sábado, 10 de março de 2012

Estágio que tornou-se uma Iniciação Científica...

Fiquei um tempo sem postar, pois estava resolvendo umas coisas. ^^ Irei falar sobre o que aconteceu nessa semana. ^_^

Pleiteei um estágio técnico remunerado no Laboratório de Biofísica Molecular. Tive que passar por três etapas do processo de seleção. A primeira consistia na análise do currículo lattes e do histórico escolar, a segunda foi uma prova escrita de 5 questões de conhecimento específico e a terceira, a entrevista. Cheguei até a terceira etapa, mas não prossegui. Explicarei o porquê da minha decisão. ^.^

No dia em que fiz a segunda etapa do processo de seleção do estágio técnico, fui a última a entregar a prova e conversei com a mestranda que nos tinha aplicado essa prova. Ela comentou que seria melhor optar por uma bolsa de iniciação científica (PIBIC) ao invés do estágio técnico, já que este demandava um tempo grande de dedicação (30h semanais) e era essencialmente técnico, não havia relação direta com pesquisa. Disse que meu perfil acadêmico era o que eles necessitavam para desenvolver projetos no laboratório e recomendou falar com a professora responsável sobre o PIBIC.


Para conseguir reunir com a professora, entrei em contato por e-mail algumas semanas antes e questionei sobre a possibilidade de fazer uma disciplina específica que atuasse no laboratório dela. 

Na terça-feira, pela manhã, encontrei com a professora responsável por esse laboratório. Queria muito conhecer o projeto de pesquisa dela, pois é uma área que me interessa bastante. No começo, ela estava receosa em aceitar meu pedido. Pensava: "Como uma simples aluna do segundo semestre poderia cursar uma matéria de estágio/pesquisa tão complexa, sem ao menos ter visto a base (Biofísica)?"

Acontece que tive contato com as técnicas biofísicas no curso de verão da USP, fiz meu relatório baseado no que utilizamos na parte prática do curso, no Laboratório de Biofísica Estrutural. ^^ Então, já tinha um conhecimento basal do que se tratava a Biofísica.

Depois que conversamos, ela se convenceu de que eu estava muito interessada e permitiu que eu me matriculasse na disciplina de pesquisa dela. Mas seria engano de vocês que foi fácil, tive que expôr vários argumentos para poder obter sua aprovação. _ _' Além de discursar sobre as disciplinas, também citei meu interesse em atuar como bolsista de iniciação científica. Depois de muito argumentar, ela acatou a ideia.

Um dia depois, nos reencontramos novamente para que eu pudesse pegar o formulário de solicitação da disciplina preenchido. Aproveitou o ensejo e comentou que eu havia passado para a terceira etapa da seleção do estágio, porém sugeriu a solicitação de um PIBIC, ao invés de eu continuar na seleção do estágio. 

Agora, estou no laboratório que tanto almejava (Biofísica Molecular), cursando a disciplina "Pesquisa em Biofísica" e concorrendo a uma bolsa de PIBIC. Estou muito feliz e realizada! ^-^ Sei que Biofísica possui bastantes equações matemáticas e teorias da química orgânica e da física mecânico-quântica, mas estou me esforçando muito! Já peguei uns livros na biblioteca relacionados às técnicas que irei utilizar no lab e comecei a lê-los. XD

Os livros contém diversos cálculos, teorias e fórmulas e estão escritos em inglês e espanhol. Pode parecer difícil, mas não irei desistir. Quando coloco algo em mente, vou até o fim, principalmente se aquilo me proporciona elevados graus de contentamento. ^^

Realmente amo pesquisar, ter essa oportunidade de atuar em uma área que gosto é inefável. <3 A Biologia é um campo de ouro para aqueles que ousam desfrutar de seus saberes. :3 Estudar a vida em sua essência é reconhecer sua própria humanidade. ^^

Nenhum comentário: