sexta-feira, 10 de junho de 2011

Planos para o futuro...

O mundo acadêmico me faz ficar tão envolvida! (* - *) Fico horas sonhando e imaginando o dia em que conseguirei concretizar minhas metas. ^^

No momento, alemejo passar em Ciências Biológicas na UnB, fazer provas de proficiência em inglês (IELTS, CAMBRIDGE ESOL CAE e iBT TOEFL) e tirar boas notas nas matérias que cursar. E por que essa idéia repentina de querer fazer provas de proficiência? Explicarei para vocês. Alguns meses atrás, tinha falado sobre intercâmbio na graduação, não sei se recordam. O fato da Ray ter comentado sobre sua veterana que estava fazendo intercâmbio na Espanha, me motivou a buscar por universidades internacionais que tinham acordos acadêmicos com a UnB. Achei duas faculdades que me interessaram muito: Victoria University of Wellington (Nova Zelândia) e Saint Mary's University (Canadá). 

Além do passaporte, seguro-saúde e outros documentos, também tenho que provar meu domínio pela língua inglesa. Os pré-requisitos básicos para ingressar no Saint Mary's são as diversas modalidades de proficiência que citei acima, adcionando  um próprio do Canadá (CAEL) e outro TOEFL que o serviço educacional de testagem aplica. Para aqueles que não conseguem atingir as notas necessárias, dependendo do caso, fazem admissões por condições específicas, como um programa intensivo de aprendizagem sobre a língua inglesa para melhor integração ao curso.

Não se esqueçam que também é essencial ter dinheiro sobrando para alimentação, hospedagem, serviços médico-hospitalares e transporte. Felizmente, para aqueles que entram antes de 15 de março, incluindo os "exchange students" (estudantes de intercâmbio), a universidade oferece bolsas de estudo. Porém, são ofertadas aos alunos que obtiveram média de 95 a 80% durante o Ensino Médio. Talvez não entre nesse quesito porque fui bem mediana nas menções (estava deprimida). (- _ -)

Antes de me inscrever no edital, quero estar com tudo preparado. Sei que são pouquíssimas vagas oferecidas (2 a 3), mas também tenho consciência do quanto me dedico e esforço. O diferencial estará no meu currículo vitae e lattes contendo apresentações de trabalho e duas iniciações científicas, além de monitoria.

Minhas metas dependem do momento em que ingressar em Ciências Biológicas, a partir daí, poderei ir atrás de todo esse planejamento!

Agora é hora de dar o melhor de mim e concretizar meus objetivos! \o/


Nenhum comentário: