sábado, 4 de agosto de 2012

Estágio na CNPEM

Estou determinada a cumprir uma meta, que é entrar no estágio da CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), no LNBio (Laboratório Nacional de Biociências). O período de duração é de 1 ano. Para isso, necessito desenvolver a parte relativa à teoria e prática laboratorial. 

De tanto ir à procura de eventos científicos e cursos em outras instituições, encontrei este estágio. O processo de seleção possui cinco fases, sendo: análise de currículo, avaliação técnica, dinâmica de grupo, entrevista e admissão na área escolhida para estagiar. Sei o quanto precisarei estudar e me dedicar, mas realizarei meu sonho de atuar no campo da pesquisa que tanto gosto. No estágio, oferecem bolsa-auxílio, assistência médica, seguro de vida, transporte fretado e vale-transporte, além de alimentação local. O CNPEM situa-se em Campinas e o LNBio também. ^^

Ao final, dependendo do desempenho, podem empregar os estagiários. Seria ótimo acabar a faculdade já com um emprego e este é o meu propósito. ^^

Por enquanto, estou enriquecendo meu currículo vitae Lattes (currículo de pesquisa). Frequento congressos, simpósios, cursos de extensão e também atuo em uma iniciação científica (IC) no Laboratório de Biofísica Molecular da UnB. 

Para participar de alguns cursos de extensão no verão ou inverno, há a necessidade de se apresentar pôsteres e necessito estar na IC para produzir resultado (outra importância da IC para nós, graduandos). ^^ Estes cursos auxiliam na manutenção de vínculos com outras instituições e  pesquisadores, ponto muito importante a destacar, enquanto cientista. Precisamos de outros pesquisadores para poder desenvolver melhor nossos projetos. ^_^ Também é possível ter contato com outras técnicas mais atualizadas ou inovadoras nestes cursos, usufruindo delas. ^^ 


Recentemente, fiz o curso de verão de Bioquímica e Biologia Molecular na USP e vi técnicas as quais não imaginava que existiam. Esse curso propiciou minha entrada no Laboratório de Biofísica Molecular da UnB, pois estagiei no Laboratório de Biologia Estrutural da USP e trabalhei com técnicas biofísicas (espectroscópicas) e bioquímicas (cromatográficas).





Nenhum comentário: