segunda-feira, 23 de julho de 2012

Curso de Extensão no Instituto Butantan ^^

O Instituto Butantan oferece cursos de divulgação e de extensão de valor acessível todo o mês. ^^ Sabendo disso, fui atrás de algum que ocorreria em Julho e acabei achando o curso sobre o código genético. Fiz a inscrição, ainda sobravam 10 vagas, de 30. -_-' 

Aproveitei a oportunidade e falei com uma amiga (Ceila, que conheci na USP) sobre esse curso. Ela também se inscreveu e fez comigo. ^_^ Adoro ter boas companhias. Ela é uma pessoa bastante comprometida e assim como eu, tem bastante sede de conhecimento. 

O curso ocorreu no período de uma semana, com exceção do fim de semana e foi maravilhoso. A professora detinha um amplo conhecimento sobre genética e a didática dela era bastante curiosa. Utilizou exemplos materiais para demonstrar os conceitos (instrumento musical, espirais de encadernação, jardim de areia). 


Não esperava que houvesse tanto aprofundamento, pensava que era algo mais superficial. Mas a professora soube interligar Citologia, Bioquímica, Biologia Molecular, Genética e Evolução em apenas 5 dias de aulas ministradas.

Foi um curso que valeu cada minuto, pois além de nos passar o conteúdo, a professora também nos ensinou lições de vida. 


O nome da professora é Itamar Romano Garcia Ruiz, um exemplo de professora que deveria ser seguido. 


quinta-feira, 12 de julho de 2012

Novidades da semana

Estou em São Paulo, na companhia do meu namorado, descansando um pouco. ^^ Mas não pensem que fico à toa. Tenho que entregar dois relatórios de uma disciplina de Biofísica (Pesquisa em Biofísica) até o final da greve. E acreditem, a professora é a minha orientadora do PIBIC, ou seja, a cobrança é quadruplicada. Procuro fazer o relatório com o máximo de excelência possível, pois além de ser comprometida com meus afazeres, também sou dedicada e gosto de demonstrar minhas aptidões quando escrevo algo (principalmente para alguém que duvida da minha capacidade). Os relatórios seriam sobre a BSA (albumina sérica bovina) e o BTCI (proteína encontrada no feijão-de-corda, seus peptídeos são o objeto de estudo da minha iniciação científica).

Quando empolgo com algo, não paro de ler, até extrair o máximo de informação possível. -_-' Foi o que aconteceu no trabalho de MAFE (Meio Ambiente Físico e Ecossistemas). Fiquei tão envolvida com o trabalho de sucessão ecológica de algas que li umas seis dissertações de mestrado para escrever o trabalho escrito. E a nota não poderia ter sido melhor, obtive 100% da nota dele e somada à apresentação oral com uma amiga, foram 24 de 25 pontos no total (meus professores trabalham com valores em dezenas e centenas, sendo 100 - SS, os 25 pontos seriam 1/4 da nota final). A melhor parte foi ouvir elogios de ambos os professores e de outra professora querida de Criptógamas que nos auxiliou. Reconhecimento é algo indescritível e faz bem para o estima e a alma. ^^

Agora, estou me dedicando o quanto posso nos relatórios que citei. A minha orientadora desconhece minhas aptidões (pois não me conhece) e está bastante receosa em relação ao meu potencial, pois aconteceram uns momentos adversos meses atrás com a doutoranda dela que acompanhava na Embrapa.

Detesto quando não sabem dar valor, principalmente quando eu que tomo iniciativa e procuro uma orientadora. Não irei desistir do meu PIBIC e posso recuperar todo o tempo perdido, é algo de meu interesse, estudo para isso.

O resultado do PIBIC saiu esta semana e consegui a bolsa. Não quero perder essa oportunidade de adquirir mais conhecimento e prática. Muito além do dinheiro, tenho amor ao que faço e não permitirei que ninguém interfira nos meus objetivos. Deixarei de fazer algumas disciplinas obrigatórias (que não alteram meu fluxo) para poder me dedicar quase que exclusivamente ao projeto de pesquisa. Busco a primazia. ^^


segunda-feira, 9 de julho de 2012

O início da redação de um artigo científico...


Estou preparada para encarar novos desafios e desta vez, será uma tarefa árdua que levará um bom tempo. Eu e uma amiga começaremos a escrever nosso primeiro artigo, com a orientação de um dos nossos professores. Provavelmente, escolheremos alguém que trabalhe com nanopartículas.


Muitos professores admiram o comprometimento e dedicação que temos com a nossa graduação. Poderíamos escolher redigir sobre Ficologia (estudo das algas), Ecologia ou Química Orgânica, mas nos identificamos muito com Histologia (citei essas áreas porque são as de atuação dos professores que nos oferecem apoio). A professora de Histologia trabalha com nanopartículas, que é um assunto bastante interessante (minha orientadora de Biofísica Molecular também trabalha com nanopartículas, mas ultimamente não estou com vontade de solicitar nada para ela o.õ). Já a minha amiga trabalha com Genética, porém não é um tema que me atraia tanto ao ponto de conseguir ler muito. 


Para redigir um bom artigo, deveremos ler dezenas de outros artigos e esgotar o máximo de informação disponível. Não tenho pressa em fazê-lo. Se for para publicar, que seja escrito com qualidade!! Como somos perfeccionistas, com certeza, procuraremos redigir com louvor. ^^v

O tipo de artigo a ser escrito será um artigo de revisão ou outro que eles puderem sugerir. ^-^