domingo, 18 de setembro de 2011

Investimentos na graduação

Ultimamente, tenho procurado cursos e eventos que ocorrem nas minhas áreas de interesse (Biologia Celular e Molecular e Parasitologia). É bom para meu desenvolvimento acadêmico e curricular, além de complementar o aprendizado que tenho na graduação. Também pode ser uma ótima oportunidade de obter experiências e apresentar trabalhos/pôsteres/painéis a especialistas (e receber prováveis críticas).

Há bastante interesse de minha parte em associar-me a sociedades de determinadas especialidades, pois poderei estar à par das pesquisas e estudos e ainda compartilharei e armazenarei mais conhecimento. A sociedade que tenho mais afinidade é a Sociedade Brasileira de Parasitologia (SBP). Fiquei em dúvida se escolheria a SPB ou a Sociedade Brasileira de Protozoologia (SBPZ), mas acabei selecionando a SPB pelo fato de ser menos específica que a SBPZ. Enquanto a primeira engloba assuntos generalizados sobre diversos parasitos (protozoários, platelmintos, nematoides), a segunda seria direcionada para protozoários, somente.

Atualmente, viso bolsas de iniciação científica/estágios/pesquisas e procuro me dedicar ao máximo à realização das atividades propostas pelos meus orientadores, como é o caso do que faço no estágio de Biologia Molecular no laboratório. Sempre que posso, vou ao laboratório aprender novas técnicas, estudo mais a fundo em casa ou em horários vagos e compreendo porque cada material/procedimento é utilizado. Neste fim de semana, arranjei alguns livros de Biologia molecular e de técnicas moleculares para ter maior embasamento científico da metodologia que me foi apresentada (não pude estudar muito pelo fato de algumas avaliações esta semana e necessitei concentrar-me nelas).

Podem observar o quanto estou entusiasmada com Ciências Biológicas, não é mesmo? Espero continuar assim até o final da graduação. Sinto-me absorvida (imersa) no meu curso agora.

Nenhum comentário: