terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Formando com qualidade

Queria falar de um assunto que algumas pessoas têm comentado comigo, a formatura na graduação. Não basta apenas pegar o diploma e prestar concurso. Pense bem antes de tomar atitudes drásticas. Agora, quanto você se esforçou para chegar aonde está? O que fez para ter um diferencial? Conseguiu reter algum conhecimento? Estas questões são carregadas sobre suas costas, quando sente o peso da sua instituição no diploma.

Disseram para mim: "Formei na UnB e tornei-me professor de ensino fundamental de escola pública". Depende muito do que você fez durante a graduação. É por isso que eu sempre ressalto a respeito de se valorizar um ensino superior de qualidade.

Claro, há pessoas e pessoas. Uns que utilizam o racional e os outros, a lógica. Sempre tem uns espertinhos que querem viver no bem-bom e conseguem. Mas eles são felizes e fazem o que gostam? O problema seria qual a necessidade que você considera como prioritária.

Sou mais racional e prezo pelo intelecto. Assim, faço de tudo para aperfeiçoar minhas técnicas e meu aprendizado teórico. Interesso-me pela área abrangente à pesquisa, mais precisamente à saúde. Então, sempre estou buscando por cursos, eventos e oportunidades que me permitem ter maior contato com pesquisadores e conhecimento de novas metodologias.

No caso de quem deseja seguir a pós-graduação, deve ter um orientador. Geralmente, ele surge de uma iniciação científica, estágio, curso ou monitoria que você fez na graduação. O orientador que irá escrever suas cartas de recomendação, te indicará para outras instituições, auxiliará na elaboração de um artigo científico e assim por diante. Algo que desejo atualmente é formar e conseguir ir direto para o doutorado. Para isso, preciso publicar um artigo em revista com certa relevância científica. Fácil? Nem pensar! Mas é possível de ser realizado, basta continuar me dedicando ao máximo.

Posso até iniciar uma nova graduação e me formar daqui há 3 anos, porém estejam certos de que minha graduação será de qualidade. Quando tiver o diploma em mãos, acreditem que não foi tão simples quanto imaginam. ;)

Tenho muitas pretensões, com os pés no chão. Nada de ficar sonhando e criando ilusões do meu futuro. Concretizo o que almejo, com muito esforço, determinação e persistência. Aquilo que faço não é em vão. x)~

Nenhum comentário: