quarta-feira, 16 de junho de 2010

Um dia cansativo...

Apesar de hoje ter apenas uma aula de Farmacologia Básica (8h as 10h), dei monitoria de MAD1 das 10h as 13h. Fui por livre e espontânea vontade, pois minha atuação não estava programada para hoje. No começo, senti um certo nervosismo, pois me faziam perguntas muito específicas de vários conteúdos diferentes. As áreas de Imunologia que mais domino são relacionadas ao reconhecimento antigênico na ativação dos sistemas imunes inato e adaptativo, formação do sistema complemento e a base em imunologia passiva (tema do meu antigo seminário). Já as demais matérias de Imuno, tenho um conhecimento superficial e básico. Sei o princípio e função, mas não nome de componentes específicos, como RAG-1 e RAG-2 (descobri recentemente que essas proteínas auxiliam na recombinação gênica VDJ dos anticorpos). Quando estava ajudando 4 alunas, minha professora forneceu um estudo dirigido de 106 questões de C ou E para fazermos na hora e qualquer dúvida que tivessem, deveria auxiliá-las. (-_-') GOD. Começamos a  respondê-las e fizeram diversas indagações assim que marcávamos certo ou errado. Queriam saber sempre o porquê de tudo. Por mais que eu seja monitora, não sei toda a matéria detalhadamente. Ninguém sabe, aliás. (o_õ) Havia algumas assertivas em que discordávamos e quase chegou a gerar uma discussão, fiquei um pouco alterada com isso. Pelo menos, consegui contornar essa adversidade ao observar que minhas 20 questões de Sistema Complemento estavam lá. ^_^ Foi um grande alívio! Falei calmamente que não sabia responder todas as questões do estudo dirigido, mas tinha bastante domínio nas questões do sistema complemento. A partir daí, comecei a explicar diversas vezes sobre esse assunto a fim de revisá-lo. Muitos questionamentos foram feitos, mas tive a competência de respondê-los e esclarecê-los, à medida do possível. Aproveitaram o ensejo e me pediram para explicar todos os procedimentos desde o reconhecimento antigênico até a ativação das respostas imunes. No final, precisaram avaliar meu desempenho como monitora e para minha surpresa foi de muito bom a ótimo. Fiquei muito feliz e confortada, apesar de estar mentalmente esgotada.  Foi um excelente aprendizado, sim... ^^

Nenhum comentário: