sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Enfim, a universidade!

Faz tempo que não posto nada, estou retornando às minhas postagens. ^^
Falarei sobre a FCE-UnB...
Estou amando o curso de Enfermagem! Tenho matérias maravilhosas como:
Epidemiologia I
(Segundo os autores Acuña & Romero)
- Estudo da freqüência e distribuição de doenças na população humana com a identificação de seus fatores determinantes;
- Avaliação do impacto da atenção à saúde sobre as origens, expressão e curso da doença.
Saúde e Sociedade I
- Um dos seus principais objetivos é demonstrar a influência da Medicina na sociedade, desde seu surgimento (Polícia Médica, Medicina urbana e Medicina da força de trabalho - divisão em três etapas - Michel Foucault). Há uma interligação entre Saúde e Sociedade I e Epidemiologia I.
Seminário Integrativo I
- Com base em filmes e discussões com temas voltados à Saúde, procuram mostrar a importância de ter aptidão e vontade para exercer alguma profissão que esteja relacionada com a saúde. Talvez, faremos estágio no HRC e possivelmente farei no Incor (Instituto do Coração).
Português Instrumental I
- São abordados artigos científicos e outros recursos como cartas abertas, abaixo-assinado, solicitações que trabalham o modo de como se deve elaborar um determinado documento.
Do Átomo à Vida I
- Desde a origem da vida até a utilização da química no dia-a-dia
* o I indica que a matéria é obrigatória

É um ambiente bem diferente do colégio ou mesmo do cursinho. As pessoas, pelo menos a maioria, estão interessadas no conteúdo. Não tenho professores picaretas, todos ministram ótimas aulas, sem contar que são doutores.

Já solicitaram que lêssemos VÁRIOS artigos científicos e fizéssemos inúmeros RESUMOS, SÍNTESES e SEMINÁRIOS... sem contar com a pesquisa de campo, que nos alertou sobre o ambiente à nossa volta... encontramos cada fator de risco bizarro...

A BCE tem um acervo de livros GIGANTESCO, fico mais encantada cada vez que entro lá e leio meus livrinhos de Saúde e Sociedade, já fiz dois empréstimos xD

Entrei com um propósito na área da saúde: o de cuidar de pessoas. A remuneração é conseqüência do meu esforço e dedicação para com a Enfermagem. Quero poder ajudar as pessoas, pretendo me especializar em Enfermagem geriátrica, mas não é uma certeza.

Tenho que agradecer pessoinhas: meu namorado, que sempre esteve ao meu lado me dando a maior força e acreditando que eu conseguiria ingressar na universidade; Inu-chan meu irmão falsificado que gosto muito, torceu por mim toda vez que tentava fazer um vestibular e deu um grande ombro amigo quando mais precisei; Ray que apesar de estar muito ocupada com os estudos na faculdade, me incentivou e acreditou que eu passaria; Ka que me emprestou os bilhões de livros e me ligou no dia que fui chamada na UnB; Sami que é uma grande amiga e considero muito, boas amizades também ajudam no nosso sucesso; Hideki, que mesmo meio distante, é meu irmãozinho do coração e por último Lory, que ficava torcendo e me dando força para entrar... MUITO OBRIGADA A TODOS... ah, sem deixar de agradecer meus pais que investiram e deram a maior ajuda, meus irmãos que passaram a acreditar que eu poderia entrar e meus parentes, que não foram tão influentes, porém me parabenizaram.

Não teria conseguido se não fosse a pessoa mais importante da minha vida, meu namorado maravilhoso que fez de tudo para que fatores externos não interferissem no meu êxito, tanto no estudo como no vestibular. EU TE AMO DEMAIS... você é tudo para mim... não vivo sem você...
Posso te dar uns puxões de orelha de vez em quando, pense que é para seu bem.. e é... não quero te ver para baixo... desejo sempre ver esse sorriso lindo no seu rosto... EU TE AMO...

Um comentário:

Jiru-kun disse...

Nem preciso dizer muita coisa \o\
VOCE È TUDO MINHA VIDA^^
esforçada^^ carinhosa^^ amiga^^
inteligente^^ companheira^^
naum tenho palavras para dizer o quanto eu te amo... por que naum existem palavras para eu descrever o que sinto por voce meu amor^^
só sei de uma coisa
EU TE AMO DEMAIS E PARABENS POR CHEGAR NO SEU OBJETIVO MINHA VIDA^^