domingo, 28 de agosto de 2011

Novo projeto de pesquisa o/

Queria ter escrito sobre o projeto enquanto estava fresquinho na mente, mas não tive tempo. -_- A semana foi muito corrida e cansativa, só pensei em dormir mesmo (imaginam ficar das 8h as 20h na UnB direto?). u.u

Voltando ao assunto que estava comentando, ^^" a nova pesquisa desenvolve-se no âmbito da Bioquímica, Biologia Molecular, Imunologia e Parasitologia. Falando de modo mais específico, pesquisaria a reativação de uma enzima (protease) do parasito do gênero Leishmania para poder inibir essa enzima. Sendo mais direta, estaria buscando um meio de impedir a infecção deste parasito, algo relacionado ao desenvolvimento de um fármaco, por exemplo.

Sei que pode parecer estranho para vocês, pois não devem estar habituados a uma temática como esta, mas acreditem que é uma linha de pesquisa bem importante. ^^ Esta pesquisa será a continuação de uma tese de mestrado que teve a enzima que estudo inativada por algum procedimento realizado in vitro. Utilizarei a maioria da metodologia aplicada pela mestranda, entretanto irei reativar essa enzima e estudá-la.

A principal célula humana infectada pela Leishmania seriam células do Sistema Mononuclear Fagocítico (SMF), como o macrófago, componente do sistema imune, presente nos tecidos corpóreos. Para infectá-lo, o parasito necessitaria de mecanismos moleculares, físicos e químicos. Um desses mecanismos seriam a liberação de enzimas. A enzima que estudo é uma protease a qual pode estar envolvida com a modulação da sinalização celular em processos essenciais para a infectividade ou viabilidade desse parasito.

As técnicas que necessito aplicar são bastante extensas! -_-' Praticamente, todas que aprendi nas aulas de Citologia, ATV1, ATV2, MAD2: cultura do parasito, centrifugação (extração do DNA genômico), PCR (amplificação do gene), expressão heteróloga de DNA recombinante em E.coli, cromatografia ( purificação da enzima usando eletroforese em gel), dentre outros.

O bom é que, ao final do semestre, poderei apresentar um pôster no curso de verão da USP. O curioso é que na USP também há pesquisas envolvendo a biologia molecular de parasitos da Leishmania, todavia está mais voltado à genética e não à enzimologia, como a pesquisa da qual estou participando.

E antes que esqueça de esclarecer para vocês, este projeto faz parte do meu estágio em Biologia Molecular. ^^

Nenhum comentário: