terça-feira, 5 de julho de 2011

Língua Japonesa 1 (UnB)

Queria falar um pouco dessa disciplina, LJ1. Achei muito interessante o método avaliativo e o conteúdo. (^ _ ^)

Sempre fui apaixonada pela língua japonesa, mas nunca tive a oportunidade de iniciar um curso. Eis que consigo cursar essa maravilhosa disciplina na UnB. 

Minha sensei é a Kimiko Uchigasaki. A didática dela e o modo como ensinava é excelente. Aprendi muitos vocabulários, as escritas hiragana, katakana e alguns kanjis básicos. Os métodos de avaliação consistiram em 7 kakitori (passar do romaji para a escrita hiragana ou katakana), 2 sakubun (composição), 1 filme (Samaa Woozu), 4 músicas japonesas (Sanpo - Tonari no Totoro, Ookina Furudokei, Sayonara Daisuki na Hito e Pokemon Getto Daze), 2 provas orais e 2 provas escritas. 

Não é uma disciplina fácil. Se você não se dedicar a fazer os shukudai (tarefas de casa), não conseguirá notas boas. Claro que há exceções. Caso curse sabendo vocabulários simples e as duas escritas básicas, também poderá se sair bem. 

No começo é basicamente leitura de hiragana e apresentação (eu sou tal pessoa, brasileira, prazer em conhecê-la). Depois vai complicando com katakana e perguntas sobre locais, pessoas, animais, coisas (Biyôoinwa dokoni arimasuka, Kyoushitsuni senseino kaban arimasuka, Kokoni naniga arimasuka, etc). 

Como tive que fazer uma pesquisa quantitativa junto à essa disciplina (dentre outras 3 disciplinas), não consegui me dedicar tanto a fazer as tarefas que foram acumulando simultaneamente ao conteúdo. Agora estou penando um pouco nas lições finais e preciso estudar, já que será minha última prova escrita na quarta-feira... (^ . ^)

Nenhum comentário: