segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Comemorações, afazeres e notas

Dormi tanto de sábado para domingo que estou sem sono! (- _ -)
Preciso fazer muitas tarefas da faculdade, já estou adiantando. ^^
Algumas horas atrás estava fazendo a torta alemã para o festival na terça-feira, dessa vez farei de tudo para que não derreta. (; _ ;) Tanto trabalho para nada... Ah! Fiquei com vontade de fazer mousse e fiz um de limão... ficou verde (o aspecto me lembra o meu primeiro mousse aos 6 anos de idade que aprendi a fazer no Jardim III). Pelo menos esse mousse é mais saudável, pois é feito com iogurte e gelatina (e um pouquinho de leite condensado). Normalmente, fazem mousse com creme-de-leite e leite-condensado. Em casa já existem muitos problemas com a diabetes mellitus, não gostaria de piorar. Busco por alternativas mais saudáveis que permitam eles comerem doces e pratos mais saborosos, sem prejudicarem a saúde.

Recebi presentinhos de aniversário essa semana e a passada. ^^" Do Neguis ganhei uma blusa (a mãe dele que comprou), um caderno e um calendário feitos por ele e pela empresa... LINDOS! (* ___ *) Estava precisando tanto de um calendário decente... cadernos, já tenho um monte.. e adoro! \o\ Estou  sempre escrevendo! ^^ O Mulambo me deu um fichário de receitas! (* ¬ *)~ Amo cozinhar... o pessoal percebe que adoro criar, procurar e fazer novas receitas.... a Ray me deu um vaporizador de perfume, adorei também!! (^ __ ^) Apesar de não poder usar perfume no estágio, quando viajo ou vou para algum lugar, preciso de um cheirinho... agora tenho um portátil... muito bom!! X3 Ganhei um Ma Chèrie do Bruno... usava esse perfume quando tinha uns 11 anos... ele disse que teria um valor nostálgico e teve mesmo! Quando sinto o cheiro deste perfume,  lembro da minha egrégia época de colégio... tempo em que possuía formidáveis amigos, atualmente segregados pelo destino... nunca esquecerei meus queridos: Airina, Bruno, Marco Antônio, Luiz David e Fábio... saudades deles naquela época... hoje, tenho contato apenas com o Bruno... acho maravilhoso poder manter minhas amizades infanto-juvenis. Espero reencontrá-los algum dia...

Não estou conseguindo me concentrar muito para estudar MAD 1. Acho que parte do cansaço que sinto seria pelo semestre estar quase no final. Necessito recuperar minha força de vontade... tenho um propósito e irei executá-lo. Devo parar de pensar tanto em IRA. Nota não é tudo, mas conhecimento é. ^^ Estudo com a finalidade de adquirir mais conhecimento e poder passar aos outros o que aprendo... sempre gostei de fazer isso. (> _  >)

Estava lendo "A Divina Comédia" de Dante Alighieri... finalmente consegui acessar essa obra. Muitos falam dela... gosto do vocabulário repleto de palavras desconhecidas e antigas. Aplico as palavras à minha escrita usual, tanto em resumos e trabalhos como no meu próprio blog. Algo que não gosto nessa obra são os ingentes poemas com tercetos rimados. Não aprecio rimas nos poemas, acho entediante. O modo como Dante retrata o Purgatório e o Inferno é aterrorizante, me causa uma certa agonia. O pior é que dá para imaginar as pessoas gritando e chorando, sendo punidas. Posteriormente retornarei a lê-la. É uma boa forma de espairecer... 


Quanto às provas, com exceção da de MAD 1 ( nota 5,0), estou bem... por mais incrível que pareça, mesmo não conseguindo me dedicar aos estudos o quanto quero. Em PTRI (Processo de Trabalho e Relacionamento Interpessoal) tirei 7.0, a prova possuía duas questões discursivas com o valor de 5.0 cada. Não gostei da primeira questão, pois pedia a fundamentação em um texto que lemos, citando apenas o nome dos autores e não o título, sobre a temática do trabalho em equipe e processo grupal. Não me lembrava qual texto era, então escrevi de modo superficial ( o professor que corrigiu a prova notou a minha superficialidade). A outra, gabaritei. Pedia uma situação hipotética ou fato vivenciado onde estivessem explícitos a rede social e de suporte de um paciente ou usuário do SUS. Escrevi com bastante consistência e firmeza meus argumentos. Eis a minha resposta: "Usuária jovem que teve uma gravidez não-planejada sendo atendida em unidade básica de saúde relata que deseja ter o filho e não pretende abortá-lo, mas está receosa quanto à notificação do acontecimento aos pais, que não observaram o pequeno aumento de sua barriga decorrente de 1 mês de gestação. Diz sobre conhecer métodos contraceptivos, mas não utilizou nenhum durante a sua última relação sexual. Comenta que os pais gostam do namorado, seu único parceiro sexual no momento, e que todos seus amigos íntimos estão sabendo da gravidez. Conta que seu pai é bastante ríspido e não dialoga muito com ela, apenas cumprimenta, e sua mãe já a alertou sobre ficar grávida na adolescência, dizendo as sérias conseqüências se ocorresse, como a expulsão de sua própria casa pelo pai, já que este seria o chefe da família e ditaria as regras familiares. Aparenta estar com medo e gostaria de falar aos pais que está grávida o quanto antes, pois não quer que eles descubram sozinhos. A rede acionada seria composta de seu namorado, amigos íntimos, pai, mãe, todos aqueles que poderiam auxiliar na resolução do problema apresentado pela usuária. A rede de suporte envolveria o namorado, o profissional de saúde e possivelmente a mãe, os quais teriam papéis facilitadores para a comunicação com o pai." Vocês se perguntariam como elaborei uma resposta dessas? Aulas da professora Gussi (baseei no exemplo que ela tinha dado sobre acionamento  e utilização da rede social), vivência e aprendizagem no estágio e leituras. Outra prova que tive nota boa foi a de SAE (Sistematização da Assistência em Enfermagem), onde obtive 9,05. Novamente, leituras, experiência do estágio e estudo me ajudaram. Empenhei-me a fazer os diagnósticos e exercícios, passando a ter maior capacidade de interpretar os fatos, trabalhar com a lógica e raciocinar melhor. 

Nenhum comentário: