segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Nada é estável, vivemos em um mundo de mudanças.

E aqui estou com as minhas filosofias do alvorecer, pois ando pensando muito na Medicina.

Estes 5 anos de graduação me ensinaram muitas coisas, uma das mais importantes foram ter uma visão holística em relação à saude das pessoas. Vejo uma pessoa, tenho empatia por ela, levo em conta todos os seus aspectos biopsicossociais e aí sim, posso ver sua doença. Uma mente perturbada e cheia de problemas adoece facilmente, não preciso de evidências científicas para entender isso. Aliás, este foi outro pensamento que aprendi ao longo do tempo, de que nem tudo é comprovado pela ciência. Crenças são importantes para auxiliar um tratamento ou mesmo, curar a pessoa.

Tudo que aprendo na faculdade não é uma verdade absoluta. Ela é mutável e pode ser ultrapassada no dia seguinte. Por mais que você estude anos ou se dedique à especialização de um assunto, não deterá todo o conhecimento sobre aquilo. Você saberá muito de nada, como demonstrava um gráfico humorístico. Na graduação, você aprende um pouco de tudo e na pós-graduação, você sabe muito de nada. Até que ponto chegamos com essas super especializações? "Sei tratar um dedo do pé esquerdo, mas não consigo tratar o pé inteiro".

Lembro que no começo da Enfermagem, era muito cética. Não acreditava em nada que as pessoas "leigas" diziam, até ter as aulas de saúde e sociedade e de antropologia. Tive um aprendizado valioso que levarei pelo resto da vida e na minha futura profissão como mestre, bióloga e médica.

Se vivêssemos apenas da ciência, como nós acadêmicos fazemos, ficaremos em um mundo fechado e estagnado, que muitos desconhecem existir. Por isso, temos que ter um equilíbrio, entre a ciência e a não ciência, como o uso da intuição, no sentido de fazer discernimentos e percepções sem o racional. Ultimamente tenho ouvido meu "coração" (minha mente intuitiva) e consegui chegar a lugares que nunca imaginaria estar. A maioria das vezes, a resposta pode estar na nossa frente, mas estamos tão cegos com o ceticismo e com a razão, que nos perdemos.

Acredito que há um ente superior (um Deus) e quando ouvimos o que ele diz, somos capazes de alcançar a felicidade plena. Só não entendo porque temos que passar por períodos tão desagradáveis em alguns momentos das nossas vidas. Não reclamo de nada, apenas agradeço por estar crescendo tanto espiritualmente, com todos estes ensinamentos...

Nenhum comentário: