quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Como fazer Molho de Tomate Caseiro

Estava cansada daquele singelo sabor azedo dos molhos prontos e resolvi testar algo novo. Tinham alguns tomates maduros sobrando na geladeira e transformei-os em um belo molho de tomate. ^^

Para prepará-lo, precisaremos de:

Ingredientes
  • 4 tomates maduros 
  • Fio de azeite
  • 3 dentes de alho picados
  • Sal e pimenta-do-reino (opcional) a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela de teflon, colocar os tomates e cobri-los com água. Aquecer por 10 minutos e desligar o fogo. Esfriar em água corrente e passar os dedos sobre a pele do tomate, retirando-a (o tomate sem pele é conhecido como pomodori pelati). Retirar o meio e as sementes com a ponta de uma faca (como mostro no vídeo). 
  

Ficará com este aspecto:
(Fatiar os tomates em pequenos pedaços irregulares)

Em uma panela inox, fritar o alho no azeite e acrescentar os tomates fatiados, o sal e a pimenta (se gostar), mexendo sempre.
Deixar refogando por 10 a 15 minutos em fogo baixo (à medida que refogamos, o tomate soltará mais líquido e ficará macio). Desligar e reservar.
Em um mini-processador, despejar todo o molho e processar até que se torne um líquido espesso e homogêneo.
Colocar o molho em um recipiente e estará pronto para ser utilizado para acompanhar massas, carnes e tudo o que sua imaginação mandar!

O meu molho caseiro pronto! ^_^

Dica! 
Este tomate que utilizei não foi o italiano e o gosto fica levemente azedo. Para deixá-lo mais adocicado, fazer o molho com tomate italiano ou acrescentar uma colher (chá) de açúcar.


Nenhum comentário: