domingo, 18 de setembro de 2011

Os jovens atuais e a universidade pública

Gostaria de demonstrar minha indignação frente à atitude dos jovens atuais que se dizem alunos de universidades públicas. Penso no lugar de quem trabalha e paga altos impostos para oferecer dinheiro à instituição pública de ensino e o que eles ganham em troca? Muitos universitários descompromissados que ocupam suas vagas com futilidades. 

As pessoas investem na educação pública superior, mesmo que indiretamente e querem um resultado a partir disso: formar profissionais competentes e capacitados. Se os alunos desvirtuam-se desse propósito, de quê serviria o investimento?

Muitos falam que "a universidade é gratuita". Pensando deste modo egocêntrico, realmente é. Mas se formos avaliar o conjunto de fatores que estão por trás dessa "gratuidade", vemos o quanto estamos equivocados.

É deplorável ver universitários colando em provas e estudando apenas para passar na matéria. A maioria não entende que vemos a base de um assunto para poder compreender o próximo conteúdo com estes fundamentos teóricos. O conhecimento o qual você adquire durante a graduação que o torna um profissional. Como iriam aplicar técnicas sem saber o uso e a finalidade? Tudo tem um propósito e é necessário saber valorizar isso.

Que tipo de profissional vocês serão quando estiverem graduados? Mais um no mercado ou um profissional de excelência? Já pararam para pensar a respeito? Está na hora de começar a refletir.

Vamos dar valor ao dinheiro público!





Nenhum comentário: