quarta-feira, 9 de junho de 2010

Morrendo de sono... u.u

Bom, estou um tanto quanto cansada, mas vim aqui especialmente para dizer como foi meu dia no estágio na segunda-feira. ^^ Pois é, após minhas incessantes pesquisas sobre a anatomia e localização das artérias radial e braquial, comecei a treinar meu tato para sentir melhor a pulsação dessas artérias. Os "cobaias" (XD) foram meu irmão e a namorada dele. Temia que acontecesse algo com eles por causa da minha inexperiência, mas até que fluiu bem. o.o No dia seguinte, tive o estágio e confesso que fiquei com medo de machucar os pacientes ou não conseguir medir a pressão deles. Observei que a professora esteve me supervisionando durante um bom tempo e eu não queria causar uma má impressão à ela. Assim, iniciei a verificação das pressões dos pacientes, mas estava insegura e nervosa (no sentido de ter ansiedade). À medida que ia aferindo, obtive mais confiança na minha técnica e passei a ficar mais tranquila. Sempre que um paciente entrava na sala, eu o cumprimentava, ajeitava o manguito e perguntava se estava apertando muito o braço. Toquei levemente as artérias das pessoas. O que me impressionou foi o fato de sensibilizar meus dedos a ponto de perceber o pulso de idosos, bastante difícil de ser encontrado por pessoas "iniciantes" (como eu). Não obstante a isso, além de medir a pressão, tinha que anotar em um caderno de controle os dados dos pacientes e atender a porta (de minuto em minuto alguém batia nessa porta e eu tentava ouvir e ajudar a solucionar dúvidas). Foram pontos muito positivos! ^^ No entanto, esse abrir de portas causou um certo incômodo na técnica de enfermagem presente, que quase expulsou eu e uma colega  por estarmos atendendo outros enquanto havia um paciente dentro da sala. Apesar desse comentário desnecessário, a professora viu como uma boa iniciativa querer atender todos, mesmo que o momento não permitisse. Estava lá para ajudar as pessoas e não com o intuito de deixá-las mais doentes. O modo arrogante e rude das técnicas só pioravam a situação. Tinham pessoas com pressão de 200x150mmHg (normal: menor que 120x80mmHg) e glicose mais de 300 (normal: menor que 120mg/dl). Não demonstrei nenhuma preocupação excessiva e nem comentava nada a respeito. Acho bastante errôneo ficar depredando alguém por estar fora das condições consideradas "normais" e "saudáveis". Basta conversar um pouco que se descobre os diversos motivos desse desequilíbrio, inclusive a história pregressa do desconforto da pessoa. Apenas assim é possível solucionar algo. Vi uma senhora ficar entristecida com um comentário supérfluo das técnicas de enfermagem a respeito da glicose desta estar muito alta. Parecia que ela tinha toda culpa do mundo. Não duvido que o estresse que elas causaram nela pode ter aumentado ainda mais a glicose... o.õ Pelo menos, no final, medimos cerca de 30 pressões (30 pessoas) e retornei com minha cabeça estourando (com a compressão que o estetoscópio faz no meu ouvido), mas FELIZ, pois ajudei muitas pessoas nesse dia. ^^  Fui avaliada com a nota 9,2 (de 10) pela pontualidade, habilidades técnicas, relacionamento interpessoal, apicação téorico-prática, aparência pessoal, dentre outros fatores. Senti-me aliviada e também contente, pois vi que meu esforço levou a essa menção... (não sei se lembram quando fechei com 8,5 no estágio do semestre anterior e fiquei bem chateada... -_-)  Tive um dia muito pesado, porém de grande valia... experiências de vida, diria... x)

Nenhum comentário: