sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Epigenética e Citopatologia Clínica

De acordo com Salvato (2004), o termo epigenética é referido às modificações reversíveis e hereditárias do genoma funcional que não são capazes de provocar alterações na sequência de nucleotídeos do DNA, resumindo, são mudanças nos genes que não alteram a sequência nucleotídica (A = adenina, G = guanina, C = citosina, T = timina, U = uracila, uma trinca destas letras forma um aminoácido, unidade menor da proteína). Dentre as alterações epigenéticas, está inclusa a metilação do DNA, um assunto bastante estudado entre os pesquisadores da área. A metilação seria uma adição do grupo metil (-CH3) ao grupo C (citosina) presente no DNA, ocorrendo apenas em quantidades bastante inferiores a dos grupos de C totais. Esse tipo de alteração geralmente está associado ao silenciamento de genes, ou mais precisamente, à repressão da expressão genética (bloqueio da tradução dos transcritos). Sim, um gene pode não ser expresso com essa metilação, e ainda há a possibilidade estar relacionado ao funcionamento de proteínas reguladoras de crescimento. Sem essas proteínas de regulação, ocorre a proliferação desenfreada das células, o que chamamos de câncer. Claro que há outras causas de surgimento de neoplasias, como a fusão transcripta dos genes ERG:TMPRSS2 que é única no câncer da próstata.

Demonstração das principais alterações epigenéticas:


Estou relembrando de epigenética, porque recentemente li o resumo de um artigo que dizia a respeito da identificação de biomarcadores epigenéticos com alta sensitividade e especificidade para câncer colo-retal e adenomas (tumores benignos em glândulas). Os biomarcadores foram encontrados nas fezes dos pacientes com esses tipos de câncer e tinham relação com a hipermetilação promotora de determinados genes, sendo as mucosas normais, pouco metiladas. Uma vantagem de utilizar este método de coproscopia (estudo de fezes) seria o fato de poder fazer o diagnóstico sem provocar procedimentos invasivos ou até diagnosticar precocemente um provável desenvolvimento das neoplasias supracitadas.

Agora falando sobre uma vertente da Citopatologia Clínica... sabe aquele exame de Papanicolau que nós, mulheres, temos que realizar no ginecologista? Já se perguntaram a utilidade dele? Além de se analisar a "flora" vaginal (presença dos Bacilos de Doderlein, por exemplo), também são observadas alterações morfológicas nas células epiteliais do colo uterino, as chamadas células superficiais do colo uterino. Realiza-se toda uma fixação com reagentes próprios da coloração de Papanicolau e estas células, coram-se de um tom arroxeado ou rosado. Depois, são analisadas conforme o tamanho de seus citoplasmas e núcleos (há um tamanho padronizado para cada modificação). Alterações na forma podem indicar uma neoplasia interepitelial cervical (NIC), com graus 1, 2 e 3, dependendo da gravidade e evolução das modificações celulares. Seriam exemplos dessas alterações: células atípicas, problemas de multiplicação ou anomalias celulares (displasia), núcleos atípicos (discariose).

Disponho um slide da aula para verem a alteração nas células: 


Não obstante a isso, também é possível ter ideia do que está ocorrendo com a célula. O núcleo está associado ao quê? À síntese de material genético (DNA e RNA) para a produção de proteínas. Hipertrofia (desenvolvimento ou crescimento excessivo) nuclear indicaria atividade proteica aumentada. Com isso, proteínas de crescimento poderiam ser sintetizadas e as células aumentariam em quantidade. O aumento descontrolado no número de células poder levar a? Câncer. Por isso, o Papanicolau também pode-se diagnosticar câncer (apenas resumindo o que pode ocorrer). Aumento nuclear de célula com citoplasma reduzido devido ao espaço ocupado pelo núcleo indicaria uma provável neoplasia, neste caso.

O conhecimento que adquiri é capaz de elucidar algumas questões de temas essenciais na área de saúde. Se não há base, apenas será mais um profissional sem valor no mercado. Não esqueçam de que toda técnica também tem algum embasamento científico. O ideal é aprender o conteúdo e utilizá-lo na futura profissão, aprimorando suas aptidões e habilidades.

Espero que todos meus amigos que lêem e acompanham o blog sejam incentivados a buscar conhecimento. Tenham sede pelo saber! Acredito no potencial de vocês... isso vale especialmente para meu namorado Gil, Ray e Lory que sempre torceram por mim e deram o maior apoio em todas as minhas escolhas. Desejo muito sucesso e conquistas em suas vidas acadêmicas e profissionais...

Coloquem em mente: Algo só é impossível até o momento em que não se tenta. Sejam perseverantes e dêem sempre o seu melhor!

OBS.: As aulas de Epigenética e Citopatologia foram ministradas pelo professor Fábio Pitella e foi um professor excelente e exemplar durante a minha graduação. ^^

Nenhum comentário: