sábado, 2 de outubro de 2010

Estudando, pesquisando, costurando o.ov

Apesar da falta de energia, tenho estudado para as disciplinas do meu curso e para o vestibular. ^^
Esses dias estou dormindo 18 ou 19h e fico acordando as 2h da manhã. Pelo menos aquele problema de insônia melhorou, mas me preocupa um pouco. -.-'
Sinto-me bastante tranquilizada e de bom-humor. ^^ O curso é um fardo para mim. Quando tranquei as disciplinas específicas de Enfermagem senti um alívio tão grande, como se tirasse um peso das minhas costas. Agora estou disposta a dar o melhor de mim e passar no que realmente quero. ^_^ MEDICINA \o/.
Fiquei um pouco empolgada depois que consegui resolver uma questão de Física da primeira fase da UNICAMP - 2010 ^^. Vou colocar aqui o enunciado (não sei se recordam do assunto, mas de qualquer modo, quanto mais acertar, mais chances terei de ingressar ^^")

5. Quando uma pessoa idosa passa a conviver com seus filhos e netos, o convívio de diferentes gerações no mesmo ambiente altera a rotina diária da família de diversas maneiras.
a) O acesso do idoso a todos os locais da casa deve ser facilitado para diminuir o risco de uma queda ou fratura durante sua locomoção. Pesquisas recentes sugerem que uma estrutura óssea periférica de um indivíduo jovem suporta uma pressão máxima P1 = 1,2×10 N/m , enquanto a de um indivíduo idoso suporta uma pressão máxima P2 = 2,0×10 N/m . Considere que em um indivíduo jovem essa estrutura óssea suporta uma força máxima F1 = 24 N aplicada sob uma área A1 e que essa área sob a ação da força diminui com a idade, de forma que A2 = 0,8A1 para o indivíduo idoso. Calcule a força máxima que a estrutura óssea periférica do indivíduo idoso pode suportar.

Basta utilizar a fórmula P = F/A (Pressão é dada pela força sobre uma área xD) e encontrará o resultado F2 = 3,2 N. ^^v

Também acertei uma de questão de Biologia dessa primeira fase!^^ Colocarei a seguir:

8. A alimentação rica em gordura, o sedentarismo e o consumo de cigarro são hábitos presentes na sociedade atual, sendo responsáveis, em parte, pela hipertensão arterial, que, por sua vez, favorece o acúmulo de placas de gordura na parede interna das artérias, causando a aterosclerose.
a) O que ocorre com o fluxo sanguíneo nas artérias em que há acúmulo de placas de gordura? Justifique. 

O fluxo sanguíneo é reduzido, pois há uma diminuição da luz do vaso devido ao acúmulo de placas de gordura que obstruem a passagem sanguínea, o que permite o menor fluxo de sangue pela artéria.

Tive esse conteúdo na minha monitoria de MAD1 e na disciplina de CS3. ^^ Lembro de alguns tipos de fluxo sanguíneo (laminar, turbulento), número de Reynolds... o.o'

Mudando de assunto, estou lendo um livro chamado "Leitura Dinâmica e Memorização". É muito interessante. Demonstra alguns tipos de leitura (skimming, analítico, controle) e ensina técnicas para se ler com maior agilidade, compreendendo e guardando o máximo de informações possíveis. Estou muito motivada para lê-lo. >.<' Também oferece dicas importantes sobre fazer pequenas anotações em capítulos ou páginas para não necessitar a leitura delas novamente. Como por exemplo, anotar palavras-chave de modo que possa recordar o assunto lido, descrevendo-as em poucas palavras e fixar no canto superior direito da página. ^^ Como tenho dormido melhor, consigo guardar consideráveis quantidades de informações do que leio. ^.^

Falando em ler, tenho que pesquisar uns artigos em bancos de dados (BVS e Periódicos CAPES)  até quinta-feira e fazer a leitura do resumo/abstract deles para selecioná-los à pesquisa do meu professor. Devo procurar artigos que relacionem varíaveis de saúde (estresse, depressão, exaustão) a autoeficácia e (percepção de) suporte organizacional.^^ Já achei dois artigos na Journal of Occupational Health Psychology ^^,  falta pesquisar em mais 10 revistas (journals)... =_='

Mudando completamente de assunto... o_o' acho que terminarei meu vestido de oncinha na minha aula de costura hoje... ^___^ depois postarei uma foto dele... já fiz os moldes (levei mais de 4 horas para fazê-los ¬¬) e recortei as peças (levei só umas 2 horas ^^). Falta franzir a última faixa, costurar uma faixa na outra e costurar a gola no decote, pronto! ^-^

Nenhum comentário: