quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Hospedagem e Congresso!

esculpem-me... fiquei alguns dias sem postar, pois me encontro no congresso.  
Hoje (10/12) é o último dia de evento, voltarei a noite para casa...a greve acabou repentinamente e minhas aulas retornaram (finalmente!)

Contarei como foi minha estadia aqui em Fortaleza e o Congresso


O HOTEL

 Assim que cheguei no hotel pela manhã, me deparei com essa árvore de natal linda, não?


 

Bem, o quarto no qual fiquei foi bastante aconchegante e aparentemente simples. Nunca havia dormido tão bem em um hotel... 

As cadeiras e colchões são muito confortáveis! Próximo a eles, tem uma varanda (essa entrada entre as cortinas) com uma vista bem bacana da "praia"... 


Fiquei algumas poucas horas no meu quarto e desci para tomar café-da-manhã. O mais exótico foi ver canja no buffet, o resto era tradicional (suco de laranja, iogurte, frios, pães, biscoitos, waffles (?!), o velho ovo e salsicha ao molho de tomate, dentre outros). Assim que terminei, segui ao congresso de táxi (desconhecia todos os meios de transporte). Chegando ao evento, deparei-me com muitas pessoas na fila, alguns estavam se inscrevendo e pegando materiais (bíblia de programação - já viram o tamanho da programação?, bolsa e crachá, além de mil panfletos).


Fiquei impressionada com esse número de pessoas todas... neste mesmo local, tinha um grupo tocando música clássica, algo bem agradável (esqueci de tirar foto deles... -_-)



NO CONGRESSO


Me encontrava no Pavilhão G e precisava seguir até o Pavilhão F, no Auditório Mezzanino, onde seria a solenidade de abertura do congresso. Passei por vários pavilhões até chegar ao meu destino. Quando entrei no auditório vi MUITAS pessoas...
  
Lembro que uma quantidade enorme de pessoas desta abertura que estavam presentes na mesa fizeram um discurso imenso. Essa falação toda deixou o público cansado, inclusive eu.


Depois dessa extensa abertura, ocorreu uma conferência sobre a temática Transformação Social e Sustentabilidade Ambiental. Não consegui aproveitar muito devida a exaustão e para colaborar, o palestrante tinha sotaque estrangeiro (espanhol). Aberto o congresso, as pessoas se segregaram em estandes, tendas, auditórios, salas, corredores de exposição de pôsteres.

Fui ler o pôster " Igreja: ambiente favorável à atuação de Enfermagem para a promoção da saúde", tema bem curioso! Acabei vendo que minha teoria não estava errada, a Igreja, em certos casos, norteia as pessoas em busca de equilíbrio e melhoria espiritual. A autora conversou comigo (observou-me lendo o pôster dela) e comentou que fez esse estudo com usuários de drogas e alcóolatras que freqüentavam grupos católicos na cidade dela. Disse que era observada uma melhora no comportamento deles e redução na utilização de entorpecentes/álcool. Outro pôster que me interessou foi o título: " A importância do acolhimento e do vínculo do enfermeiro-cliente durante a consulta de Enfermagem: relatório de experiência em Unidade Saúde Família. Vi que esse acolhimento proporciona uma melhor interação entre o enfermeiro e o cliente, qualificando o atendimento e trazendo um maior aproveitamento da terapêutica da Enfermagem. Observei nos meus estágios e pratiquei esse acolhimento.


Durante o período da tarde, fui até o Pavilhão E e assisti uma mesa redonda sobre Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE). Algo que memorizei foi quando alguma palestrante expôs sobre Software de SAE, implementado no Rio Grande do Sul (na hora relembrei do artigo que uma professora de Enfermagem nos passou sobre implantação de software em SAE, ainda em construção e experimentação). O que eles falaram reforçaram o conhecimento que possuía acerca desse assunto, com aulas e estudo. Falaram da utilização da "tríade" NANDA-NIC-NOC em determinadas partes do processo de Enfermagem (coleta de dados/exame físico, diagnóstico,  plano de cuidados, implementação e avalição de Enfermagem) e quando fazer uso de cada um desses livros. Tive que retornar ao hotel as 16h, então não pude ficar até o final (18h). Voltei ao Pavilhão F  e perguntei para muitos monitores do congresso sobre transporte, nenhum deles soube me informar sobre ônibus com precisão. Ainda bem que consegui pegar o ônibus certo. Após muitos questionamentos ao cobrador (estava completamente perdida em uma cidade desconhecida) consegui chegar ao hotel (as 17h30). Tomei um belo banho, liguei para casa, depois falei com meu namorado e família por webcam e microfone, estavam preocupados... logo que os acalmei e contei minhas "aventuras" no congresso, fui jantar no restaurante do hotel. Haviam me alertado que o custo dos pratos era dispendioso, mas não tive outra opção. O "ar" tropical do restaurante me chamou a atenção, um tropical de primeira linha e luxuoso. 


Andando mais um pouco, dava para ver um barzinho e a piscina em forma de feijão (rim). ^^" (não tenho foto u_u)



Jantei um filé mignon com brócolis e fritas, acrescido de porção de arroz, que custou um olho meu! (x _ x)' Não tenho o que reclamar, a comida é excelente! ^^ Não passei mal, então era de boa qualidade e um prato GRANDE. Retornei ao meu quarto bem satisfeita! ^^


Contei apenas o dia 07... ainda faltam os dias 08, 09 e 10 ^^ que contarei nas próximas postagens...


Até mais! ^^










Nenhum comentário: