quinta-feira, 23 de julho de 2009

Não tenho muito o que dizer, só vim aqui atualizar um pouco as postagens... ^^

O curso RCA/SUS está indo perfeitamente bem, apesar dos textos serem longos, tenho aprendido muito... estou certa de que esteja aprimorando meu conhecimento, além de desenvolver melhor minha escrita. Não acho que qualquer pessoa conseguiria fazê-lo, pois deve-se ter uma boa compreensão e interpretação de leituras, caso contrário, você se perde. Apenas a título de curiosidade irei postar o que eu tenho escrito nesse curso, lendo e procurando outras fontes para consultar, disponho a seguir as respostas das assertivas:

Atividade 1 - "Citar um fato marcante na história das políticas de saúde do Brasil" (De 5 a 10 linhas)
No ano de 1986, a realização da 8ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília, marcou a história das políticas de saúde do Brasil com a participação de trabalhadores, usuários e uma fração de prestadores do serviço de saúde de diversas partes do país. Seu eixo de discussão abrangia as possibilidades de se modificar o sistema de saúde brasileiro, abrindo o espaço para a elaboração de propostas que puderam contribuir com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) na Constituição Brasileira de 1988, posteriormente.
O SUS reconhece a saúde como um direito a ser assegurado pelo Estado, possuindo seus princípios norteados na universalidade, eqüidade e integralidade, cuja organização, a qual inclui participantes da população, se encontra descentralizada e hierarquizada.

Atividade 2 - "O que você sugere para melhorar o SUS" (De 5 a 10 linhas)
Um dos fatores mais preocupantes do SUS é a superlotação das emergências e hospitais decorrente de um processo histórico de internações por condições vulneráveis ao atendimento ambulatorial. Esse problema poderia ser reduzido ao ter-se um maior enfoque sobre o fortalecimento da atenção básica, que, provavelmente, reverteria esse quadro crítico de assistência à saúde e conforme o Ministério da Saúde (2009), articularia um conjunto de ações, no âmbito individual e coletivo, que abrangeria a promoção e a proteção da saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde, complementando-se à utilização de tecnologias de elevada complexidade e baixa densidade, que poderiam resolver as problemáticas de saúde mais freqüentes e de maior relevância.

Atividade 3 - Glossário de termos utilizados no SUS (Sem limitação de linhas)
O Pacto pela Saúde, divulgado na portaria nº 399 do dia 22 de fevereiro de 2006 com a aprovação de suas diretrizes operacionais, é publicado em março de 2006, instituindo a inovação de bases de acordo com as necessidades e com a realidade social de cada localidade e região que representaria, possivelmente, uma modificação drástica na operacionalização do sistema de saúde em vigor, na perspectiva de superar problemas políticos, técnicos e administrativos que dificultam a participação mais efetiva e autônoma dos municípios na gestão do SUS e apresentaria inovações na ordem de convocação da mobilização social em defesa do SUS; dos processos de gestão mais solidários que objetivam a promoção inovadora de instrumentos e ações continuadas de gestão, reunindo um conjunto de reformas institucionais pactuadas entre as esferas União, Estados e Municípios; o financiamento e o planejamento da saúde no âmbito municipal, regional e estadual, cabendo aos atores envolvidos no SUS, a compreensão do seu papel nessas mudanças e assumindo atitudes de co-responsabilidade neste processo.
Redefine as responsabilidades de cada gestor para as necessidades de saúde da população, em busca de uma eqüidade social, sendo a adesão decorrente da construção do Termo de Compromisso de Gestão (TCG), com a substituição dos processos de habilitação das diversas formas de gestão anteriormente vigentes, estabelecendo-se metas e compromissos para cada ente da Federação.
Sua finalidade maior é promover a melhoria da quantidade e qualidade dos serviços ofertados à população e a garantia do acesso de todos a esses serviços.
É anualmente revisado, baseando-se nos princípios da participação social, universalização e integralidade do SUS, tendo-se a ênfase nas necessidades de saúde da população, o que implicaria a definição de prioridades articuladas e integradas em seus três componentes: Pacto pela Vida, Pacto em Defesa do SUS e Pacto de Gestão do SUS. O primeiro estabelece compromissos para atingir metas sanitárias entre os gestores do SUS, embasando-se na definição de prioridades que resultem no impacto real ao nível de vida e saúde da população brasileira. O segundo regula compromissos políticos envolvendo o Estado, a fim de consolidar a efetivação do processo da Reforma Sanitária Brasileira, conforme o que foi inscrito na Constituição Federal. E o último, define as responsabilidades sanitárias de cada gestor municipal, estadual e federal para a gestão do SUS, nos aspectos da gestão do trabalho, educação na saúde, descentralização, regionalização, financiamento, planejamento, programação pactuada e integrada, regulação das ações e serviços, monitoramento e avaliação, auditoria e participação e controle social.


Por enquanto, essas foram as atividades propostas no curso e sendo que outras duas estão em andamento. Obtive nota máxima nessas três atividades sugeridas, fechando o módulo com SS.

Hoje irei à FCE terminar o mural de enfermagem junto com o CA (parte dele) e reuniremos com os calouros para decidir os trotes e outras coisas. Gostaria de ressaltar que uma integrante fez um trabalho ótimo sobre as entidades de Enfermagem para colocarmos no mural. Mesmo o CA penando pela falta de participação de muitos membros, há duas pessoas que estão exercendo uma ótima função nas suas coordenadorias, a de Comunicação e a Financeira. Acho que elas estão bem motivadas e se empenhando bastante. Quanto a minha coordenadoria, Formação Política, não sei ao certo o que fazer exatamente, mas tenho participado de vários cargos no CA, incluindo aqueles não instituídos na minha função. O importante é fazer o CA andar e ajudar, o máximo possível, os estudantes de Enfermagem.

Segunda-feira começa o curso de Oratória Emocional e semana que vem continuarei as "benditas" aulas práticas da auto-escola (as 6 que restam para concluir). Não creio que esteja preparada para fazer o teste, ainda preciso melhorar muito... só continuando para saber...

Ainda quero sair com o povo antes de começarem as aulas! (- _ -) Não consegui encontrar com a Karli, o Bruno está viajando, a Lory chega semana que vem e a Gabi, posso marcar de sair no mesmo dia que a Lory, já que ambas se conhecem... (ainda estou chateada porque a Gabi não passou em Medicina.. ._.)

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