quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Criatividade na cozinha ^^

Já se depararam com alguma situação em que tiveram que improvisar o jantar? Esses dias estive elaborando uns pratos diferentes. ^_^ 

Tinha descongelado alguns bifes à mineira e havia um maço de acelga na geladeira. Resultado: "Sukiyaki". Claro que não coloquei todos os ingredientes necessários, até porque fazer batayaki (carne assada na manteiga) com bife à mineira não é a melhor opção (imagina uma carne dura ¬¬). O macarrão que utilizei foi o do Yakisoba e para complementar, comprei agrião que dá um sabor a mais no prato. A receita é bem simples, caso se interessem em fazer: Cortar a acelga em tiras, colocar a acelga picada e o agrião, refogando-os em água. Fatiar a carne quase que paralelamente às fibras musculares para que fique com pedaços finos, refogar na manteiga e despejar na panela da acelga e do agrião. Acrescentar shoyu e 1 colher de açúcar. Esquentar o macarrão em outra panela até ficar al dente et voi-la! 

O Sukiyaki, na realidade, é um prato japonês composto de acelga, agrião, tikuwa, tofu, kamaboko, shimeji, cebolinha, brócolis, couve-flor, batayaki, dentre outros componentes. O molho geralmente leva pequenas doses de saquê, mas o mais peculiar deste prato é o ovo cru colocado em cima do tchawan (cumbuca) em que se está comendo (lembrando que os ovos crus no Japão são rigorosamente higienizados e podem ser consumidos, aqui no Brasil não vale o mesmo).

Falando de outro prato que fiz, foi um macarrão ao molho branco com ervilhas, filé-mignon e linguiça portuguesa acebolada. Extravagante, né? O gosto era agradável, pelo menos. A linguiça portuguesa é bastante salgada, por isso que fiz uns complementos para amenizarem o sal, como acrescentar cebola e filé-mignon não temperado (lembrem-se de difusão passiva, o soluto passa do meio mais concentrado para o menos). O molho branco com ervilhas dá um gosto adocicado ao prato e quebra um pouco o aroma pesado causado pela linguiça.

Sempre analiso um modo de fazer pratos que tenham consideráveis porções a serem servidas (evito fazer frituras todo o tempo). No meu jantar, raramente faltam verduras e legumes, são essenciais para mim.

Ainda estou inventando uns pratos, quero inovar na cozinha! o/

Nenhum comentário: