quarta-feira, 30 de março de 2011

Chama colorida de velas

Era o nome de um possível projeto que queria desenvolver durante o Ensino Médio, no ano de 2005. Tinha encontros frequentes com minha professora de química e minhas amigas para desenvolvermos as chamas coloridas de velas

A imaginação partiu de uma aula de laboratório de química que vimos diversos espectros de cores das chamas em um bico de Bunsen por excitação dos elétrons. Haviam cores maravilhosas, como verde, azul, vermelho e tive a brilhante vontade de fazer velas com essas chamas diferentes. Minha professora adorou a idéia e logo arranjou diversos sais de bário, lítio e potássio para mim e distribui com as minhas amigas. O problema é que não tínhamos conhecimento da toxicidade desses compostos químicos, então resolvemos não prosseguir com o experimento.

Até hoje devo ter os potes com os sais guardados aqui em casa (ou posso tê-los jogado fora por causa do prazo de validade vencido). Cheguei a mostrar ao Neguis a chama verde do cloreto de bário, fica exatamente assim: 

Descobri que mesma idéia foi desenvolvida por um outro pessoal e disponibilizou no mercado. Hoje, creio que esta visualização das chamas nem seja tão impactante quanto era na época...

Foi bastante complicado incorporar o sal ao pavio da vela para criar uma contínua chama colorida, outro ponto negativo. Alguns falam que esse experimento é simples, mas posso dizer que não é algo fácil de ser feito. Nunca consegui inserir completamente o sal no pavio. =/

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante!

Unknown disse...

Obrigada! (^ _ ^) Pena que não deu muito certo... (- .-)