sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Ofertas em demasia....

Nem contei que tenho inúmeras matérias ofertadas para o próximo semestre... (> . <) Não sei o que fazer e nem o que escolher. (- . -) Irei listar as matérias a seguir só para vocês terem uma idéia:

- Biossegurança e Proteção (2 créditos)

- Contexto Histórico e Social da Enfermagem (4 créditos)
- Da Célula aos Sistemas 1 (4 créditos)
Pré-requisito: Do Átomo à Vida 1 (ATV1)
- Do Átomo à Vida 2 (6 créditos)
Pré-requisito: Do Átomo à Vida 1 (ATV1)
- Epidemiologia Analítica (3 créditos)
Pré-requisito: Epidemiologia 1
- Introdução à Pesquisa Científica (2 créditos)
- Introdução à Psicologia da Saúde (4 créditos)
- Pesquisa Social em Saúde (4 créditos)
- Saúde e Sociedade 2: Construção Social do Processo Saúde e Doença (4 créditos)
Pré-requisito: Saúde e Sociedade 1
- Seminário Integrativo 2 (2 créditos)

Obs: Pode-se adquirir apenas 36 créditos por semestre, deveremos cursar no mínimo 4 matérias para não ocorrer chance de desligamento e ter ao menos 12 créditos a cada semestre.

É matéria demais!!! (u . u)' O que faço?!? Sei que uma dessas matérias é quase que, digamos, "cedida". Estou me referindo ao Seminário Integrativo 2 (SI 2). No SI 1 víamos documentários e abriam debates para discutirmos assuntos relacionados à saúde. Não era necessário fazer trabalhos extensos (como foi o caso de Saúde e Sociedade I e Epidemiologia I) ou avaliações escritas. Contudo, não poderei cursá-la, pois o horário não é adequado. Será das 18h às 19h50min.
Pelo que ouvi falar, a matéria de Introdução à Pesquisa Científica do curso de verão foi bastante puxada... os alunos tinham que apresentar inúmeros seminários e ler muitos textos, lembro-me das pessoas reclamando sobre o excesso de atividades dessa matéria. Tenho que pensar muito a respeito para não correr o risco de ficar sobrecarregada.
No caso de Do Átomo à Vida 2 (ATV 2) creio que será tão puxado quanto com ATV1. Fizemos várias avaliações escritas com conteúdos extremamente extensos. É só relembrar a época em que eu relatava sobre as noites em claro que ficava estudando para poder obter boas notas, era bastante cansativo. No entanto, fiquei maravilhada por ter aulas com professores tão bons e excelentes! (* . *) Meus professores de ATV1 foram: Damaris, Claure, Marcelo, Anderson, Otávio, Robert, Sebastien, Izabella, Janice, Larissa, Fábio e Dawidson. Umas das aulas que mais me encantaram foram dos professores Fábio, Robert, Sebastien e Dawidson. Os assuntos eram a respeito de crescimento e ciclo celular, transportes vesiculares, citoesqueleto, morte e senescência celular, respectivamente. (^ . ^)
Espero que Saúde e Sociedade 2 (SSII) não tenha aqueles trabalhos chatos e exaustivos de questionários socioepidemiológicos. Sinceramente, não aprendi nada com isso. Queria muito ter tirado algum proveito desse mísero trabalho, mas a única parte que realmente acrescentou na minha vida foi o fato de saber que antes de realizarmos qualquer pesquisa, devemos levar em conta os códigos de ética, pois as informações podem ser utilizadas indevidamente, caso sejam fornecidas a qualquer indivíduo. Não acho necessário continuar as críticas, parando de falar disso e ressaltando os assuntos bons, gostei muito das aulas de SSI com a professora Soraya. Por incentivo das aulas dela, nas quais líamos diversos textos demonstrando a influência da cultura na saúde e na doença, tenho lido o livro " CULTURA, SAÚDE E DOENÇA" da autora Cecil G. Helman. Também adquiri uma certa apreciação pelo Michael Foucault, por causa das aulas do professor Miguel.
Quanto à Epidemiologia I, adorei as aulas de epidemiologia descritiva e bioestatística. Aprendi muita coisa e guardo até hoje. Acho importante saber escolher uma amostra, calcular dados com médias, desvios, pois é um tanto quanto complicado ter a acurácia da situação-problema. Penso que esse conhecimento me auxiliará muito no futuro, se eu for seguir a área de pesquisa científica... como pretendo fazer pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado e especialização na minha área, precisarei muito desse conteúdo ministrado nas aulas de Epidemiologia. Meus professores de Epidemiologia I foram o Fernando, a Vera Regina, o Emerson, o Gerson e o Fausto. Tive aulas maravilhosas...

Nenhum comentário: