sábado, 3 de setembro de 2011

Faculdade o/

Não sei porque todo mundo fica me perguntando tudo sobre anatomia animal. -_- É a matéria que menos gosto em Biologia e quase não estudo para ela (tirei umas fotos dos materiais para estudar mais a fundo, apenas). Meu intuito não é ser uma especialista nesta parte, até que isso não tem muito uso na área que desejo seguir (com exceção de anatomia humana e de camundongos). Estou aprendendo o básico para me sair bem na prova. Em todas essas aulas alguém me indaga se sei determinado órgão de um animal. Bom, não sou monitora e nunca tive contato com essa parte animalesca, então geralmente não consigo responder. o.o'

Como previa, não estou indo muito bem nos testes de Cálculo 1. Fico ainda mais desmotivada quando alguém fala: "Já sabia que isso iria acontecer". Nunca duvidem da minha capacidade, ok? Isso é questão de hábito e interpretação das questões. Fazia 3 anos que não mexia com qualquer cálculo matemático. Bastaram apenas alguns dias resolvendo uns exercícios para conseguir relembrar da maioria das propriedades. O déficit está no aprendizado do conteúdo no Ensino Médio, porém estou fazendo o máximo que posso para recuperar isso. o/ (recentemente perdi minha apostila de Cálculo 1, haviam muitos itens respondidos u.u)

Já em Química Orgânica Fundamental tenho uma certa facilidade para compreender a teoria e também cursei uma disciplina que dava introdução a esse assunto. Para complementar, consegui dedicar certo tempo às tarefas, o que me ajudou a ficar em dia com a matéria.

Quanto à Citologia, fico tranquila. Por enquanto, temos visto apenas a aplicação das técnicas laboratoriais, o que me ajuda em muito a realizar essas técnicas no estágio. Felizmente, esta disciplina está interligada ao meu estágio, de modo que, enquanto estudo para Citologia, recordo as técnicas utilizando-as no laboratório. Claro que no estágio é muito mais específico e aprofundado. (se quiserem parar de ler por aqui, fiquem à vontade, nos próximos parágrafos citei um exemplo da técnica que aprendi e  apliquei no estágio).

Para exemplo da correlação entre a disciplina de Citologia e o Estágio, tive aula sobre cromatografia e vimos a técnica de eletroforese em gel de agarose (o aspecto é similar aquele do teste de paternidade). O professor explicou de modo generalizado que o gel funcionaria como uma malha a qual permite a passagem de pequenas moléculas.  Dependendo da carga que apresentam, podem migrar ao lado positivo ou negativo do equipamento (com base na diferença de potencial e voltagem de 80v em média). Quanto maior a molécula, mais lentamente ela irá passar pelos espaços da malha. Essa "migração" das moléculas origina bandas em que são depositadas moléculas de tamanhos semelhantes e a leitura dá-se por meio de marcadores que indicam o tamanho de moléculas de interesse conhecidas. No Estágio, utilizei essa técnica de eletroforese, entretanto ainda era necessário fazer todos os procedimentos para efetuá-la: preparação do gel de agarose a 0,8% , fase analítica e fase preparativa à análise do gel.

O material que analisamos foi um DNA recombinante de E.coli digerido por determinada enzima. Na aula de DNA recombinante, vimos essa técnica: seleciona-se o fragmento de DNA que contém a molécula de interesse, cliva-se o plasmídeo purificado (DNA circular que é independente do DNA cromossômico) da bactéria (geralmente Escherichia coli) através de enzimas (taq1, p.ex.) em regiões específicas para inserção do fragmento,  "liga-se" este fragmento no plasmídeo contendo gene resistente à AMP (ampicilina = antimicrobiano, mata a bactéria) e insere-se o plasmídeo dentro de bactérias (E. coli) por eletroporação (abrindo poros nas bactérias). Cultiva-se as bactérias meio de cultura para crescimento (o que usei foi o LB = triptona, cloreto de sódio, água destilada, ágar, extrato de levedura + ampicilina). Aquelas bactérias que incorporarem o plasmídeo, sobrevivem à ampicilina (pois contém gene resistente a esse antimicrobiano) e clonam o gene inserido no plasmídeo, levando à síntese da molécula de interesse. 

Nenhum comentário: