sexta-feira, 25 de março de 2011

Notícias boas!

Finalmente estou cursando conteúdos que me interessam. Tenho estudado vez ou outra para relembrar a matéria que aprendi no dia. Não vejo a hora de entrar para Biologia e poder estagiar nos laboratórios de Bioquímica, Biologia Molecular e Celular, Parasitologia e Imunologia, minhas áreas preferidas. ^_^v

Esses dias fui convidada por uma professora para ser bolsista de Iniciação Científica para pesquisar no laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular, meu maior sonho. ^^ Além desta professora, teve uma outra  que também me convidou para ser bolsista e pesquisar no laboratório de Bioquímica e Parasitologia (outro sonho que tenho). Ambos os convites foram recusados porque tenho bolsa de pesquisa com um professor de outra área, Psicologia. ._. Quem sabe depois que entrar em Ciências Biológicas possa trabalhar nessas pesquisas laboratoriais, nem que sejam com professores diferentes. -_- Estou ansiosíssima para começar!!! u.u' Mas (cá entre nós), adoro estas professoras que me convidaram. A linha de pesquisa delas envolve as áreas de Biologia Molecular, Bioquímica, Imunologia e Parasitologia. ^^ Pelo que um professor me falou, elas trabalham com a patogenia (que dá origem e evolução da doença) de proteínas presentes na saliva do barbeiro (transmissor da Doença de Chagas). É um assunto bem importante para a saúde pública brasileira.

Ontem (quinta-feira) tive minha primeira aula de OSF (Organografia e Sistemática Fanerofítica).  Foi interessante, pois a professora disse que teremos aulas práticas de dissecação de plantas para identificar suas estruturas (anteras e ovários de flores, folhas, caules, raízes) e classificá-las de acordo com a taxonomia. Também aprenderemos a coletar o material e manuseá-lo corretamente. ^^" Devemos sempre levar o seguinte kit para as aulas práticas: agulhas de insulina presas a um palito (ou a uma seringa), bisturi, pinça de bico fino e caderno de desenho (não me recordo se está faltando outro material).

Sempre tive uma certa inclinação/admiração pela área da Botânica, principalmente porque amo plantas medicinais. Quem sabe possa fazer uma associação de Botânica + Imunologia + Parasitologia + Bioquímica + Biologia Molecular e Celular. Criatividade e inovação nunca é demais (se já não existe essa combinação , né? o.O). xD

Quanto à disciplina de IAC (Introdução às Análises Clínicas), apesar de não ter a parte prática (que eu mais desejava fazer), a teórica me interessa bastante. Essa área (Análises Clínicas) está voltada aos alunos da Farmácia, mas os de Biologia também têm a oportunidade de trabalhar no mesmo ramo. Ensina o conhecimento básico que se deve ter nas áreas de Hematologia, Imunologia, Bioquímica, Parasitologia, Patologia Molecular, dentre outros. O lado bom é que aprenderei a interpretar nos exames laboratoriais básicos (sangue, urina e fezes) as possíveis alterações visíveis provocadas por patologias, conhecendo os valores padronizados de indíviduos saudáveis. 

Inscrevi-me na monitoria de MAD3 e peguei 3 livros emprestados da Biblioteca para aprofundar meu conhecimento sobre Parasitologia. ^^ Concomitantemente, estou cursando MAD3-Prática para complementar meus estudos. ^.^ Creio que seja bastante relevante para minha formação acadêmica como Bióloga, principalmente porque irei trabalhar com isso. ^-^

Acho muito estranho que MAD3- Prática seja optativa para Enfermagem e IAC, módulo livre. Deveria ser o contrário. Não vejo relevância da prática laboratorial de parasitologia para enfermeiros, só se quiserem trabalhar em análises clínicas. Tudo bem conhecer o ciclo de vida, patogenia, sintomatologia, tratamento e prevenção do parasito (MAD3 - Teórica), é necessário, mas eles não irão observar parasitas nos microscópios e não vão identificar o gênero ou espécie dele. Ou seja, mais uma vez ratifico que é irrelevante. Azar de quem pegou essa matéria. o_o'

Nenhum comentário: