domingo, 26 de agosto de 2012

Livre para voar o/

Desculpem o título filosófico, mas é o que estou sentindo agora. ^^ Infelizmente, deixei um projeto de lado para iniciar outro. Não sou mais bolsista de iniciação científica (PIBIC), porém agora posso me dedicar ao grupo de estudos.

Tudo bem, então por que fiz essa troca tão, aparentemente, absurda? Porque pesei na balança o que realmente ia me trazer mais benefícios e vi que continuar no PIBIC seria uma perda de tempo, devido a inúmeros motivos. Sei o quanto me esforcei para escrever o projeto, mas está na hora de seguir em frente e colocar outros planos em mente.

Comecei a pensar em efetivar meu grupo de estudos, que agora está sob orientação de uma doutora. ^^ Como tenho apoio moral e intelectual dela, poderei investir mais do que um simples grupo que se reúne para estudar sobre determinado tema. Posso até submeter a um edital de pesquisa com fomento do CNPq ou mesmo, da UnB. ^_^ Este será meu propósito daqui em diante! o/

O grupo foi ideia minha e continuará sendo, mesmo que ainda seja uma aluna de graduação. Não gosto de pessoas que descredenciam quem não tem poder político. Por isso, sempre deve-se tomar cuidado com esses desejos inovadores para não cair nas mãos erradas. Sou muito cautelosa, nesse aspecto.

O lado bom é que há bastante gente empenhada com o grupo e me incentivando bastante. ^^ Veremos o que irá acontecer nestes próximos meses... 

sábado, 18 de agosto de 2012

Lunch I cooked. ^^

I was inspired for cooking and seasoned a chicken with chopped onion and lemon, letting marinate for one day long at refrigerator. So I sprinkle grated parmesan cheese and put into the oven, for about 1 hour at medium heat. Then, I heated sliced carrots and poured in rice and mixed well with chopped onion too. (^ _ ^) This was the result: 

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Uma meta e sonho sendo realizados...

Finalmente, depois de alguns meses parados, retomei as atividades do grupo de estudos por incentivo do Scott, um amigo meu da Bio. ^^ 

Acho muito legal o fato do Scott divulgar sobre o meu grupo de estudos para os calouros. ^^ Ele indicou uma caloura que acabou de ingressar no curso de Biologia, mas já havia cursado outra graduação e estagiava em um laboratório de genética.

O problema maior do meu grupo foi não possuir um orientador. Por coincidência, esta caloura conhecia uma doutora interessada em nos orientar. Fiquei eufórica por saber que teria uma orientadora no grupo! Logo, saí divulgando para meus amigos e colegas da Biologia. Recrutamos mais 1 integrante no grupo!

Depois que convidei a doutora, ela quis marcar uma reunião e propôr atividades para nós! ^_^ É bem diferente do que esperava. Muitos não dão a mínima importância para esses convites e oportunidades. Lembro de ter pedido para outros professores nos orientar e de criar também um grupo de estudos no antigo laboratório que estagiava, mas não foi para frente. Bom, isso não importa mais! Tenho alunos interessados em aprender e estudar no meu atual grupo! :D

Fiquei procurando informações à cerca de grupos de estudo e li muitas coisas interessantes. Uma outra hora irei postar sobre, pois estou cansada e preciso dormir!

Assim que puder, irei explicar detalhadamente o que aconteceu e acontecerá nos próximos dias. ^^

Só sei que este grupo de estudos irá nos fortalecer, auxiliará a desenvolver aptidões e será uma grande oportunidade para crescermos no âmbito acadêmico!

Até outra postagem...







sábado, 4 de agosto de 2012

Estágio na CNPEM

Estou determinada a cumprir uma meta, que é entrar no estágio da CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), no LNBio (Laboratório Nacional de Biociências). O período de duração é de 1 ano. Para isso, necessito desenvolver a parte relativa à teoria e prática laboratorial. 

De tanto ir à procura de eventos científicos e cursos em outras instituições, encontrei este estágio. O processo de seleção possui cinco fases, sendo: análise de currículo, avaliação técnica, dinâmica de grupo, entrevista e admissão na área escolhida para estagiar. Sei o quanto precisarei estudar e me dedicar, mas realizarei meu sonho de atuar no campo da pesquisa que tanto gosto. No estágio, oferecem bolsa-auxílio, assistência médica, seguro de vida, transporte fretado e vale-transporte, além de alimentação local. O CNPEM situa-se em Campinas e o LNBio também. ^^

Ao final, dependendo do desempenho, podem empregar os estagiários. Seria ótimo acabar a faculdade já com um emprego e este é o meu propósito. ^^

Por enquanto, estou enriquecendo meu currículo vitae Lattes (currículo de pesquisa). Frequento congressos, simpósios, cursos de extensão e também atuo em uma iniciação científica (IC) no Laboratório de Biofísica Molecular da UnB. 

Para participar de alguns cursos de extensão no verão ou inverno, há a necessidade de se apresentar pôsteres e necessito estar na IC para produzir resultado (outra importância da IC para nós, graduandos). ^^ Estes cursos auxiliam na manutenção de vínculos com outras instituições e  pesquisadores, ponto muito importante a destacar, enquanto cientista. Precisamos de outros pesquisadores para poder desenvolver melhor nossos projetos. ^_^ Também é possível ter contato com outras técnicas mais atualizadas ou inovadoras nestes cursos, usufruindo delas. ^^ 


Recentemente, fiz o curso de verão de Bioquímica e Biologia Molecular na USP e vi técnicas as quais não imaginava que existiam. Esse curso propiciou minha entrada no Laboratório de Biofísica Molecular da UnB, pois estagiei no Laboratório de Biologia Estrutural da USP e trabalhei com técnicas biofísicas (espectroscópicas) e bioquímicas (cromatográficas).