quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

O projeto...

Lembram que eu iria falar com o professor ontem? Conversei com ele que gostaria de conhecer melhor o laboratório, saber quais as técnicas que eles utilizam. Caso consiga me adaptar bem, a bolsa de pesquisa será repassada para mim, em janeiro!!! ^_^

Hoje será o primeiro dia em que irei acompanhar o pessoal no laboratório, estou um pouco ansiosa (ficarei no laboratório toda quarta de tarde e quinta de manhã)! >.< São técnicas que gosto muito e abordo no meu grupo de estudos. Possivelmente, verei o Imunoensaio enzimático - ELISA.

Ainda tenho insegurança em manipular pipetas automáticas (visível com o tremor das minhas mãos). Felizmente, estou fazendo uma disciplina de Imunologia Experimental que mexe com muitos equipamentos e instrumentos utilizados neste laboratório. Uma grande oportunidade de desenvolver minhas habilidades, não? ^^

Acho impressionante como tudo se encaixa e as minhas dúvidas vão sendo esclarecidas. Não pensava em cursar essa disciplina de Imuno. Exp., mas como ela foi ofertada este semestre e não havia aquela condição de "zero vaga" (pode-se matricular apenas com assinatura do professor), consegui a vaga (fiz apenas a matrícula online por estar em São Paulo)! o/ É curioso que o laboratório que começarei a frequentar é essencialmente da área de Imunologia (pesquisam doenças relacionadas ao sistema imune).

Tenho um conhecimento um pouco mais aprofundado de Imunologia por ter sido monitora desta matéria duas vezes (1/2010 e 2/2010). Relia os capítulos dos livros com frequência, fazia estudos dirigidos para os alunos e ministrava mini-aulas. Isso ajudou muito a fixar o conteúdo. 

Ano passado, quando entrei em Ciências Biológicas (2/2011), iniciei um grupo de estudos para compreender melhor as técnicas utilizadas nos laboratórios de Bioquímica e Biologia Molecular, que eram áreas que eu tinha contato. Aprendi diversas técnicas e atentei para a melhor compreensão de seus fundamentos e bases teóricas. O grupo continua firme até hoje e tem até uma orientadora. ^^ Atualmente, faço uso dessas técnicas que estudei e discuti no grupo.

Por mais que tudo esteja se encaminhando, tenho incertezas. Meu professor até questionou se depois que eu fizer o PIBIC irei continuar no laboratório. Quero muito permanecer, mas isso depende da minha adaptação ao ambiente e ao convívio com as pessoas de lá. Vou me esforçar bastante para que não abandone meu novo projeto.

Meu professor já é emérito (aposentado), o fato de investir em pessoas que não permanecerão, não vale à pena. Por isso, comecei a frequentar o laboratório, quero confirmar que irei ficar lá, que farei meu Mestrado, após a Iniciação Científica.

Agora, precisarei de muito empenho e força de vontade para demonstrar meu interesse. Irei dar o melhor de mim, não importa o quão exausta me encontre! o/

Claro que respeitarei meus limites, não quero adoecer por besteira. ;)

Nenhum comentário: