segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Sendo simples e direta.

Há muito tempo eu queria escrever sobre um assunto que me incomoda bastante, irei até citar exemplos para deixar claro do porquê falar de pessoas sem caráter. ^^

Tenho repulsa daqueles que não sabem discernir o real do imaginário, digo em relação a ouvir e expôr minuciosamente algo que outra pessoa tenha dito, criando especulações de pensamentos e sentimentos. É ridículo como não têm o mínimo de bom-senso. 

Se você escutou a pessoa dizer com clareza algo que não tenha gostado, pode até fazer pré-julgamentos. Caso contrário, fique no seu canto, não tente agravar a situação. Esse tipo de pessoa tem uma malícia inerente à sua falta de personalidade. Moralidade? Não existe no vocabulário dela. 

Ouvi cada besteira e agora é hora de demonstrar o meu lado. Quer queira ou não, essa é a verdade. 

Todas as pessoas têm a liberdade de escolher o que desejam, não importa se seja certa ou errada. É necessário vivenciar aquilo para que estejam certas de suas escolhas. 

Como todos jovens, eu também tive dúvidas em qual carreira profissional seguir. Ao menos, sabia que queria a área relacionada à saúde. Não, nunca tentei prestar vestibular para Medicina e não acabei entrando em Enfermagem por frustração. Desde o começo, escolhia Nutrição como opção. Não passei para Nutrição nas 8 vezes que tentei e conseguir ingressar em Enfermagem no último vestibular. Não era o que pretendia, mas fui me matricular. No início do curso, estava apaixonada pelas aulas, pois eram abrangentes e tratavam de temáticas que me interessavam. Assim que cheguei ao terceiro semestre, tive contato com a prática de Enfermagem. Não me agradou, pois não havia sentido, para mim. Logo, comecei a pensar em alternativas. Minha paixão por Medicina, desde criança, aflorou neste momento. Ainda não era o que eu queria, mas era uma nova possibilidade de desenvolver-me na área de saúde. Agora a pergunta: Se não era minha preferência, então por que optei por Medicina? Pelo fato de pensar que a Medicina era a única a estudar mais a fundo sobre saúde. Estava enganada, faltava-me o conhecimento da atuação de outras profissões. 

Não me interessava atender pacientes diretamente, mas sim buscar pela cura de suas doenças. Ainda que eu adorasse (adoro) ler livros relacionados ao bem-estar biopsicossocial das pessoas, como a importância de se considerar a cultura, religião e crenças na saúde e doença (pensamento antropológico) e valorizasse os relatos pessoais daquilo que os perturbava (dores, angústias) para auxiliar em seus tratamentos médico-hospitalares, minha paixão eram os laboratórios. 

Por algum motivo desconhecido, optei escolher Ciências Biológicas. Também não estava em meus planos, mas observei a atuação das professoras que mais tinha admiração, doutoras biólogas e analisei o currículo do curso. Acabei ingressando nesse curso. Descobri que poderia estudar a área de saúde com maior aprofundamento e descobrir curas e tratamentos para doenças, que era o meu propósito desde o começo, e também conseguiria atuar em laboratórios, realizando experimentos e pesquisando. Agora, estou mais do que certa de que Biologia era o meu tão pretendido curso.

Tem outro assunto que gostaria de deixar bem claro e que gerou uma enorme polêmica: o trancamento de matérias específicas da Enfermagem.  Ninguém, em sã consciência, consegue ficar bem em um ambiente hostilizado. Com que intuito alguém faria algo que não gosta próximo a pessoas que manifestam inimizade? Foi medíocre tirar palavras da minha boca dizendo "ela trancou porque disse que a Enfermagem não prestava e que ela era submissa à Medicina". Pelo amor de Deus, eu nunca disse isso. O problema não é a Enfermagem em si e sim as pessoas que estão no curso. Não me venham falar de princípios, pois quase ninguém da minha turma queria efetivamente Enfermagem. ^^ 

Agora que esclareci algumas coisas, vão viver suas vidas e por favor, evitem inventar conjecturas maldosas só para se sentirem superiores aos outros. Isso apenas irá prejudicá-los.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

A UnB

O fato de ser tão curiosa me leva a descobrir coisas interessantes na universidade. Penso que 4 anos de graduação seriam pouco para poder usufruir de todos benefícios que nos oferecem. Citarei e comentarei sobre todas as atividades que tive conhecimento.

Para começar, teria monitoria, PET (Programa de Educação Tutorial), ProIC (Programa de Iniciação Científica), PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão), Mobilidade Estudantil, Intercâmbio, Bolsas e Cursos de Verão e Inverno, Estágios e Grupos de Estudo. Devem haver outros, mas tenho mais conhecimento sobre esses.


Uma das primeiras formas de iniciar o contato com os professores seria pelo ProIC (Programa de Iniciação Científica) e pela monitoria. No segundo ou terceiro semestre, salvo exceções, os alunos que têm interesse por seguir o campo da pesquisa correm atrás de orientadores para serem bolsistas de ProIC (antigo PIBIC) ou voluntários, conforme disponibilidade e preferência pelos projetos. Cabe ao professor aceitar ou não, submeter o graduando a um processo seletivo ou simplesmente convidá-lo a participar da pesquisa. O contato e aceitação podem ser facilitados a partir da criação de um vínculo. Isso inclui a monitoria. 


Na monitoria, além de auxiliar os alunos na compreensão da matéria, o aluno fica mais vinculado ao orientador. Há a possibilidade de este convidá-lo para seu projeto, aprimorar o conhecimento em algum conteúdo e fazer cartas de recomendações para cursos fora da instituição de ensino. 

No segundo semestre, também é possível se associar-se como bolsista do PET (Programa de Educação Tutorial), mas necessita-se passar por um processo de seleção (análise de currículo e histórico, prova escrita, entrevista). O PET promove atividades de extensão (reuniões, cursos, palestras e seminários a respeito da área escolhida, no caso de Ciências Biológicas seria PET-BIO), atualiza temas científicos relevantes e aprimora o curso da graduação (grupos de estudo, grupo tutorial). É uma grande oportunidade de estar mais a par com assuntos relacionados à profissão e crescer como pessoa e acadêmico. Também pode-se ser voluntário do PET. 

Outro programa relacionado à extensão é o PIBEX (Programa Institucional de Bolsas de Extensão). Você pode ser bolsista propondo um projeto, mas deve estar de acordo com o edital e ter um orientador para coordená-lo. As atividades propostas devem envolver a sociedade e não apenas o ambiente acadêmico. Com exemplo, auxiliar em questões relacionadas à saúde da população (educação em saúde, prestar serviços).


A Mobilidade Estudantil seria um intercâmbio realizado em universidades federais conveniadas com a Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes da Instituições de Ensino Superior), com duração de 6 meses ou 1 ano. É uma ótima oportunidade de conhecer outros currículos acadêmicos e novos ambientes de pesquisa e fazer vínculos com professores ou com a instituição. Deve-se ter a equivalência de matérias, em que você cursa aquela que esteja de acordo com o plano de ensino da de instituição de origem (UnB). A própria universidade determina quais disciplinas são equivalentes.

O Intercâmbio, já ocorreria em outras universidades fora do país que teriam convênio com a UnB, ficando no máximo, por 1 ano nelas. Deve-se ter diploma de proficiência (TOEFL ou TOEIC, se for optar pelo inglês), mas no ato da inscrição, cobram apenas um diploma de nível intermediário. Precisa ficar atento às exigências da universidade que pretende fazer intercâmbio e aos pré-requisitos para se inscrever. Recorre-se ao INT (Assessorias de Assuntos Internacionais) para efetivar a solicitação.



Há um programa recente de intercâmbio internacional chamado Ciências sem Fronteiras, que oferece bolsas de estudo. Também tem duração de cerca de 1 ano e possui pré-requisitos quanto ao ingresso. 


Cursos de Verão e Inverno seriam outras atividades exercidas fora da universidade. Tem o curso de verão oferecido pela UnB, mas outras instituições de Ensino Superior também podem ofertar esse curso. A exemplo, teríamos a USP (verão e inverno) e Instituto Oswaldo Cruz (verão). Selecionam alunos com base nas menções, no rendimento acadêmico, no envolvimento com pesquisa, cartas de recomendação, dentre outros. 

Quanto à bolsa de Verão, tenho conhecimento da fornecida pela CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais). Para se inscrever, o aluno tem que estar no 4° semestre do curso. São analisados os currículos, históricos escolares e cartas de recomendação para seleção dos alunos. Oferecem passagem, hospedagem, ticket de alimentação, seguro-saúde e transporte local. Próximo à finalização do curso, necessita-se apresentar um pôster sobre os resultados do trabalho realizado sob orientação.

Os estágios também podem ser realizados dentro ou fora da universidade. Geralmente, requerem um bom tempo disponível, de 20h a 30h semanais. É bom para ganhar experiência prática e teórica. ^_^


Novos planos! o/

Estou dedicando este ano também para melhorar minha situação econômica. Falo a respeito de ter renda própria para comprar uma casa ou carro, gosto de ser independente financeiramente. ^^

Ultimamente ando procurando meios de investir meu dinheiro. Não, não é relacionado à Mega Sena e afins, isso não me interessa. Mas poupanças e ações têm me atraído! *-*~ 

Sei que o rendimento da poupança é baixíssimo, cerca de 6% ao ano. Claro que varia, pois não é uma taxa fixa, entretanto o rendimento mensal mínimo, geralmente é de 0,5%. Um bom investimento na poupança é começar com uma quantia razoável de dinheiro (ex. R$200,00) e aplicar mensalmente um valor fixo que esteja de acordo com o que "sobra" de sua renda. Não digo que sou uma economista entendida no assunto, só estou falando qual é a minha tática para poder ter um rendimento melhorado. Ainda estou estudando como fazer as aplicações. ^^

Quanto às ações, fui atrás de simuladores reais (FolhaInvest) e estou lendo um livro intitulado "Análise Fundamentalista: Como obter uma performance superior e consistente no mercado de ações" do autor José Kobori. Quero levar para frente essa ideia de investir em ações! ^_^ Pensava que era um investimento a curto prazo, um jeito melhor de se obter dinheiro com agilidade, porém descobri que é a longo prazo e deve-se atentar muito mais a assuntos relacionados à empresa do que o valor da ação em si. Nesse livro que citei, o autor demonstra exemplos relacionados à análise econômica e logística da empresa, dando a devida atenção para os pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades da empresa. 

Não li o livro todo ainda e acabei de começar a usar o FolhaInvest, por isso não consigo opinar sobre índices que utilizam como referência para investir nas ações. Sou incipiente no mercado de ações, vocês sabem disso. -_- Espero melhorar em breve e escolher com  cautela as ações! ^^ Acho que esse será outro hobbie. o.O 
  

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

News! :D

Fiquei algum tempo sem postar, para variar. -_- Estava resolvendo assuntos relacionados à minha saúde e meu futuro. ^_^

Sou uma pessoa bastante pró-ativa, não consigo ficar parada. Para manter esse pique todo, necessito estar bem. Ultimamente, ando sentindo muita fadiga sem motivo, insônia e algumas vezes, depressão. Nesta semana irei ao médico levar os resultados laboratoriais e manterei vocês atualizados. Fiz exames de rotina recentemente! ^.^

Mesmo com esses problemas, sempre estou fazendo algo. ^^ Desta vez, foquei em minha situação financeira. Meu intuito não é comprar tudo que desejo, mas sim ter uma casa própria. Agora estou indo atrás de imobiliárias e procurando por apartamentos. Não irei sozinha, vou morar com meu namorado, futuro marido. >.< É bom ter um cantinho só seu, né? 

Tenho uma novidade boa! Estou passando por um processo seletivo de estágio remunerado. \o\ Consegui ser aprovada na primeira fase, onde analisaram meu currículo lattes e o histórico escolar da faculdade. A segunda fase será na semana que vem e provavelmente terá entrevista e prova prática e/ou oral. Por isso, estou estudando e me esforçando! \o/ Muito além do dinheiro, é um laboratório que eu estava almejando bastante! Até entrei em contato com a coordenadora e marcamos de conversar no período de matrícula nas disciplinas. ^^ O problema deste estágio é a carga horária, pesadíssima, 30h semanais. Acham que é pouco? Agora somem com 22h de matérias! 55h por semana, incluindo os estudos e o trabalho. Se conseguir esse estágio, estarei incomunicável, porém muito feliz! xD

Dependendo da minha desenvoltura, quero solicitar PIBIC (iniciação científica) à coordenadora do laboratório. Realmente, sou apaixonada por pesquisa! Estar em algo que gosto, fazendo o que amo, não tem preço! ^-^ 

Mudando de assunto, também tenho meu querido grupo de estudos constituído de 9 alunos. ^^ É outro projeto que pretendo continuar, pois muitos estão apoiando e fortalecendo-o. Quem sabe com o tempo, eu possa transformar em algo concreto e oficializado! Já procurei e li sobre diversas entidades, mas nenhuma está relacionada ao grupo. O mais próximo é o PET (Programa de Educação Tutorial), um grupo que gostaria de me associar em breve! Traz muitos benefícios para crescermos enquanto acadêmicos e pessoas. Uma experiência única! ^^

Espero conseguir concretizar muito do que falei a vocês. x) Um sonho que não quero deixar morrer é o grupo de estudos que criei. Os alunos dão muito valor ao que falo, além de conseguirem explicar o que aprendem. Isso me deixa encantada! *-* Esse grupo requer muitas horas de estudo, pois é como se eu estivesse orientando-os. Não gosto de passar informações erradas, por isso fico lendo constantemente.

E estas foram as notícias! Até outra postagem! o/





sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Saúde em primeiro lugar! :D

Ultimamente ando me cuidando bastante. ^_^ Este mês, resolvi marcar todas consultas médicas possíveis.

Fui ao oftalmologista, fiz exame de vista e fotocoagulação no olho direito com laser de argônio para cicatrizar uma aderência do humor vítreo à retina. Não é nada preocupante, foi apenas um procedimento preventivo para não permitir que a retina seja descolada por algum descuido meu. Aí sim, levaria a consequências mais sérias, como cegueira. -_-

Marquei consulta com a ginecologista e a médica de família na semana que vem. Pretendo também ir a um gastroenterologista e até um neurologista, que são as especialidades mais importantes para minha saúde, no momento. 

Ainda estou à procura de uma nutricionista ou nutróloga. Necessito reorganizar minha dieta e mudar alguns hábitos alimentares. @_@

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Mudando o foco

Tem uma hora que cansa ser apenas mais um. E pior, trabalhar com um bando de néscios que se empenham para serem técnicos ao invés de jovens pesquisadores. Dependendo do resultado da seleção da irmã da minha amiga, vou desistir do laboratório que estagiei. Não vejo futuro ficar com eles. O lado bom é que vou focar no que realmente quero. 

Falta base para aqueles que acompanho. Tem uma em especial que gosto,  é bastante aplicada e domina muito o conteúdo, mas também comete erros na parte técnica. Muito mais do que aprender com simples alunos de iniciação científica,  gostaria de ser orientada por um(a) pós-graduando(a) que domine a teoria e a técnica, como foi no curso de verão da USP. Estudaram a aplicação, a utilização e os componentes das metodologias para nos ensinarem. Exatamente essa falta de auxílio que me prejudica. Supervisor? Não existe. 

Não me importa se a pessoa de IC está há 3 ou 4 anos estagiando nesse laboratório. Ela não sabe nem explicar os métodos. De quê adianta? Assim não é possível sequer começar um projeto de pesquisa, já que não se sabe os erros que podem surgir ao longo do experimento. 

Não obstante a todos esses fatos, tem uma aluna de IC que é bastante arrogante e me desanima a acompanhá-la. Outros dois ficam querendo fazer a técnica melhor que os demais. Torna-se um ambiente desagradável de muita competição e pouca produtividade. Se todos trabalhassem em grupo, conseguiríamos obter melhores resultados e até aprenderíamos mais uns com os outros. 

Meu intuito agora é procurar um novo laboratório que valorize meus esforços. Por enquanto, estou aguardando o resultado do estágio no laboratório de Biofísica Estrutural. A temática me interessa muito. Foi a mesma que escolhi na USP para escrever o relatório. ^_^

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

"Só sei que nada sei" (Platão)

Uma vez ouvi falar desta exímia frase de Platão: "Só sei que nada sei". Nunca li nada relacionado ao seu contexto, mas é um belo exemplo de humildade. Não sabe o significado de humildade? Uma virtude caracterizada pela consciência das próprias limitações. É algo que falta nas pessoas, atualmente. Vejo muita arrogância, algo como um descomedido orgulho ostensivo. As pessoas só pensam em pisar umas nas outras e se sentirem melhores, sem se preocuparem com o real significado da palavra sociedade (reflitam também).

Há uma colaboração mútua ou um individualismo exacerbado? Basta olhar a atitude dos que estão próximos a você. Em qualquer ambiente nos deparamos com esses sujeitos egocêntricos, mesmo na universidade não é diferente.

Qual o mérito que você ganha tratando alguém com desprezo? Inimizades e aversão intensa valem à pena? É uma perda de tempo. Se você quer chamar a atenção ou ser reconhecido, faça por merecer. Utilize o bom senso e aprenda a reconhecer seus limites. Saiba escutar e permute seu conhecimento. Evite ficar estancado no seu mundo invisível e egoísta, ajude os outros no aprendizado. ^^

Interpretando de outro modo a frase desta postagem, também penso que, quanto mais conhecimento adquiro, mais preciso ler a respeito e nunca saberei o bastante que necessito. Por isso, estou em busca constante de leituras, aprimorando o que sei. Nunca sozinha, há sempre alguém que me demonstra caminhos diferentes para chegar ao mesmo lugar. E isso, meus caros, eu chamo de simplicidade de caráter. ^_^ 



quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Disciplinas do 2° semestre

Obrigatórias

- Fundamentos de Física (4 créditos) 

- Histologia (6 créditos) 

- Morfologia e Taxonomia das Criptógamas (4 créditos)

- Métodos em Biologia 1 (4 créditos) 

- Meio Ambiente Físico e Ecossistemas (4 créditos) 

Total: 22 créditos (330 horas)



Optativas possíveis

- Introdução à Imunologia Experimental (6 créditos)  

OU

- Pesquisa em Imunologia (6 créditos)

OU

- Estágio Supervisionado em Imunologia (4 créditos)

Total: 26 ou 28 créditos (390 ou 420 horas)



Adicionais

- PIBIC (Iniciação Científica)
- LABBq (Liga Acadêmica de Biologia Molecular e Bioquímica)

OBS.: Ambas optativas complementam meu PIBIC, pois têm relação com o projeto que participarei. Posso cursar o estágio ou a pesquisa para obter créditos no PIBIC. ^^ 

Ter tempo dedicado à liga acadêmica que me preocupa. Como também aborda a temática de técnicas do PIBIC, irá enriquecer mais ainda minha iniciação científica, a pesquis ou o estágio. ^_^