quarta-feira, 22 de junho de 2011

Análises e reflexões do meu cotidiano

Esses dias não tinha dormido mais do que 3h por dia. Tive que entregar o atlas essa semana (ontem) e fazer pesquisa ao mesmo tempo, posso dizer que estou me sentindo muito cansada. Felizmente, faltam menos de 2 meses para acabar a iniciação científica e terei mais tempo "livre" (para estudar).

O que me deixa meio chateada é o fato de não conseguir dedicar para monitoria. Esse semestre deixei muito a desejar. ._. Bom, também não tinha vontade nenhuma para ficar 2h aguardando alguém tirar dúvida. Prefiro fazer isso por e-mail. Felizmente, ainda há alternativas. Farei estudos dirigidos para direcionar os alunos para a prova. De 79 alunos (as duas turmas que sou monitora), 17 ficaram acima da média, 21 abaixo e os outros 49 na média. Foi bem medíocre, no geral. Essa disciplina requer o quesito de saber estudar. Não é à toa que fechei com 8,3 a média final. ^^ Se você entende o ciclo biológico do parasito, compreende e consegue deduzir os sinais e sintomas que o paciente irá apresentar. É basicamente isso. Claro que tem que memorizar todos aqueles inúmeros nomes, mas entendendo o ciclo infeccioso, já se consegue fixar bem o conteúdo. ^_^ E praticamente, é o que lidamos. Quem já não teve lombriga quando pequeno? Ou conheceu alguém que teve Doença de Chagas? Ou ainda, teve que tomar antihelmínticos (vermífugos) ou mesmo aquele famoso "Licor de cacau Xavier"? 

Realmente gosto de Parasitologia. Não estou fazendo monitoria apenas para ganhar créditos e sim reter e disseminar conhecimento.

Tornamos-nos pessoas de valor com esse conhecimento adquirido e este é o fruto da sabedoria! o/~ (não, não estou usando drogas xDD... gosto de filosofar e fazer reflexões o tempo todo.. ^^)

A incansável busca pelo conhecimento! o/ Sejamos livres sonhadores e concretizemos nossos objetivos de vida! (tá, vou dormir depois dessa xD)

Ultimamente ando bem feliz. Tenho analisado minhas conquistas, mesmo tendo que retroceder em algumas partes (vestibular, por exemplo). São esses empecilhos que me fazem ter mais força de vontade e determinação. Não vejo como obstáculos e sim, experiências as quais irão me ajudar a tornar uma pessoa melhor.. ^^ É que nem a pesquisa, reclamei bastante, mas vi e experienciei momentos bem diferentes. Não me arrependo de ter aceitado o convite de PIBIC, até porque essa pesquisa envolve meus maiores defeitos: o perfeccionismo e a falta de habilidade social.

Basta notar que estou atuando em uma cidade desconhecida e periférica, tendo que falar com pessoas estranhas. No começo, tinha um certo receio de que tudo iria dar errado. Agora no final, a pesquisa superou minhas expectativas. Não tenho mais medo de entrar ou ir atrás de um local de pesquisa desconhecido, claro que sempre mapeio o lugar para não ficar perdida. Já visitei 4 locais, foram 4 escolas públicas. Falei com diversos professores, ouvi-os relatando sobre os alunos. Descobri que o estereótipo concebido ao ensino das escolas públicas não é necessariamente precário, ao contrário, o desinteresse e pouco compromisso dos alunos que faz o aprendizado ser deficiente. Os professores querem dar aula, mas quem disse que os alunos estão interessados? Poucos são aqueles que sabem valorizar o conhecimento...

Estão vendo como essa pesquisa tem sido profícua? Não somente estou avaliando os professores quanto à percepção de sentimentos relacionados ao trabalho, como estou adquirindo conhecimento e acabando com certas idéias pré-concebidas que tinha sobre o ensino público. Há muitas pessoas de valor no magistério, quer sejam de faculdade ou escola pública. O problema é desvalorização do profissional com salários medíocres e muito trabalho. Ensinar é uma arte... a arte de propagar conhecimento... ^^

Nenhum comentário: