sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Que calor infernal!!! (- _ -)'

Esse clima ainda está acabando comigo, muito quente, e isso me deixa lerda com crises alérgicas, cansaço e dor de cabeça... (T _ T) Minhas tarefas estão acumulando e estou entrando em pânico *dramatizando mode on* XD~... até que meus afazeres estão fluindo e tenho conseguido estudar e fazer a maioria das atividades da faculdade (de vez em quando não tenho energia suficiente para passar madrugadas em claro e fazer tudo que nos é proposto, aí acabo não entregando algumas, mas foram só 2 vezes).
Estou pensando quantas milhares de coisas preciso fazer para semana que vem... no momento, aguardo a dor de cabeça passar (continua um inferno o clima). (u . ú) 

Amanhã (sábado) comprarei alguns livrinhos: Imunobiologia (R$ 236) Diagnósticos de Enfermagem da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA) 2009-2011 (R$ 74), As Dez Maiores Descobertas da Medicina (R$ 22,50) e se conseguir, o Políticas e Sistema de Saúde no Brasil (R$ 160). Livros de saúde sempre são uma facada, mas em compensação têm um conteúdo excelente... coloquei aqui só para Ray e Neguis terem uma idéia do preço dos meus livros. XD {Falando em livro, peguei o livro que mais amo na Patologia... o básico mesmo... Robbins &  Cotran - Patologia lá na biblioteca... amo! (* - *)~}

Terá a semana de extensão da UnB daqui a 2 semanas... já me inscrevi para algumas atividades (5 no total) e espero aprender (ou revisar) os conteúdos... tem cada assunto tão maravilhoso... fico encantada só de pensar (> _ <)'

Bem, acho que vou estudar um pouco agora, a tempetura já está mais amena e consigo raciocinar melhor... vamos às leituras, relatórios, resumos e estudos de casos clínicos... então, até mais pessoal! ^^v


Até as próximas postagens... ^_^


OBS: Estava lendo agora a pouco o livro de Patologia e vi um capítulo que fala sobre Nefropatia por Analgésicos (forma de doença renal por ingesta excessiva de misturas analgésicas). Não querendo ser muito direta, mas sendo, NÃO FAÇAM USO CONCOMITANTE DE ASPIRINA COM TYLENOL (paracetamol, metabólito da fenacetina). Se vocês tomarem ambos (um após o outro), por um longo período (7 anos de abuso dessas drogas) poderão perder seus rins (necrose, morte dos tecidos celulares), e sério hemodiálise (filtragem do sangue, aquele que você enfia duas agulhas no braço) é bastante doloroso e cansativo (3 vezes por semana, cada sessão tem a duração de 4 horas), lembrem-se que não há muitos rins disponíveis para transplante também. Então, MELHOR PREVINIR  DO QUE REMEDIAR, CERTO? ^^ Só fazendo uma breve explicação do que acontece: o paracetamol lesa as células por ligação covalente e lesão oxidativa e a aspirina induz o efeito potencializador por inibir os efeitos vasodilatadores (que dilatam os vasos sangüíneos) das prostaglandinas (hormônios responsáveis por essa dilatação) predispondo as papilas renais à isquemia (falta de irrigação sangüínea).
Para vocês poderem localizar as papilas renais, coloquei a imagem de um rim e a indicação do que seriam essas papilas ^^




Um comentário:

haaru disse...

eu me dopava com tylenol hahahaha