Ontem foi um dia e tanto, viu! o.o'
Fazia tempo que não ouvia tantas coisas boas a meu respeito... foi tão bom! ^^
Apesar de ter ido bem pior do que esperava na prova de Semiologia e Semiotécnica 1, tive uns momentos muito interessantes.
Bem, primeiramente (só para atualizar vocês) fui fazer uma prova prática dessa matéria ontem. Como falei uns meses atrás, este semestre me senti esgotada física e psicologicamente. Sabe quando se está no limite? Então não fiz questão de me esforçar e estudar tanto, pois estou com falta de energia e cansada (isso reflete muito no meu desempenho acadêmico). Além de ter chegado atrasada em todas as aulas (nem tinha vontade de sair da cama ou acordar, só fazia isso porque era obrigada) e de ter faltado a última aula (porque meus colegas medíocres nem me avisam que o dia da prova tinha mudado e eu perdi a revisão da prova, simplesmente). Não obstante a isso, não entreguei um trabalho que valia 1,0 ponto da minha nota (pelo mesmo motivo). Mas tudo bem, os professores sabem como me empenho para fazer o melhor que posso. A nota que obtive nessa prova foi exatamente a média. Tive que fazer uma avaliação do sistema respiratório (inspeção, ausculta, percussão e palpação). Não sei se foram os milhões de problemas que vieram aos meus pensamentos, mas acabei esquecendo a teoria e a ordem de cada processo... ._. aí, já sabem.... (somado ao nervosismo de estar sendo avaliada).
E é por esses e outros problemas em vários aspectos da faculdade que acabei procurando o SOU (Serviço de Orientação ao Universitário). Nesse serviço, atuam uma psicóloga e uma pedagoga. Contei como era meu desempenho acadêmico (IRA = 4,192 de 5), no histórico escolar só continha um MM, dos três semestres que cursei (aquele MM de Saúde e Sociedade 1 por causa do meu grupo que não entrou em um consenso, no primeiro semestre), quais eram minhas metas como acadêmica, falei da bolsa de pesquisa (que meu professor me convidou), disse sobre ser monitora por querer apenas ajudar os alunos a crescerem e poder passar meu conhecimento a eles, contribuindo com o aprendizado deles e outras coisas mais (sobre meu namoro, família, interação com colegas e tal)...
Vocês não fazem idéia, mas vou contar. Queria muito ser monitora de MAD1 (Mecanismos de Agressão e Defesa 1), mas perdi o tempo de me inscrever como monitora e acabei não conseguindo ser. Só que insisti tanto (e perturbei) a professora para me deixar participar que acabei me tornando uma monitora que não recebia bolsa, nem créditos. Mas a professora conversou com o pessoal da secretaria e disseram que eu poderia fazer monitoria este semestre e me inscrever no próximo semestre para concessão de créditos. Como sempre, dediquei-me o máximo que pude. Lia e relembrava com antecedência a matéria que os alunos precisavam estudar para a prova, fazia a leitura de artigos dos seminários (em inglês) para ver no que poderia ajudá-los, dava monitoria duas vezes por semana, tive que corrigir estudos dirigidos dos alunos (por isso que estou gripada, fiquei uma tarde tentando corrigir tudo e pegando vento, já que não haviam salas desocupadas e a biblioteca ainda não estava em funcionamento). Nessas três últimas semanas, descobri umas colegas que estavam quase reprovando nessa matéria e meu coração falou mais alto do que o meu cansaço. Fui extremamente empática, não fiquei com pena delas, porém queria que passassem dessa matéria a todo custo. Então, resolvi fazer monitoria três vezes por semana (na terça 10h-12h, quinta e sexta 12h-14h). Mesmo não tendo tempo para realizar minhas atividades das outras matérias, fiz isso. No primeiro dia, elas me deixaram esperando e não avisaram nada (foi um dia que meu seminário da disciplina Introdução a Processos Fotoquímicos e Fotobiológicos tinha sido um fracasso total e eu fiquei arrasada). No segundo dia, também... no terceiro dia, chegaram atrasadas, mas foram. Não sabiam nada da matéria. Fiquei um pouco desapontada, no entanto estava confiante de que elas iriam recuperar o tempo perdido. A partir desse dia, começaram a frequentar quando podiam (quinta e sexta, no meu horário de almoço) e foi muito produtivo para mim e para elas. Aprendi bastante sobre Patologia, mais do que eu tinha conhecimento...tivemos um crescimento de ambos os lados (meu e delas). Resolvemos juntas o estudo dirigido que a professora solicitou e outros que eu e uma outra monitora fizemos. Elas quase gabaritavam todos os exercícios. Acreditei muito nelas. Na terça, fizeram a última prova e pelo que me disseram, não foram bem. -.-' Só que parece que acertaram todas as questões que estudamos e isso já me deixou satisfeita, apesar de não termos alcançado a meta. Pelo menos, ouvi: "Mas aprendemos muitas coisas, mesmo. Muito obrigada, você ajudou muito." (algo nesse sentido, não lembro exatamente). Elas só precisavam de um empurrãozinho e eu fiz o que pude... ^^ isso me deixa bem! x3
Ah sim, ainda sobre a monitoria... fui até a sala dos professores, procurar mais estudos dirigidos para corrigir e perguntar para a professora se o período de monitoria semanal havia terminado. Não achei outros estudos e a professora falou que acabou a monitoria. Disse que queria a qualquer custo me passar a bolsa REUNI de uma monitora que queria sair, mas falei que já tinha aceitado a bolsa de pesquisa e ela sabe que não posso ganhar duas bolsas. Perguntou como ia ser essa pesquisa do meu professor (talvez estivesse interessada em me convidar para a pesquisa dela, pois foi ela e outra professora que me fizeram outro convite de pesquisa no curso de verão passado) e falou que quer me ter como monitora novamente (!!!!!!!!!!!!!!!!!! \o/) quando estiver disponível. Respondi: "Claro!" Ela é uma das professoras que admiro como excelente profissional naquela faculdade. É bastante criteriosa, estudiosa, organizada e tem um domínio excelente do conteúdo.
Voltando ao assunto sobre o SOU, conversei com a pedagoga, já que a psicóloga está de férias, pois tinha me convocado para aparecer lá. Ela comentou que há professores que apostam muito no meu potencial, mas estão preocupados com a queda do meu desempenho acadêmico e com meu problema de inter-relacionamento pessoal (minha timidez.. xP). Um deles é o coordenador do meu curso (achava que ele me detestava) e uma professora de Enfermagem. Todo mundo dizia que esse coordenador era um carrasco, mas sempre respeitei e admirei muito o exercício profissional dele. Ele sempre me apoiou muito, mas nunca tinha parado para pensar nisso. E eu realmente não fazia idéia que os professores reparavam nos alunos, sinceramente. Descobri que estava errada... a professora até se ofereceu para me ajudar nessa questão da timidez e insegurança de falar. Disseram que irão convocá-la em uma próxima vez (ai xD). Falei pessoalmente com ela que tinha ido ao SOU e que vou trabalhar com eles esse meu problema (vamos encenar entrevistas... tenho sérios problemas de olhar nos olhos de alguém que não confio e/ou não gosto e iniciar diálogos com os pacientes). Ela disse que se eu precisar, posso contar com ela e deu uma piscada de olho (nya, que fofa, não?). Como os professores sabem quais são os alunos mais esforçados e de destaque, ainda parece uma incógnita para mim.
Bom, para alívio de quem se preocupa comigo.... marquei uma consulta com um psiquiatra. ^^ Espero que meu humor, energia e vigor retornem. Serei uma ótima aluna novamente... não vou me afundar mais. Devo dar um BASTA nisso.
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