sábado, 2 de julho de 2011

A pesquisa - Etapa final

Fazer pesquisa com questionários e pessoas é desgastante. Pelo menos, agora tenho certeza com quem NÃO devo pesquisar. Aplicar questionários me deprime, ainda mais se for contar com boa vontade do outro. Sempre penso naquele projeto que iria ser bolsista por dois anos consecutivos. Iria ficar muito estressada, ainda bem que não deu certo. Imaginem ter que pesquisar 400 pessoas?

Meus locais de pesquisa foram 6 escolas públicas. As primeiras três escolas tiveram ótima adesão, obtive grande parte da amostra nelas.  As três últimas me deixaram muito frustrada, pois quase nenhum professor queria participar devida a falta de interesse, sempre arranjavam alguma desculpa para não fazer o questionário. Eles não sabem o quão importante essa pesquisa irá se tornar.

A saúde do trabalhador é essencial para o bom desempenho profissional, do contrário, o funcionário fica doente com frequência e torna-se menos eficiente. A pesquisa da qual faço parte estuda a relação do engajamento no trabalho com autoeficácia profissional e percepção de suporte organizacional. A grosso modo seria o compromisso e empenho do trabalhador sob a ótica de sua imagem ocupacional e percepção de auxílio de recursos que a empresa utiliza para suprir as necessidades pessoais e profissionais.

Consegui 115 professores que responderam o questionário (na verdade, tinha conseguido 122, mas os professores fizeram com tanta má vontade que tivemos que excluir 7 questionários). Ainda faltam 85 professores para concluir a meta de 200. (T _ T) Não vejo a hora de me livrar disso! Quero logo ir logo para outra pesquisa... falta apenas 1 mês para acabar esse projeto...


Nenhum comentário: