terça-feira, 31 de maio de 2011

Fotinhos dos parasitos

Depois da aula de botânica, aprendi a tirar foto na lupa e procurei aplicar a mesma técnica no microscópio. Felizmente, consegui imagens boas dos parasitos na aula de MAD3 - Prática de hoje. Aqui estão:




















domingo, 29 de maio de 2011

Notas do semestre (primeira prova)

Tenho conhecimento da nota de três disciplinas: 


Língua Japonesa 1 (LJ1) = 9,9 (Prova escrita) + 9,6 (Prova oral)
Mecanismos de Agressão e Defesa 3 - Prática (MAD3 - Prática) = 6,95 (mais 0,05 pontos ficava com 7,0 u.u... vou ver no que posso ganhar esses pontos quando for conferir a prova ._.)
Organografia e Sistemática Fanerofítica (OSF) = 3,4 (Prova prática + prova escrita)

Fiquei horrorizada com OSF. NUNCA HAVIA TIRADO NOTA ABAIXO DA MÉDIA, desde então... não é por não saber a matéria e sim estar cansada... foi a semana de ir aos locais de pesquisa e não conseguir descansar. Na quinta-feira pela manhã, tive prova discursiva de Introdução às Análises Clínicas (IAC) e à noite, a de OSF. Fiquei exausta, nem li direito os comandos das questões.Vou ter que no mínimo, gabaritar a última prova e ainda assim, ficarei com MM....( que droga ir MM no meu boletim de Ciências Biológicas..... vou cursar de novo essa matéria, sem requerer aproveitamento de créditos. o.õ)


Dia cansativo! (- _ -') Porém, estou MUITO feliz!!!

Estou em sampa, não sei se lembram de quando comentei que ia viajar. (^ _ ^)" Hoje foi um dia em tanto, fiquei muito feliz! Vou escrever de modo um pouco mais detalhado do que aconteceu... (o . o)

Acordamos 6h30 da manhã, em pleno sábado, pois Neguis e seu grupo teriam que apresentar o pré-projeto do TCC (trabalho de conclusão de curso) na faculdade as 7h30min. Chegamos no horário e aguardamos alguns grupos apresentarem, o do Neguis seria o terceiro grupo. Observei que ele estava apreensivo e nervoso, mas felizmente tudo ocorreu bem. O pré-projeto dele era sobre cadastramento de usuários em estúdio de tatuagem. Na verdade, é uma programação feita para auxiliar o monitoramento de atividades, registros de clientes, custos, etc. de um estúdio de tatuagem. Achei interessante, pois adoro tatuagem!! (* - *)~ Neguis e o grupo tinham muito conhecimento do conteúdo do trabalho (posso dizer que é um trabalho em equipe, pois todos colaboraram com a construção do todo, tendo um objetivo em comum). Após o término das apresentações, lanchamos no intervalo da aula (particularmente, eu estava morrendo de fome! _ _'), rimos e zoamos de umas besteiras que seus amigos do TCC falavam (como fumar pelo nariz, fazendo fotossíntese) e acompanhei Neguis em outra aula, a de Teorias de Sistemas da Informação (algumas partes me lembravam aquelas que tive em Teorias e Modelos de Administração).

Voltamos para casa dele e algumas horas depois, fomos à Liba (Praça da Liberdade). Entramos no Shopping SoGo e procuramos pela minha loja querida de bolsas. As bolsas não são caras e costumam ter ótima qualidade, por isso que comprei uma impecável (colocarei uma foto para vocês verem).

Nisso, encontramos a Midori que logo se distanciou de nós para procurar um binóculos (?) e disse que mais tarde nos reencontraria. Continuamos percorrendo os 4 andares, comprei um pijama, um omiyague (lembrancinha) e um presente para o Wilton (que faz aniversário no dia que retornarei de viagem). Experimentei diversas roupas (nenhuma ficou boa, então não comprei). Umas 19h, procuramos um restaurante de comida japonesa e fizemos nossos pedidos para o jantar. Posso dizer que foi um belo jantar, pois conversamos bastante, rimos, brincamos, fizemos declarações um para o outro, algo bem natural que fazemos quase todas as vezes que nos vimos... ^_^ ele simplesmente me conquista cada vez que nos reencontramos... ( é uma sensação maravilhosa...)

Voltamos para casa umas 23h, exaustos. Tomamos chá de Erva Doce e Neguis logo adormeceu (está roncando no momento -.-).

Apesar de ter parecido um dia simples, para mim, foi um dia inesquecível em que pude resgatar minha alma de criança e despertar a vontade de querer agir de acordo com a minha idade, sem excedentes, sendo apenas uma jovem adulta de 22 anos sabe aproveitar a vida. 

terça-feira, 24 de maio de 2011

Viajando para SP nessa sexta ^_^

Bom, esqueci de avisar vocês que irei para sampa, no casamento da chefe do Neguis. (^ _ ^) Ficarei desde sexta de manhã à segunda à noite. Faltarei minha aula de japonês, mas tudo bem. (- _ -') O que não faço para ficar com meu gatinho, né? x3 Felizmente, tive que desembolsar uma pequena quantia do meu bolso e sobrou algum dinheiro. Quero descansar um pouco... ando muito estressada... (x . x)

Estava até almejando ir ao Kodama (evento de anime) esse fim de semana, mas como estou indo para SP, já dá para entender que não vou, né? xD 

Tenho cantado uma musiquinha chamada "Princess Mononoke Theme Song", lembro de tê-la ouvido em um filme (anime). Acho que Ray se lembra de Mononoke Hime (もののけ姫) que assistimos muitos anos atrás, lá no SESC da Asa Sul. Lembro o quanto fiquei chocada com esse desenho, muito sangue e meio macabro, principalmente com aqueles seres que rodavam a cabeça em 180°. (u _ u)

Quero cantar no Animekê essa música, por isso estou praticando desde já!  (* - *) Quem sabe cante no Animecon ou Anime Friends por diversão, sem competir. ( ̄▽ ̄)'

domingo, 22 de maio de 2011

Ainda fazendo o atlas...

Dá muito trabalho fazer o atlas que solicitaram. Só para vocês terem uma idéia, estou usando 8 livros como referência. Tirei foto deles, apenas por curiosidade, para saberem do que se trata:


Todos os livros são locados da Biblioteca da UnB. (^ _ ^) Como quase ninguém tem interesse em fazer o empréstimo deles, consegui renovar por 2 meses. O oitavo livro tenho disposto na formatação .PDF. 

O bom é que já estou progredindo na confecção do atlas. De 52 páginas, fiz efetivamente 10 páginas e imprimi 2 páginas.

Quando ficar pronto, tirarei foto dele. \o\

Como disse anteriormente, não quero a nota em si e sim o conhecimento que irei adquirir na elaboração deste material. ^^ Pelo tanto que conheço sobre minha professora, talvez ela nem leia o que fiz e dê a nota máxima para todos os alunos, ou ainda, peça aos monitores para corrigirem cada atlas. Ao menos, sei que ela conhece o quanto sou esforçada, o trabalho já não é tão em vão nesse quesito.

Sei que terei que fazer Parasitologia novamente em Ciências Biológicas, pelo menos tenho um bom material para estudar. Provavelmente faça "Biologia dos Parasitas" e "Parasitologia Humana", então precisarei desse material. ^^"

Obs.: Sim, gosto de deixar os livros em cima da cadeira, ao lado da minha cama. xD Como faço o atlas no meu notebook, então fica mais fácil para consultá-los. x3

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Hematologia! ( * o *)

Desde o tempo que queria cursar Medicina, havia me interessado pela área de Hematologia. Não sei se recordam quando comentei sobre um livro de Hemato que tinha lido na BCE. 

A Hematologia foca em células sanguíneas (hemácias e células de defesa). Temas básicos são: Tipos de células do sangue, hematopoese, eritropoese, leucocitose, moléculas de adesão, sinalização celular, sistema ABO e RH, deformações celulares (ex.: dacriócito), doenças causadas por alterações nas células sanguíneas (mielomas, linfomas, anemias, dentre outros) e outros assuntos que têm a hematologia como base.

Esqueci de falar que ontem tive aula de Hematologia. Apesar de ter sido ministrada por alunas, foi bem interessante. Falaram uns pontos bem importantes em que se deve atentar ao hematócrito, principalmente depois de se utilizar citrometria de fluxo. São alterações singelas nas hemácias que não são percebidas durante a automatização do exame e por isso, seria essencial a análise por microscopia. Pode-se observar enfermidades que estão associadas com essas alterações.

Começando a fazer um livro...

Meu namorado (Neguis, Jiru-kun) me incentivou a escrever um livro. 、( ̄▽ ̄)V いえーい!  Confesso que já tinha vontade de fazer uma autobiografia, mas não sabia em que momento poderia começar a desenvolvê-la. O livro também é um meio de pessoas queridas saberem sobre minha vida. Minha intenção é focar um pouco no período dos cursinhos de pré-vestibular que fiz e enfatizar minha vida acadêmica (talvez falarei de outros acontecimentos também). Espero terminar o livro quando estiver fazendo intercâmbio na graduação ou assim que iniciar minhas especializações/trabalho/mestrado. Gosto de analisar o quanto desenvolvi com o passar dos anos. 

As pessoas que lêem meu blog, costumam elogiar o modo como escrevo, este é outro fato que me motiva a escrever o livro. Não será nada complexo, apenas relatarei minhas experiências de vida com palavras simples. ^^

(Alguém me dá uma idéia de um título!? )

Escrever é um meio de extravazar meus sentimentos de raiva, rancor e ódio. Há vezes que nem consigo dormir devido a esses pensamentos estarem constantemente ocupando minha mente.  Este exato momento demonstra claramente minha noite insone* (só de imaginar que tenho que falar com 150 pessoas desconhecidas me causa cansaço).( ̄ ̄)


*Ao som de Kiss - Tears are falling (sim, gosto de classic rock ^^)

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Desgosto pela pesquisa do meu professor...

Não tem nada pior do que deixar tudo para última hora. O imbecil do meu professor quer que eu vá em mais escolas, faltando 3 semanas para acabar a minha bolsa de pesquisa. Se não bastasse isso, ainda fala que é necesário ter no mínimo 200 pessoas na amostra. Vejam se isso não é incompetência? Tive 1 ano para pesquisar e  iniciamos a METADE da pequisa nos últimos meses. Que decepção... 

O dinheiro do transporte está saindo do meu bolso, imaginem se eu fosse uma aluna de baixa renda? Nem conseguiria pesquisar, caso dependesse do meu professor. 

O melhor (para não dizer ao contrário) é que preciso ficar adivinhando os meios de transporte (já que ele não me leva nos locais, detalhe que ele tem carro e eu não). Tive que pedir informação a algumas pessoas conhecidas para poder achar as instituições que ele me obrigou a ir.

Juro que as 67 pessoas eram suficientes e iríamos iniciar as análises estatísticas. Qual é o intuito de ele pegar uma amostra grande sem qualidade nenhuma?

Estou com alguns problemas de saúde para variar, até faltei aula de MAD3 - Prática. Ultimamente, ando sentindo muito cansaço, mesmo dormindo por 8h. Farei exames o mais breve possível, pois faz tempo que não faço check up.

Imaginem uma pessoa que está furiosa... eu mesma! Que ódio do meu professor... (ò . ó) é muita irresponsabilidade.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Atualmente, pedir comida está caro...

Então, vamos colocar as mãos na massa! (literalmente)

Alimentar cinco bocas não é nada fácil. Imaginem ficar pedindo comida por telefone o tempo inteiro? São 55 reais a média que gastamos por jantar (5 pessoas). Agora multipliquem por 30 (número de dias por mês). Entendem o drama, né? Saem R$1800,00 reais do bolso mensais. Sem contar com gasto em combustível de carro, contas de telefone e luz, internet, supermercado, etc... a despesa fica grande, não?

O jeito é cozinhar! (^ _ ^) 

Faz alguns anos que aprendi alguns pratos básicos e um pouco mais elaborados que o usual. É uma economia grande e também uma opção saudável. Tenho orgulho de não ser dependente nesse aspecto. Se estou com fome, logo faço um prato e fico satisfeita. Não apenas isso, como evito que minha família consuma muito fast-food e fique com a saúde prejudicada.

Claro que não sou a favor de comer apenas verduras, legumes e frutas, pois não eles contêm todos os nutrientes necessários. É de extrema importância ingerir carne e seus derivados (respeito os Vegans, apesar de não consumirem carne). Mas também não deixo de incluir verduras e legumes nos meus cardápiios. (- . -)

Ultimamente, tenho adotado estratégias para poder cozinhar. Algumas vezes, tenho que fazer tudo em meia hora. Ontem, por exemplo, tive meia hora para preparar o jantar. Como já tinha arroz e feijão prontos, cortei batatatinhas em cubinhos e temperei um pernil com sal, alho e cebola, deixei dentro do forno e logo segui para minha aula de japonês. Ligaram o forno e deixaram assando, o bom é que deu tudo certo! Foi uma ótima alternativa, pelo menos não precisamos pedir comida.

Essa semana, tenho cozinhado bastante, mesmo com a falta de tempo. Aí está um dos jantares que fiz: Arroz colorido, batayaki shimeji,  alcatra grelhada.



Outro prato que fiz: Shirogohan (arroz japonês), Yakizakana (peixe Dourada frito) com cebolinha e cenouras fatiadas.

Prato que fiz recentemente: Arroz, salada, vagem picada e bisteca suína. 

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Muito feliz!!!!!! \o/

Ah, hoje recebi minha nota da prova de LJ1 (Língua Japonesa 1) da quarta passada e descobri que quase gabaritei!!! Tirei 9,9 (de 10,0) e no kakitori 3,9 (de 4,0, escrever de romaji para hiragana). Fiquei bastante feliz!!! \o\ Para aproveitar o embalo, fiz prova oral hoje! À tarde tinha decorado o kaiwa (diálogo) para apresentar e pelo jeito, ocorreu tudo bem!! O interessante é que o pessoal presta atenção e também ouve o que falamos. Não estão como mero espectadores e sim colegas de sala. ^^ Uns apoiaram os outros na hora da prova, pois sempre dá um certo nervosismo na gente! (″゛)


O meu kaiwa:
A: Konnichiwa. Watashiwa Ribia desu. Doozo yoroshiku. Sumimasen, o namae desuka.
B: Konnichiwa. Watashiwa Felipe desu. Kochira kozo doozo yoroshiku. Anatawa nihongono gakusei desu ka. 
A: Iie. Watashiwa nihongono gakuseidewa arimasen. Watashiwa nihongono sensei desu.
B: Soo desuka. Shitsurei shimashita. Sumimasen, okuniwa dochira desu ka.

A: Watashiwa nihonjin desu. Anatamo nihonjin desuka.
B: Iie, Watashiwa nihonjin dewa arimasen. Watashiwa furansujin desu.
A: Soo desuka. Kyowa goi no jugyô desu. Korewa nandesuka (aponta para um boné desenhado no quadro).
B: Sorewa booshi desu.
A: Korewa otokono booshi desuka, onnano booshi desuka.
B: Sorewa otokono booshi desu. Arewa tsukue desuka.
A: Hai, arewa tsukue desu. Yokudekimashita, Felipe-san. Korede owari desu. Otsukaresama.
B: Sayounara sensei.
A: Sayounara Felipe-san. 

Estou duplamente feliz, pois talvez tenha um SS (9,0 a 10,0) ou MS (7,0 a 8,9) de LJ1 no meu boletim e essa nota irá para a área OPTATIVA em Ciências Biológicas! ∩(´`)∩ワァイ♪ Não apenas a menção seria importante, como o aprendizado é essencial e o conteúdo, profícuo!


Obs.: Provavelmente não fui bem nas outras provas que fiz, mas sejamos otimistas, né? (;_・) グスリ

sábado, 14 de maio de 2011

私は疲れている (Watashiwa tsukarete iru)

Wa. (-  -) Imaginem uma pessoa que está cansada desde quinta-feira e não consegue recuperar a energia, eu mesma. (´□`川) Me esgotei demais essa semana por causa da pesquisa e das provas. Para complementar, ainda devo entregar um bendito atlas de MAD3 - Prática em junho. ()´д`()

Fiquei meio ansiosa para a prova prática de direção que iria fazer hoje e acabei não dormindo muito. Resultado: corpo e mente esgotados. Nunca se esqueçam: corpo são, mente sã. Só conseguirei ter alguma produção se estiver bem descansada. 


Solução: Dormir e relaxar. ( ̄ε ̄@)CHU−


Quanto ao atlas, estou fazendo-o com muito carinho e dedicação. Não quero apenas ganhar nota e sim, conhecimento. Pretendo utilizá-lo no futuro como um material auxiliar para consulta sobre os parasitos que irei pesquisar. (^  ^)v Sim, amo parasitologia e pretendo seguir essa área na minha carreira profissional! \o\

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Extremamente esgotada

Hoje foi um dia bastante cansativo, mais do que todos os outros. Irei explicar de modo pormenorizado o que fiz.

Acordei as 5h da manhã, levantei as 5h30, tomei banho e 6h saí de casa. Cheguei na escola em que iria aplicar a pesquisa as 7h e aguardei os professores do turno Vespertino iniciarem um conselho de classe na sala de reuniões as 8h. À medida que os professores íam chegando,  me apresentava, citava a finalidade da pesquisa e demonstrava o questionário a ser aplicado, informando o conteúdo e a quantidade de itens a serem respondidos. Como falei individualmente com cada professor, o índice de adesão à pesquisa foi de 99,9% (um único professor não respondeu o questionário porque chegou de última hora). Foram respondidos um total de 20 questionários.

As 9h30 fui à outra escola fazer a pesquisa. Deveria falar com os professores durante os intervalos (horários de lanche). Como cheguei depois do intervalo, falei com o coordenador da escola e ele foi me direcionando aos professores que se encontravam em sala de aula. Disse que escolheria os professores mais amigáveis para responder o questionário (pois os outros não se interessariam pela pesquisa). Todos os professores escolhidos foram bem receptivos (alguns mais esgotados, outros felizes) e consegui 11 questionários respondidos. Meu professor considerou uma pouca quantidade, mas não houve nada que pudesse ser feito.

Não almocei e as 12h segui novamente a escola que tinha ido pela manhã. Haveria um conselho de classe dos professores do turno Matutino as 14h. Aguardei até as 14h30 e chegaram apenas dois professores. Distribuí o questionário a eles e logo responderam. As 15h, fui informada por um professor (um dos que apliquei a pesquisa de manhã) que haveria uma assembléia no horário da reunião e o conselho não iria ocorrer. Informei meu professor e retornei para casa, cheguei as 16h50.

Fiz um jantar antes de ir à aula de LJ1 (japonês), cozinhei até as 18h, comi e fui para aula. Não tive muito tempo para estudar antes da prova, mas felizmente sabia o conteúdo (espero ter gabaritado ^_^v). Meu cansaço foi tanto que quando fui voltar para carteira após entregar a prova, caí no chão, levando a cadeira e meu material junto (fez um estrondo, todo mundo se assustou). Me ajudaram a levantar e recolheram meus materiais. Estou com tontura e fraca até agora por causa do tombo. Meu corpo e mente estão esgotados.

Algo que gostei foi quando o professor do turno Vespertino parabenizou minha iniciativa de chegar antes dos professores iniciarem a reunião (esqueci de comentar -.-). Disse que geralmente o índice de adesão deles a pesquisas é bem baixo e o fato de ter falado individualmente com eles, levou-os a responderem o questionário.

Infelizmente, terei que retornar a essa escola novamente na quarta da próxima semana (bastante longe da minha casa). O lado bom é que não precisarei ir pela manhã (acordar as 5h) e sim à tarde e de preferência, chegar as 13h (antes do início do conselho). Ou seja, devo sair de casa as 11h para chegar lá no horário. (u . u)

Pensando de forma otimista, está acabando todo esse pesadelo de ter que me deslocar aos locais da pesquisa. Agora é só passar as informações ao SPSS versão 12 (Pacote Estatístico para Ciências Sociais) e analisar estatisticamente o resultado. O mais trabalhoso será passar os dados a esse programa, mas não é nada tão complicado. ^^

Resumindo meu sentimento do dia: Fiquei feliz por hoje, apesar do cansaço extremo que sinto. ^_^v

terça-feira, 10 de maio de 2011

Esgotada (x _ x)

Hoje foi minha prova de MAD3 - prática e pelo que a professora comentou sobre as questões, errei algumas. Queria ter gabaritado, mas parece que vou ficar apenas um pouco acima da média (ou não...). O que mais me chateou foi o método avaliativo que a professora utilizou. Como fazer uma prova de Parasitologia em meia-hora? Qual é a pressa? Temos 2h de aula... podia muito bem ter aproveitado todo o tempo possível. De quê adianta estudar todo dia se meu conhecimento é avaliado de modo tão medíocre? O que irei aprender com esse tipo de avaliação?

O pior de tudo é que a imagem dos parasitos foram projetados em tela grande e mesmo de óculos, não enxerguei tão nitidamente. Sabia que uma figura se tratava de bradizoítos de Toxoplasma gondii, mas como não consegui ver direito, achei que eram amastigotas de Leishmania donovanni. Pelo menos, vi que meus olhos estão identificando bem os parasitos. Acertei um que a maioria errou. Era um trofozoíto de Balantidium coli. Olhei o núcleo em forma de bastonete e os cílios (logo recordei do professor Sebastién falando semestre passado que o B. coli era o único ciliado que causava doenças no ser humano). No cisto do B. coli não há cílios visíveis, eles ficam retidos por uma membrana cística, por isso que dava para afirmar que era um trofozoíto. Também acertei as figuras que demonstravam cisto de Giardia lamblia (3 núcleos, axonema, forma ovalada) e trofozoíto de G. lamblia (piriforme, 2 núcleos na próximos à extremidade posterior, 8 flagelos, 2 axonemas); Trichomonas vaginalis (núcleo grande, membrana ondulante, axóstilo que percorre todo o corpo até formar uma saliência na extremidade anterior do parasito). 

Se não bastassem as provas, ainda terei que ir a dois locais de pesquisa durante a manhã e retornar a um de tarde. Não estou me sentindo bem. Estou fraca e muito cansada. Espero poder descansar a outra semana. Acabei de passar mal... ._. (ainda estou passando mal)...

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Muito cansada...

Essa pesquisa que estou fazendo tem tudo para dar errado, é impressionante! Hoje meu professor me levou de carro até a escola em que iríamos aplicar os questionários da pesquisa. Fiquei aguardando o horário da reunião dos professores na diretoria para logo iniciar a pesquisa. Eis que a vice-diretora informa que não haveria essa reunião por alguns contratempos (nem a diretora sabia). Para piorar, as reuniões ficaram combinadas na terça-feira as 14h (tenho prova de MAD3 - prática) e quarta-feira as 14h (estarei em outra escola fazendo a pesquisa). 

Não obstante a todos esses problemas, ainda não havia ônibus na via a qual estava. Tive que andar 2,2km a pé de havaianas (não posso usar sapato fechado por causa do meu dedo inflamado). Imaginem o quão esgotada estou física e mentalmente. (- _ -)

Felizmente, encontrei pessoas conhecidas em um ponto de ônibus (depois de andar os 2km a pé) e elas me ensinaram a pegar ônibus. ^^ Também se encontravam exaustas, pois tiveram que caminhar um longo trecho a pé para entrevistar uma pessoa para pesquisa. Fiquei mais aliviada pelo fato de saber que não só eu sofro com essas pesquisas qualitativas. Não teria todos esses problemas se estivesse de carro...  (mais um motivo para fazer a prova prática logo e tirar carta, né?)

Quarta-feira terei que ir a outra escola no período da manhã (8h) e à tarde (13h30). Pensei e refleti várias vezes e desta vez, pegarei um ônibus que pára próximo ao local. Aplicarei os questionários as 8h e aguardarei até as 13h30 para aplicar os outros (melhor do que ficar indo e voltando toda hora). Será um dia exaustivo porque além da pesquisa, à noite tenho prova escrita de LJ1 (preciso estudar, falando nisso). 

Agora estou centrada em acabar uma página do atlas de MAD3 - prática e finalmente, DORMIR. Amanhã tenho prova prática dessa disciplina (OMG!). O lado bom é que estive frequentemente visitando o site do CDC relacionado à Parasitologia e memorizei diversas formas de parasitos. O atlas também ajudou muito a aprimorar meu estudo sobre esses parasitos. Espero tirar ótimas notas. Meu futuro dependerá desse conhecimento adquirido, pois irei trabalhar nessa área. (^ _ ^)



sábado, 7 de maio de 2011

Fazendo atlas em pleno sábado ._.

Tem coisa melhor do que ficar fazendo atlas no fim de semana? (O_ o) Como tenho prova de MAD3 na terça-feira, enquanto pesquiso a legenda para colocar nas figuras, estudo para prova. É uma ótima forma de estudar, pois como minha memória é do tipo fotográfica, consigo lembrar do formato dos parasitos e ao mesmo tempo inicio a confecção do atlas. (^ _ ^)

Confesso que cansa muito, ainda continuo elaborando esse atlas (são 22h). Daqui a pouco irei dormir e terminarei amanhã as outras páginas.

Esqueci de comentar que são 52 páginas de figuras. ( _  _') Fiz 6 páginas até agora (Entamoeba histolytica - cisto e trofozoíto; Balantidium coli - cisto e trofozoíto; Giardia lamblia - cisto e trofozoíto). Felizmente, necessito entregar este atlas pronto em junho (14/06). Como não quero deixar para última hora, estou adiantando o conteúdo.

Das 52 páginas, 17 irão cair na prova de MAD3. (u . u)

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Uma postagem dedicada ao Neguis...

Faz tempo que não faço uma postagem exclusiva ao meu Neguis.  私大切なひと。<3~

Não sei por onde começar. ( . _ .) Primeiramente, gostaria de pedir desculpas por ser tão rude sem necessidade. Eu te amo muito. Nunca tive a intenção de te magoar. Sempre falo as coisas da boca para fora. Amo tanto você. Você sabe que eu dou minha vida se for preciso. Nada é mais precioso do que ter você comigo. Perdoe-me por tudo que falei ou fiz. 

Ninguém faz o idéia do quanto te amo. Você é uma luz divina que alumia meu caminho. Sem você, não tenho forças para suportar qualquer dor.


Eu te amo demais. Estarei sempre ao seu lado, não importa o quão longe estivermos. 


Você é e será sempre especial para mim, a pessoa que mais amo nesse mundo. ^^ 


Obrigada por me fazer tão feliz. E obrigada por estar comigo durante todos esses anos, passando momentos inesquecíveis e repletos de amor juntos.  

だんご大家族


Desenhei minha família Dango. <3~ Neguis, eu e nosso bebê. x3


(Não, não estou grávida -_-... apenas em um futuro próximo, quero ter um filhinho com Neguis ^^)

Quatro provas na semana que vem...

Só eu mesma! Como consigo ter quatro provas na mesma semana? Três são grotescas: IAC, MAD3 e OSF. A quarta é LJ1 (japonês), não é tão difícil quanto as outras. Felizmente, estou sabendo bastante sobre MAD3, já é um assunto a menos que necessito estudar. -_-' Poderei ficar um tempo sem postar, pois estarei estudando.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Usando café para matar larvas da Dengue (É verdade?)

A resposta é sim, mas como uma medida preventiva auxiliar ao combate do vetor da Dengue e em doses adequadas.

Já devem ter ouvido no conhecimento popular que borra de café pode ser utilizada para controlar a transmissão vetorial da Dengue. Minha professora sugeriu pesquisar sobre esse assunto, pois foi uma pergunta de quase todos os agentes comunitários de saúde presentes na "palestra" de ontem. Não é um conhecimento popular. Trata-se de uma linha de pesquisa realizada pela professora Hermione Elly Melara de Campos Bicudo, professora voluntária da UNESP (intitulada emérita desta mesma universidade). 

Em tese de mestrado da aluna Alessandra Theodoro Laranja orientada por esta professora (2001) intitulada "Efeito da cafeína no desenvolvimento, mortalidade, longevidade e padrão de esterases de Aedes Aegypti", verificou-se que no estádio larvário do Aedes aegypti (vetor da Dengue) a cafeína em concentração igual ou superior a 1000µg/mL pode ser um auxiliar no controle do A. aegypti e da a mesma forma, concentrações da borra do café, iguais ou superiores a 60 g / 200 mL (quatro colheres de sopa da borra do café para um copo de água, devendo a borra ser trocada a cada sete dias). Mas lembrando que a utilização da cafeína NÃO substitui outras formas de profilaxia (prevenção) da doença, são AUXILIARES no controle vetorial.

Há um artigo publicado das mesmas autoras na SciELO que trata sobre os efeitos do café e a borra de café nos estádios de ovo e L3 (larva de estádio 3) do A. aegypti nomeado "Effects of caffeine and used coffee grounds on biological features of Aedes aegypti (Diptera, Culicidae) and their possible use in alternative control". Caso se interessem, está disponibilizado em: http://www.scielo.br/pdf/gmb/v26n4/a04v26n4.pdf.

Atualmente, esta professora ainda permanece em projetos nesta linha de pesquisa de cafeína e controle vetorial da Dengue. Se há evidência científica e não sendo prejudicial ao ser humano em comparação aos organofosforados (inseticidas), sou bastante a favor do uso do café e borra de café nos locais de pouco acúmulo de água. É de baixo custo e acessível à população.

Agora, se o Ministério da Saúde não aceita este tipo de medida profilática, só tenho a lamentar. Prefiro utilizar borra de café do que um inseticida. Quem estudou Farmacologia sabe muito bem os efeitos dos organofosforados no nosso organismo. Posso adiantar que não são nada agradáveis e tendem a se intensificar com a elevação destes na concentração sangüínea.

No Centro de Saúde...

Como havia dito, ontem foi a minha apresentação sobre Hantavirose aos agentes comunitários de saúde (ACS) e ocorreu tudo muito bem, para meu alívio! (^ _ ^) Minha professora demorou para achar o centro, mas não ocorreu nenhum imprevisto, pois a sala de palestra ficou ocupada durante alguns minutos. Aguardamos um pouco, desocuparam e logo entramos na sala. Haviam 7 agentes comunitários de saúde. À princípio, estavam entediados e inconformados com a palestra. Depois, passaram a prestar atenção nas informações que oferecíamos. Fiquei contente porque eles absorveram grande parte do conteúdo que falei a eles e a melhor parte foram os questionamentos que faziam a respeito dos conhecimentos populares e "científicos" que tinham. 

De acordo com minha professora, falei em alto e bom som e fiz uma boa explicação do conteúdo, só que não olhei para todos os agentes. Confesso que ainda tenho receio de apresentar em público, mas estou aprendendo a discursar aos poucos! (n _ n)v Uma questão autoconfiança que irei adquirindo gradualmente. Também é essencial ter força de vontade! (^ - ^)

Ao final da apresentação, assinamos um documento intitulado: "Curso de Capacitação para Agentes Comunitários de Saúde". Descobri o quão importante estava sendo divulgar a informação sobre as doenças Dengue, Hantavirose e Leptospirose.

Quarta-feira, iremos novamente ao Centro de Saúde. Desta vez, uma outra aluna estará presente (não gosto dela). Nós duas iremos falar sobre Ascaridíase, Oxiurose, Teníase e Cisticercose. A professora estará presente para nos auxiliármos. Terei que preparar aulas sobre dois desses assuntos (provavelmente serão Ascaridíase e Oxiurose, tenho preferência por eles).

Finalizando, gostaria de dizer que acredito muito no potencial dos agentes comunitários de saúde. Apesar de terem um conhecimento mais básico das doenças, sabem disseminar bons conteúdos. Eles auxiliam a encaminhar pacientes aos locais adequados (hospitais, centros de saúde, unidades de pronto-atendimento), notificar a ocorrência de casos de determinada patologia (juntamente com vigilantes epidemiológicos, enfermeiros), informar a comunidade sobre as enfermidades (sintomas, prevenção, cuidados), dentre outras funções. É muito bom poder acompanhar famílias e verificar o estado de saúde delas frequentemente. ^^ Pode-se evitar a ocupação desnecessária de leitos hospitalares ou a superlotação de salas emergenciais. Pelo menos, é o que tenho observado. Muitos casos nem sempre necessitam de internação ou são de emergência. Às vezes, basta escutar com o coração o que falam. Grande parte do sofrimento deles se esvai.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Objetos sagrados e talismãs

Sempre me interessei por objetos sagrados, especialmente crucifixos célticos, escaravelhos egípcios e olhos gregos (olhos turcos).




Andei pesquisando na internet sobre um olho turco de ouro que possuo. Ganhei da minha madrinha, há alguns anos (foto ao lado). Desde o momento em que o recebi, sabia que ele era utilizado como um talismã contra mau-olhado. Não é uma jóia comum de se encontrar.



Um outro objeto que possuí foi um Caçador de Sonhos".
Tive brincos de prata no formato dele com uma pérola no centro e uma pena pendurada e um pingente. Não sei o que eles deveriam reter, mas aconteciam mais pesadelos do que o normal. Resolvi não usá-los. Por coincidência, os sonhos ruins foram diminuindo. Dizem que é utilizado para "aprisionar" pesadelos, porém comigo não funciona. Já usei um feito à mão e tinha o mesmo resultado que os de prata. No meu caso, deve "prender" os sonhos e libertar os pesadelos. (o . õ)



 
Agora estou interessada em adquirir um Escaravelho Egípcio. Tenho muita atração por escaravelhos e artigos egípcios. Irei à procura de um que tenha esmeralda ou pedras verdes encrustadas em ouro. Vi um site muito interessante que vende esse tipo de talismã, é o Ka Gold Jewelry. As peças são divinas e feitas com perfeição, basta observarem esta foto ao lado. Os detalhes são bem explorados, inclusive a coloração e formato do  escaravelho (minha parte preferida).


Entretanto, o que mais me chamou a atenção foi o Cristal de Genesa. O formato dele é perfeito. Foi elaborado pelo Dr. Derald Langham (agricultor geneticista), ao representar a terceira divisão de uma célula embrionada (estágio de mórula, 8 células) que é idêntica em todas as formas de vida. São quatro círculos envolvidos que formam uma esfera, dentro dela, coloca-se um cristal ou diamante bruto. Utilizarei para trazer boa saúde, energia positiva e equilíbrio na minha vida. Estou precisando deste tipo de talismã, pois encontro-me meio enfraquecida e com falta de vitalidade.

Atividade de extensão no centro de saúde ^^

Esse fim de semana recebi um convite inesperado! (o . O) Minha professora me convidou para apresentar uma aula a agentes comunitários de saúde sobre Hantavirose no centro de saúde. (^ _ ^) Passei o sábado pesquisando e elaborando os slides. Colocarei em alguma parte do blog para vocês visualizarem como ficou. Tem apenas 10 slides e pouquíssimo texto para ler. 

Quarta-feira iremos novamente no centro de saúde, mas falaremos a respeito de verminoses. (n _ n)

Fico muito contente quando tenho esse tipo de reconhecimento de professores. (^ . ^) Sempre me dedico ao máximo nos meus afazeres. Não se esqueçam de que sou perfeccionista. (- _ -').

Apesar de temer apresentações em público, sei que necessito desenvolver meu discurso para poder ter um crescimento acadêmico e profissional. Então, farei o meu melhor! \o/

domingo, 1 de maio de 2011

Cortei o cabelo ontem...

Pelo menos tentei cortar. Bel me indicou a Academia Metamorphose Cabelo & Maquiagem, que é uma escola de cabelereiros. Sinceramente, detestei o serviço deles. Paguei R$35,00 (R$25,00 + secagem do cabelo) para a profissional machucar minha orelha, queimar meu couro cabeludo e ainda não cortar quase nada. Pensei que fosse um serviço de qualidade. 

O mais medíocre é eles cobrarem secagem e modelagem do cabelo. Quer dizer que se eu corto o cabelo, não posso ir com ele seco para casa?

Quando liguei para eles, me informaram apenas o corte R$25,00. Estou acostumada a pagar de R$60,00 a R$70,00 em corte de cabelo e isso inclui secagem e modelagem. Não ficam inventando serviço, já me oferecem o preço final. Se eu quiser acrescentar algo, fica a meu critério. 

A profissional da Academia ficou me empurrando uma hidratação, dizendo que meu cabelo estava com pontas finas. O que a hidratação de R$60,00 irá mudar na minha vida? Falei que em uma próxima vez farei ( até parece que voltarei a esse salão).

Fiquei insatisfeita com o corte. Esperava muito mais vindo de uma profissional da área. Agora só irei esperar meu cabelo crescer e ir a outro salão que tenha mais qualidade. Os cortes de cabelo nas outras franquias do Metamorphose custam cerca de R$70,00 a R$120,00 (não se esqueçam dos R$10,00 de secagem + R$25,00 de modelagem + R$60,00 de hidratação). 

Sugiro que não frequentem esse salão. Explora demais e o serviço é deplorável.