quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Planos acadêmicos ^^

Após me matricular no curso de Ciências Biológicas, fui ao SOU, conheci a pedagoga Dalva e pedi ajuda em algumas questões (como se fosse caloura de verdade xD). Ainda estava com umas dúvidas e ela me indicou umas pessoas para saná-las, logo fomos atrás delas. Nesse meio tempo, fui informada de que existia intercâmbio nacional para universidades federais de várias partes do país. Dentro da UnB, é chamado de Mobilidade Estudantil. 

A universidade que mais me interessou para fazer intercâmbio nacional foi a UNIFESP, no campus São Paulo. O nome do curso é "Ciências Biológicas - Modalidade Médica". À princípio, a maioria das disciplinas pertencem à área de exatas (Cálculo 1 e 2, Física 1 e 2, Geometria Analítica, Álgebra Linear), mas depois vão se distribuindo na área de Saúde. Gostei muito da abordagem matricial do curso, pois envolve disciplinas essenciais que no meu curso são consideradas optativas.

O interessante de fazer intercâmbio nacional é conhecer o currículo de cursos do mesmo ramo. Será uma grande experiência e oportunidade de desenvolver minhas aptidões acadêmicas, né? ^^ Pretendo ficar apenas 1 semestre por lá (4 meses). Irei no terceiro ou quarto semestre do meu curso.

As outras dúvidas foram referentes à integralização dos créditos que possui na matrícula anterior e aos pré-requisitos de intercâmbio no exterior. Acreditam que podem ser integralizados até 60 créditos em módulo livre?? Porém, o que consta para a formatura são apenas os 24, os 38 restantes são utilizados como "experiência".

Os pré-requisitos de intercâmbio internacional são mais rígidos e dependem de uma pontuação obtida por meio da análise do IRA, atuação em ProIC (PIBIC), monitoria, apresentações de trabalho no congresso, publicação de artigos, dentre outros. Felizmente, já tenho no meu currículo a maioria desses pré-requisitos, dependerá apenas do meu IRA (nas disciplinas de Cálculo 1 e Fundamentos de Física que podem me quebrar x_x... OSF já abaixou meu IRA porque tirei MM -_-).

Na maioria dos cursos do campus Darcy Ribeiro são ofertadas disciplinas de pesquisa e estágio. O estágio que estou almejando no momento é o de Biologia Molecular em que se trabalha com Trypanosoma cruzi (causador da Doença de Chagas) e Leishmania spp. (gênero causador da Leishmaniose) no laboratório de Interação entre Parasito-Hospedeiro. Duas professoras, as quais auxilei na monitoria, convidaram-me a participar deste estágio. Deste modo, poderei ter contato com a linha de pesquisa e as técnicas que utilizam e se gostar, solicitariam uma bolsa de PIBIC (ProIC - Iniciação Científica) para mim, futuramente. ^^

Vou me dedicar ao máximo a essa graduação... quero ter orgulho de quando me formar. o/

De uma verdade tenho certeza, lutarei para ser uma profissional de excelência, a determinação e dedicação que tenho serão indispensáveis. ^^ Não se esqueçam também da PERSISTÊNCIA. ^_^

Nenhum comentário: