quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Meio desmotivada com os grupos de estudos...


Estou desistindo de fazer grupos de estudos. Acho impressionante como todos os alunos envolvidos só pensam em si mesmos. O mínimo que deveriam fazer é estudar as técnicas, para não cometer erros banais e atrapalharem todo o andamento da pesquisa. Infelizmente, o utópico é irreal e minha meta não é atingida.

A troca de conhecimento não acontecerá e iremos ficar estancados com nossa própria concepção e interpretação à cerca do que lemos, baseando-nos em leituras técnico-científicas. Acho ruim, pois aqueles que não têm o costume de ler, acabam por deduzir conceitos equivocados. Ou ainda, aqueles que são preguiçosos e acham a base sem importância, não lêem e utilizam seus "autênticos" conhecimentos, colocando o despautério em prática.

Quantas vezes minha professora não criticou uma doutoranda que fazia tudo errado?  Os erros devem ocorrer na graduação e não emstricto sensu (mestrado, doutorado). Concordo plenamente. Lembro do meu professor de Citologia comentando sobre uma aluna de mestrado que fez uma grande tolice durante a fase experimental de sua tese, acabando com ela por não conseguir apresentar resultados. Daí a importância de se fazer uma graduação excelente e iniciações científicas para aprender corretamente e cometer a mínima quantidade de erros possíveis à posteriori. 

Para ingressar como pesquisador, primeiro, devemos prezar pela QUALIDADE do nosso aprendizado, leitura e interpretação do assunto. Não adianta querer propôr qualquer teoria sem ter conhecimento do que está se investigando. É uma perda de tempo.

Vejo o porquê de haver tantas falhas ao exercerem as técnicas. Simplesmente desconhecem a utilidade e a finalidade delas. Por que acham que fiz os grupos de estudos? Exatamente para evitar isso. Acontece que as outras pessoas só querem ter benefício próprio e se destacarem das demais, sem se preocupar com o real objetivo da pesquisa que trata da integração de conhecimentos. 

Por isso, temos tantos grupos de pesquisas inúteis, que não produzem qualquer resultado. Como é possível investir em Ciência e Tecnologia sem ter o pré-requisito mínimo de embasamento teórico? Além da carência de recursos materiais, ainda temos uma grande FALHA no ensino da graduação, que não depende apenas dos professores e sim, do interesse e desempenho do aluno.

Apesar de parecer um ideal, creio que algum dia poderei convencer as pessoas da importância de ser ter uma BASE para compreender os assuntos com maior PROFUNDIDADE. Com o que ando observando, não sei se será concretizável, principalmente porque há inúmeros alunos tão DESCOMPROMISSADOS.

Fico triste com esse futuro lamentável de muitos universitários. Não dá para dizer "é assim e pronto". Alguém tem que se prontificar a mudar isso. Não é impossível, basta ter argumentos plausíveis e atitudes exequíveis, a começar pela proposição de um grupo de estudos.

Sendo um sonho quimérico ou não, faço a minha parte. Não apenas me acomodando, mas indo atrás dos meus ideais e ajudando os outros a crescerem em aspectos pessoais e acadêmicos. 

Como Aristóteles diz: "O ser humano é naturalmente sociável", vivemos em sociedade e para crescermos, dependemos da relação de troca de valores, a começar pelo conhecimento. ^^

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