quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Ontem foi um dia bom!! ^^

Horário meio estranho para se postar, não? (o . o)'
Estava tão cansada... mal cheguei em casa, jantei e fui dormir, aproximadamente 19h.... aí como não durmo por muito tempo (habituação mesmo), já acordei! XD

Ontem (quarta-feira) tinha sido o meu primeiro "estágio". Meus colegas e eu fomos a um centro de saúde bastante agradável. Ele era todo verde-"bebê" (recém-pintado), muito limpo e continha variadas salas de atendimento aos usuários
(idoso, criança, adulto, mulher, odontologia, ginecologia, PSF, vacinação, curativos...).e outras relacionadas a materiais (esterilização, expurgo, etc). Achei lindo lá, mil vezes melhor do que o centro que estou acostumada a ir me vacinar... ah, falando em vacina, tomei 4 na terça-feira (2 no braço e 2 na coxa, em cada lado)... imagina uma pessoa que não consegue mover direito os braços e as pernas! (= _ =)' Estão todos doloridos, principalmente porque andei muito e fiquei bastante tensa (por motivo de um clima "peculiar", em ambos sentidos de sensação emocional e calorífica). Mas voltando ao assunto da vacina, fazia tempo que não era tão bem atendida... para vocês terem uma idéia, uma das enfermeiras (ou técnicas, não sei o que eram) ficou enchendo minha paciência, pois eu estava com as vacinações atrasadas (detestava tomar vacina... doía muito) e ficava ressaltando várias vezes que eu precisava tomar as 4 (febre amarela, anti-viral, hepatite B e antitetânica). Descaramente (xD), falei que não teria problema algum e fui tomar as vacinas com a maior tranqüilidade possível. A pessoa que aplicou foi muito fofa. Ela me explicou que aplicaria determinada vacina em cada lado (braço e perna) e a última que aplicou (antitetânica), antes de inserir a agulha, a moça perguntou qual braço eu utilizava mais (lembrando que sou destra), porque após a aplicação poderia sentir dor e não movimentaria adequadamente o braço. Assim que estava indo embora, a mesma profissional que ficou "implicando" comigo, brincou no final dizendo: "Você não pode tomar água, sabia?". Eu: "Por que não?!". Ela: "Porque pode sair pelos buraquinhos da vacina!" (aham, claro!. tenho 20 anos e não 12... ela deveria achar que sou uma criança, só pode) ... é cada uma que me aparece! (o . õ)


Para melhorar meu dia (quarta-feira) fui falar com o professor de PSSS1 no final da aula. Pedi para que ele desse um "feedback" do resumo que foi apresentado pelo nosso grupo de usuários do SUS (precisávamos fazer uma correlaçãõ do que fichamos nos verbetes lidos do Dicionário de Política - Estado Contemporâneo, Governo, Poder e Política - com o que foi discutido no julgamento do réu SUS e posteriormente, elaborar um resumo escrito e apresentar à turma). Porque aconteceu o seguinte, meu grupo (sempre tenho a SORTE de trabalhar com pessoas desleixadas) não tinha idéia do que argumentar. Apenas eu e um menino tivemos idéias plausíveis e coesas sobre o que deveríamos falar. O professor havia nos alertado que todas atividades eram avaliativas e constavam como menção na disciplina. Meio lenta (tinha andado muito no "estágio,  estava com crises alérgicas e um pouco febril), comecei a escrever as minhas idéias no papel. Não sei o que acontece exatamente, mas algumas pessoas ignoram ou desprezam o que falo, e fizeram isso. Fiquei séria e acabei falando: " Tudo que penso ou falo têm fundamentação teórica, porque fiz um curso sobre o SUS " (e é verdade). Leio bastante antes de sair falando qualquer besteira e criticar sem ter conhecimento do assunto. Finalmente, eles acataram minhas formulações e o menino apresentou nosso resumo. O professor falou, após a minha solicitação do "feedback", que foi ótimo o que falamos. Expliquei para ele que retirei as informações do "Livro do SUS", CONASS (2007). Ele comentou que apesar de eu parecer calada, prezo bastante pelo lado intelectual e complementou dizendo que eu demonstro interesse pelas leituras e outras coisas que não me recordo muito bem (devido ao meu cansaço). Dei um grande sorriso e falei para ele: "Adorei aquele texto da Amélia Cohn sobre políticas de saúde, amo Saúde Pública!!" (sim, outra verdade, porque futuramente pretendo fazer pós-graduação em Stricto sensu - Mestrado, doutorado, pós-doc ou PhD - de Saúde Coletiva).


Algumas tarefas estão muito atrasadas... tenho que fazer 3 resumos para PSSS1, 1 fichamento para IPC, 1 resumo para ICP, 3 relatórios e 1 estudo de caso clínico para MAD 1, ler artigos de SAE e 1 relatório para  CS 2... 

Vou me despedindo agora, acho que voltarei a dormir! (> _ <)'  


Obrigada pelas visitas e até breve! \o_




Nenhum comentário: