quarta-feira, 29 de junho de 2011

Prova de MAD3 - Prática

(Aviso: Comentários sobre essa prova que fiz ontem)

Queria ter gabaritado a prova. (; _ ;) Mas possivelmente, devo ter errado uns três ou mais itens dos quais não me recordo dos valores ou da posição exata das questões. xD

A primeira questão mostrava a lâmina contendo uma larva rabdtóide do Strongyloides stercolaris. Observei diversas vezes e notei que parecia muito com Enterobius vermicularis e seu esôfago claviforme. As asas cefálicas estavam ausentes, logo constatei que era um outro verme. Coloquei como Ascaris lumbricoides e tenho certeza que errei! (- . -) A larva filarióide do S. stercolaris é mais filiforme e delgada, foi por isso que confundi, achando que não poderia ser essa espécie. (. _ .)'

A segunda questão demonstrava um casal de Schistosoma mansoni copulando. Era possível observar as ventosas oral e ventral em ambos - macho e fêmea e canal ginecóforo do macho. Não sabia como explicar porque ele pode ser considerado um platelminto. Nem corpo achatado possui, uma exceção entre vermes do Filo Platyhelminthes (outra questão que errei).

A terceira questão demonstrava um verme adulto de Enterobius vermicularis. Gravei bem o formato dele. A professora utilizou algumas imagens do DPD - CDC. Recordo de ter colocado a imagem dele no meu atlas e no curso de capacitação dos ACS que apresentei.

A quarta questão tratava de um ovo de Schistosoma mansoni. Podia-se observar claramente a espícula lateral característica desta espécie.

A quinta questão tratava de um corte transversal feito em um verme, parecia muito com um Ascaris lumbricoides adulto fêmea. A primeira estrutura se tratava do útero, a segunda do ovário e a terceira, o intestino. Só errei o ovário, pois coloquei "óvulo". ( _ _)"

A sexta questão era sobre um verme adulto de Fasciola hepatica. A descrição estava correta e ele é considerado um verme monóico.

A sétima questão demonstrava um ovo de Fasciola hepatica. Bastava observar o opérculo na porção final do ovo (indicada pela letra a). Não lembro de todos os vertebrados que eram infectados por esse verme (esqueci apenas 1). De resto, coloquei que se localiza no fígado e ductos biliares e etc.

A oitava questão era um ovo de Ascaris lumbricoides. Bastava observar a membrana mamelonada (corticada) característica. A descrição era de um ovo de Trichuris trichiura, o que não condizia com o ovo demonstrado. Agora que li no meu atlas, errei o conteúdo das três camadas que eram: uma camada mamelonada polissacarídica, uma membrana média constituída de quitina e proteínas e uma membrana lipídica e proteica. Fiz uma mistura de ovo de A. lumbricoides com T. trichiura. xD

A nona questão não me recordo. \o\

A décima era para apontar quais ovos estavam representados pelas ilustrações, indicando a doença que causavam em humanos, foram as seguintes:
a. Schistosoma mansoni - Esquistossomose mansônica
b. Trichuris trichiura - Tricuríase (Tricocefalíase)
c. Taenia spp. - Teníase
d. Ascaris lumbricoides - Ascaridíase (Ascaríase) 

Ouvi pessoas comentando que tinha ovo de Hymenolepis nana na prova. O ovo de Taenia spp. e H. nana não são parecidos. O ovo de T. spp apresenta estriações envolvidas por duplo envelope protetor. A H nana possui mamelões polares em seu interior, embrióforo claro e não apresenta estriações. Em ambos os ovos é possível observar um embrião hexacanto com três pares de ganchos. Quem fez o atlas sabe bem dessas características.

Tirando que errei umas besteirinhas, devo ficar com cerca de 8,0 na prova (espero).

O que achei fofo foi a professora aumentar mais 5 minutos para preenchermos e passarmos à caneta as respostas porque pedi para ela. Meia-hora para se fazer uma prova prática de parasitologia não tem cabimento! -_-

O que tive de mais profícuo nessa disciplina foi o atlas que fiz com o Arnon, um riquíssimo material de estudo (que necessita ser aperfeiçoado ^^). Aprendi a morfologia de muitos parasitos de tanto ler os livros que utilizamos como referência. ^^

Tirei 9,05 de 10 o/

Nenhum comentário: