quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Mudando o foco

Tem uma hora que cansa ser apenas mais um. E pior, trabalhar com um bando de néscios que se empenham para serem técnicos ao invés de jovens pesquisadores. Dependendo do resultado da seleção da irmã da minha amiga, vou desistir do laboratório que estagiei. Não vejo futuro ficar com eles. O lado bom é que vou focar no que realmente quero. 

Falta base para aqueles que acompanho. Tem uma em especial que gosto,  é bastante aplicada e domina muito o conteúdo, mas também comete erros na parte técnica. Muito mais do que aprender com simples alunos de iniciação científica,  gostaria de ser orientada por um(a) pós-graduando(a) que domine a teoria e a técnica, como foi no curso de verão da USP. Estudaram a aplicação, a utilização e os componentes das metodologias para nos ensinarem. Exatamente essa falta de auxílio que me prejudica. Supervisor? Não existe. 

Não me importa se a pessoa de IC está há 3 ou 4 anos estagiando nesse laboratório. Ela não sabe nem explicar os métodos. De quê adianta? Assim não é possível sequer começar um projeto de pesquisa, já que não se sabe os erros que podem surgir ao longo do experimento. 

Não obstante a todos esses fatos, tem uma aluna de IC que é bastante arrogante e me desanima a acompanhá-la. Outros dois ficam querendo fazer a técnica melhor que os demais. Torna-se um ambiente desagradável de muita competição e pouca produtividade. Se todos trabalhassem em grupo, conseguiríamos obter melhores resultados e até aprenderíamos mais uns com os outros. 

Meu intuito agora é procurar um novo laboratório que valorize meus esforços. Por enquanto, estou aguardando o resultado do estágio no laboratório de Biofísica Estrutural. A temática me interessa muito. Foi a mesma que escolhi na USP para escrever o relatório. ^_^

Nenhum comentário: