quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Ontem foi um bom dia! ^_^~

Raramente digo que tenho dias bons, não? Desta vez foi bem interessante, com exceção do encontro com o CA quase completo, não me agrada. =) Apesar de ignorar algumas pessoas, tenho empatia (no sentido da psicologia) com outras: "coloco-me" no lugar de alguém baseando nas minhas próprias suposições ou impressões, tentando compreender o comportamento deste. Antipatia já tenho em excesso. (o _ O) 

Assim que o professor compareceu ao local combinado, simulamos ações nos bonecos para tirarmos fotos. Foram:  ausculta cardíaca por acompanhamento no monitor (mostrava a respiração, pressão e pulsação),  simulador de injeção intravenosa, aplicação de injeção intradérmica (na altura da inserção inferior do músculo deltóide, vide relatório 5 de CS2). O que achei impressionante é que acertei de primeira o local para aplicar a injeção intradérmica. O boneco acende uma luz verde no pescoço quando acerta. Se erra o local (acertando veia, artéria, osso) ele faz barulho e acende uma luz vermelha. Lembro quando os professores comentaram sobre esse boneco. Vi a luz acendendo verde assim que coloquei a seringa... ^^ acho que é meu destino ficar em Enfermagem... mesmo tendo escolhido esse curso ao acaso (por ter oportunidade de fazer um novo vestibular)... todos que me conhecem sabem o que eu realmente queria: Nutrição ^_^... mas estou tão bem e me identificando tanto que vou cursar Enfermagem  até o final... no estágio observacional tenho feito aquela diferença que comentei meses atrás. Já estou praticando acolhimento e pude resolver vários problemas dos usuários do Centro de Saúde. O que diálogo acolhedor e empatia não fazem? ^^Ajudaram muito...


O que me deixou realmente satisfeita e aliviada (para considerar ontem como um bom dia) foi na oficina para preparação da plenária sobre um estudo de caso no Seminário Integrativo 3. Tivemos que reunir com 5 pessoas desconhecidas dos 5 cursos que estavam presentes na sala. Devo admitir que fiquei preocupada com a possibilidade de não conseguir conduzir o grupo à formação de uma equipe. Felizmente, obtive êxito. Fiz o que não conseguia no grupo de PSSS1 (aquele indivíduo que ignorava o que os demais falavam,  ouvindo apenas seu amigo e uma outra menina do grupo), ao contrário, ouvi cada opinião e ofereci o máximo de atenção aos integrantes. A atividade acabou rápido pela eficiência, não totalmente alcançada por desinteresse de alguns para responder as perguntas "norteadoras" (no total 18 questões). Vi o que era uma equipe fluir... e não como é um grupo com interesses distintos e que não possui objetivos comuns. É assim que se aprende, errando e quebrando a cara para depois erguer-se como uma pessoa melhor. O CA do qual participo seria um grupo e não uma equipe. Foi um bom aprendizado. ^^ (Só uma dica: pessoa do CA, atente aos que ainda participam para não ficarem com funções em excesso, tente dividir as responsabilidades e não permita que somente uma pessoa queira coordenar tudo... lembre-se da aluna de Enfermagem que foi processada por um paciente pois aceitou cuidar de 3 andares de um hospital... pode não haver o processo agora, mas terá uma grande sobrecarga desse acúmulo de funcionalidades)







Nenhum comentário: