quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Como fazer Peixe à Milanesa

Está pensando em fazer um peixinho crocante e saboroso à milanesa? Antes de tudo, escolha a melhor farinha de rosca, como aquelas de padaria (feita com pão moído) ou da marca Panco. Procure o filé de peixe que mais lhe agradar e ponha-o para marinar. 

Como marinar: em um utensílio de metal, deixe os filés de peixe no sumo de 1 limão com um pouco de sal dentro da geladeira, coberto com filme plástico, por 4 horas. Após a marinada, comece o preparo da milanesa. 

Peixe à Milanesa



Ingredientes:
- 500g de peixe de sua preferência (gosto muito de Tilápia e Linguado)
- 1/2 xícara de chá de farinha de rosca
- 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
- Sumo (suco) de 1 limão
- 1 ovo
- Óleo
- Sal

Modo de preparo:
Para fazer a milanesa, utilize três tigelas. Preencha uma com a farinha de trigo, outra de ovo cru batido e a última com farinha de rosca. Ponha o filé de peixe sobre a farinha de trigo, cobrindo-o, e com um garfo, passe o peixe enfarinhado no ovo, dos dois lados. Por último, cubra-o com a farinha de rosca. 

Aqueça uma frigideira (ou wok) com 3 dedos de óleo em fogo alto e ponha os filés de peixe à milanesa; coloque em fogo médio, deixe dourar e retire os filés. A milanesa de peixe está pronta!

Dicas:
 - Para verificar se óleo está no ponto, mergulhe a ponta de uma colher de pau. Se saírem bolhinhas, como se estivesse fritando a madeira da colher, o óleo estará pronto para ser utilizado (aprendi com um chefe de cozinha ^^).

- Um peixe que recomendam usar é a Pescada, mas escolha os peixes de desejar! Meu preferido é a Tilápia (Linguado também fica maravilhoso!)

- Se quiser mudar o tempero do filé de peixe, antes de fritar, dá para acrescentar páprica picante, fica com um leve gosto apimentado e realça o sabor.

- Caso o peixe estiver insosso, assim que estiver pronto, faça o seguinte molho: em uma tigela, acrescentar o sumo de meio limão, pitada de sal, algumas gotas de vinagre, poucos cubinhos de cebola e alho. Ficará divino!

- Algo que combina perfeitamente com peixe é o molho tártaro. A base deste molho está na maionese acrescentada a cubinhos fatiados de picles (de pepino em conserva). Necessita ficar em descanso por cerca de 3-6h na geladeira.

- Se o filé de peixe estiver congelado, pode aquecê-lo no leite, até ferver. É uma técnica para retirar o odor e deixar a carne mais macia. ^^ A milanesa da foto acima foi feita com Linguado fervido no leite! Mesmo cozido, o filé consegue ficar bem coberto com as farinhas e o ovo.

Nenhum comentário: