Minhas Receitas Preferidas


Bisteca de Porco com Abacaxi ao Forno

Ingredientes:
- 6 bistecas de porco
- 1 limão
- 2 talos de cebolinha verde picados
- 1 abacaxi cortado em rodelas sem miolo
- Sal (a gosto)

Modo de Preparo:

Pré-aquecer o forno em 250°C. Temperar as bistecas com limão, pitada sal e cebolinha verde, colocá-las em uma fôrma de alumínio e acrescentar as rodelas de abacaxi em cima. Pôr a fôrma no forno em temperatura média (230-250°C) e esperar dourar, aguardando por 1h30.

Dificuldade: Fácil
Tempo de Preparo: 1h30min-2h
Rendimento: 3 pessoas

Strogonoff de Carne

Ingredientes:
- 500g de patinho cortado em cubos
- 1 caixa de creme de leite
-  1/2 lata de molho de tomate
- 1 pote de champignon (inteiros ou fatiados)
- 1/2 cebola cortada em cubos
- 1/4 de manteiga
- Sal (a gosto)

Modo de preparo: 

Em uma panela, aquecer a manteiga em fogo médio, acrescentar o patinho, misturar e esperar a coloração avermelhada da carne desaparecer. Em seguida, pôr a cebola em cubos, mexer e aguardar até que fique transparente. Acrescentar o molho de tomate diluído em meio copo de água na panela e colocar os champignons, misturar novamente. Despejar o creme de leite, mexer e desligar o fogo antes de levantar fervura. Servir.

Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 min
Rendimento: 3-4 pessoas

Filé de Peixe Frito ao Molho Tártaro

Fricassé de Frango











Ingredientes:
- 2 peitos de frango desossados
- 1 limão
- 1 caixa de creme de leite
- 1/2 cebola picada em cubinhos
- 1 lata de milho (ou 2 espigas de milho cozidas)
- 1 pacote de batata-palha
- 1/5 de manteiga
- Sal a gosto

Modo de preparo:
Temperar com sal os dois peitos de frango, colocá-los na panela (pode ser Inox) com água até cobri-los. Levar a panela ao fogo médio e esperar a carne do frango ficar esbranquiçada e macia. Retirar o excesso de água e acrescentar o sumo (suco) do limão aos frangos. Em outra panela (preta em alumínio), pôr a manteiga e depois a cebola picada em cubinhos, misturar com uma colher de madeira até dourar. Assim que as cebolas estiverem douradas, colocar os peitos de frango inteiros e cortá-los com a colher, desfiando o frango. Após desfiá-los por inteiro, pôr o milho, mexer um pouco e acrescentar o creme de leite, abaixando o fogo. Misturar até que os frangos e o milho fiquem cobertos com o creme de leite e desligar o fogo. Em um refratário médio, colocar essa mistura e cobri-la inteira com batata-palha. Servir em seguida.


Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 20-30 minutos
Rendimento: 3 pessoas

Dicas:
- Uma marca excelente de batata-palha que utilizo no Fricassé é a Kari Kari. Significa crocante, no idioma japonês. Faz jus ao nome, pois é muito saborosa e crocante. Não tenho conhecimento se é comercializada em outros estados ou apenas no DF. Para aqueles que estiverem com hipercolesterolemia e/ou hipertrigliceridemia, consumam com cautela porque contém gordura vegetal hidrogenada, a gordura transaturada, "vilã" do sangue.

-  Se tiverem tempo disponível, desfiem os peitos de frango à mão (demora em torno de 1h30). Como gosto de praticidade e não aguento ficar muitas horas cozinhando (pois cansa), prefiro cortar com uma colher, leva cerca de 20 minutos para ficar bem desfiado.

- O limão possui enzimas que facilitam a digestão de alimentos gordurosos. Ao colocá-lo no frango, pode-se reduzir o efeito de hormônios potencialmente alergênicos e deixá-lo com menos gordura.

Nenhum comentário: