sábado, 4 de junho de 2011

Aula de botânica (OSF)


Sim, tive aula de botânica em pleno sábado, pela manhã! −_−ノシ・・・ハァ・・・ Devida à minha insônia, não dormi e passei a noite em claro. Comecei a escrever meu livrinho autobiográfico nessa madrugada (já tem 6 páginas!).

Meu dedo do pé continua inflamado por causa do estresse, mas necessitava ir de tênis para aula, pois seria a aula de campo herbário. Fui de chinelo, pois não havia outra alternativa.  ̄へ ̄A parte mais irritante foi uma colega minha falando que não poderia fazer por causa do chinelo. Não tive escolha, ou ia para aula assim ou ficava em casa. Felizmente, só andamos entre o IB, ICC norte-sul e a professora nem reclamou que eu estava de calçado aberto.

Ficamos observando diversas plantas, dentre árvores, arbustos e herbáceas. Devo ter aprendido em torno de 20 nomenclaturas de estruturas, durante a aula. Como não estou habituada a elas, ainda não consegui decorar tão bem. (_ _|||) 

Sempre me impressiono com as aulas, minha professora detém muito conhecimento sobre a área de botânica. Sabe dizer a espécie e família da planta apenas no olho, além de guardar diversas nomenclaturas das estruturas delas. Os nomes variam desde hábito até semente (incluindo caule, folha, flor, fruto). Acreditem que com base nessas características estruturais podemos descobrir a família, gênero ou até espécie da planta. Utilizamos chaves para encontrar a família, gênero ou a espécie (decorar todas por memorização, não é possível, ainda). y( ̄ー ̄)y ピースピース 


De alguma forma, sempre gostei de botânica. Meu maior interesse é em plantas medicinais. Influência da nossa querida chácara e sua rica horta (cenoura, alface, morango, salsinha, milho, manjericão, rabanete), plantas arbóreas (jabuticaba, amora, manga, abacate, jaca, goiaba, laranja, limão galego, ingá, café) e medicinais (sálvia, louro, erva-doce, salgueiro, urucum, eucalipto), dentre muitas outras. Desde pequena ficava catando e brincando com todos os frutos, folhas e sementes dessas plantas. Acho que foi uma experiência e tanto! Poucos são os jovens de hoje que têm contato com a natureza, como tivemos.

Há muito tempo tenho paixão por plantas medicinais e parece que continuará sendo uma afinidade eterna. Faz pelo menos uns 10 anos que gosto. Eesta parte da Biologia estará sempre no meu sangue... 

Nenhum comentário: