Para que sentir dor sem necessidade? Por isso que estou procurando sobre Fibromialgia em plena madrugada. Não acredito que apenas os medicamentos que a minha amiga esteja tomando sejam suficientes. Até que ela me ligou e disse que o efeito do remédio passa após 8 horas, com o retorno da dor.
Acredito que o tratamento eficaz é aquele em que são acrescentadas terapias farmacológicas (se possível, homeopáticas) associadas a não-medicamentosas.
Primeiramente, darei uma breve informação do que seria a Fibromialgia:
" A Fibromialgia é uma síndrome caracterizada por uma dor crônica de grande distribuição em combinação à brandura da palpação de pontos sensíveis específicos corporais, na ausência de outras doenças orgânicas aparentes. Está frequentemente associada a outros sintomas, como fadiga constante, dores de cabeça, diminuição da capacidade cognitiva e de memória, transtornos de humor, inflexibilidade das juntas e insônia."
(SOLITA, Bruce M. Fibromyalgia. Bull NYU Hosp Joint Diseases, v. 68, n.3, p. 157-61, 2010.)
Neste mesmo artigo achei uma parte falando sobre tratamentos não-farmacológicos com a referência de um artigo que tratava sobre esse mesmo assunto. Fui atrás do outro artigo e li um trecho bem interessante que dizia o seguinte:
" A manipulação do tecido conjuntivo e a massagem tem produzido resultados positivos com a redução da depressão, intensidade da dor e da quantidade de analgésicos utilizados."
(GOLDENBERG, Don L., BURCKHARDT, Carol, CROFFORD, Leslie. Management of Fibromyalgia Syndrome. J Amer Med Assoc, v. 292, n. 19, p. 2388-2395, novembro, 2004.)
Gostei bastante desta informação, pois era exatamente o que estava pensando: intervir com massagens. Minha amiga diz que sua contratura muscular não permite a aplicação de massagens. Claro que complica, mas não torna impossível a utilização deste metódo. Ainda estou pesquisando sobre contratura e massagem. Encontrei um artigo, porém não sei se é útil. Fala sobre a classificação de contraturas musculares no glúteo de crianças e os resultados de diferentes tipos de tratamento. Um dos tratamentos é a massagem:
" A massagem e a fisioterapia, assim como a diatermia por ondas curtas e bolsas térmicas foram as técnicas de manejo não-operatórias básicas utilizadas para os pacientes do estudo... no entanto, essas técnicas foram mais efetivas em pacientes de level I com contratura muscular glúteas." Isto é, em pacientes que não são capazes de cruzar as pernas, de acordo com o artigo.
(ZHAO, Chen-Guang et al. Classification of gluteal muscle contracture in children and outcome of different treatments. BioMed Central Musculoskel Disord, v. 10, n. 34, 2009.)
Apesar de ser muito específico, talvez ajude em algo. Generalizar que não se pode receber massagem em contraturas musculares é um pouco equivocado.
Como sou bem persistente, acharei um meio de aliviar sua dor, viu? Será a mais natural possível...