sexta-feira, 14 de maio de 2010

Aulas começaram! o/

Tive apenas uma aula ontem, Farmacologia Básica, e já fiquei bastante cansada. Há outros motivos que causam essa exaustão, como o fato de demorar cerca de 2h para ir à faculdade e voltar até minha casa (de carro seria bem pior). Realmente, adoro essa matéria, faz-me recordar de muitos  medicamentos que tomei e nunca entendi porque a diferença nas vias de administração delas. Agora, sinto que está clareando minha mente. ^^ Por exemplo, o fato de fazer uma aplicação intravenosa (dentro da veia) ou usar via oral (boca) de um comprimido de dipirona sódica (novalgina). Achava um absurdo quando ouvi que meu namorado foi submetido a uma intravenosa de dipirona sódica assim que entrou no consultório do médico para aliviar os sintomas gripais, mas tenho aprendido que a intravenosa ocasiona 100% de biodisponibilidade (porcentagem da concentração do fármaco na corrente sanguínea). Isso implicaria em um aumento considerável do efeito e do tempo de absorção, já que "cai" direto no sangue, sem passar pelo estômago, intestino, fígado, rins e finalmente, coração. Iria do coração à circulação sistêmica, ou seja, aos demais órgãos presentes no corpo. Mas o maior problema é a toxicidade. Como a concentração está muito alta, a quantidade poderia ser bastante tóxica para o organismo e os efeitos colaterais seriam drásticos. Hoje, entendo melhor porque logo passou todo o mal-estar da gripe, o efeito foi quase que imediato. Caso fosse um comprimido por via oral, levaria algumas horas para ocorrer o efeito esperado já que sua biodisponibilidade seria reduzida em várias etapas, a começar pela dissolução e absorção no estômago e posteriormente no intestino, metabolização (biotransformação) e excreção. Após todos esses processos, o fármaco chegaria ao coração e seria levado aos órgãos periféricos. Assim, seu efeito seria bastante inferior se comparado à administração via intravenosa. Apesar de não ter o efeito desejado, é uma via recomendada para reduzir os efeitos colaterais e a toxicidade. Interessante, não? Pelo menos para mim é. ^_^"

Agradeço por ainda estar com o livro  " Goodman & Gilman - As Bases Farmacológicas da Terapêutica", meu único material de estudo. Peguei emprestado da biblioteca e como os funcionários estão de greve,  essa biblioteca não está funcionando. O livro é meio complicado, mas dá para compreender baseando-se nas aulas. ^^

Tenho aula de "Introdução a Processos Fotoquímicos e Fotobiológicos" hoje as 10h da manhã. Espero que seja proveitoso, pois é uma matéria optativa que ferrou minha vida porque causou um choque de horários com matérias obrigatórias. -_-'

Sábado irei ao curso de costura e farei a saia de popeline com estampas de borboletas.... X3~  vamos torcer para que fique bom ^^.
Ah, a blusa ficou assim (já a terminei, espero que gostem):


















Bem, hoje fui falar com uma professora de MAD1 (Mecanismos de Agressão e Defesa 1) e descobri que podem ser reabertas as vagas de monitoria. Falei que estava muito interessada em ser monitora e pediu para que eu retornasse semana que vem, pois teria um melhor posicionamento a respeito de vagas remuneradas e voluntárias. Outro professor de PSSS1 (Políticas, Sistemas e Serviços de Saúde 1) também falou comigo que abriram novamente vagas para monitoria dessa disciplina, mas não gosto muito de política, não é minha especialidade nem preferência. Então ficarei apenas com MAD 1. Estou preocupada se caso a monitoria de MAD 1 for remunerada, irá atrapalhar a aquisição da minha bolsa de pesquisa. Isto é, o professor desistiria de mim (pois trabalha apenas com bolsistas) e procuraria outro aluno. Se tem uma palavra que tem movimentado a minha vida e me trazido inspirações (além de MODA, GRIFE e AMOR) é a PESQUISA. Graças a esses convites e disciplinas que envolvam pesquisa,  aprendi a elaborar minhas metas e objetivos. Sou apaixonada pela área de pesquisa, amo descobrir coisas e conhecê-las. Necessito falar com meu professor para saber se irá me inscrever em outro edital e solicitar uma bolsa novamente. ._.

Nenhum comentário: