carência de recursos materiais, ainda temos uma grande FALHA no ensino da graduação, que não depende apenas dos professores e sim, do interesse e desempenho do aluno.

Apesar de parecer um ideal, creio que algum dia poderei convencer as pessoas da importância de ser ter uma BASE para compreender os assuntos com maior PROFUNDIDADE. Com o que ando observando, não sei se será concretizável, principalmente porque há inúmeros alunos tão DESCOMPROMISSADOS.

Fico triste com esse futuro lamentável de muitos universitários. Não dá para dizer "é assim e pronto". Alguém tem que se prontificar a mudar isso. Não é impossível, basta ter argumentos plausíveis e atitudes exequíveis, a começar pela proposição de um grupo de estudos.

Sendo um sonho quimérico ou não, faço a minha parte. Não apenas me acomodando, mas indo atrás dos meus ideais e ajudando os outros a crescerem em aspectos pessoais e acadêmicos. 

Como Aristóteles diz: "O ser humano é naturalmente sociável", vivemos em sociedade e para crescermos, dependemos da relação de troca de valores, a começar pelo conhecimento. ^^