domingo, 3 de abril de 2011

A esperança é a última que morre...

Considero como algo que tenho aprendido com esses meses tão angustiantes.

Nestas últimas semanas, tive muita dificuldade para dormir por problemas de saúde meus e de familiares. O assunto que irei tratar aqui pode trazer recordações não muito boas aqueles que lêem, então fiquem à vontade para não verem esta postagem. Falarei sobre minhas vivências de pessoas com câncer, uma doença sem limites.

Quantas vezes já não ouvimos alguém comentar que seu parente ou pessoa querida da família teve um tumor maligno ou benigno? Se não foi o seu caso, considere-se uma pessoa de contingência favorável. Muitos amigos meus passaram por isso e assim como eu, nunca sabem o quanto a doença poderá evoluir, mesmo procurando controlar com algum tratamento. Os médicos, apenas divulgam o que é de conhecimento e experiência deles, mas acredito que há uma outra significação por trás: a esperança proveniente de nós mesmos. Sei o quanto é doloroso perder uma pessoa querida, mas não devemos ceder a confiança de que o ente querido irá superar esses momentos desfavoráveis. Como dizem, a esperança é a última que morre. 

Tenho dois casos de câncer nos meus familiares, bastante próximos. Antes de serem submetidos aos tratamentos adequados (quimio e radioterapia), vi-os adoecendo continuamente. Meu coração ficou apertado depois que lembrei que alguns anos atrás pareciam saudáveis e hoje, tornar-se-iam debilitados. Mas o importante é que estão se recuperando e isso me dá um grande alívio.

Por mais que não seja religiosa, orei por eles, gosto de ter o apoio de forças divinas. Não foi um período fácil, passei noites em claro, imaginando o melhor e o pior que poderia acontecer. Ambos estão bem agora, na medida do possível.

Falei com uma amiga sobre sua pessoa querida que a preocupava pelas incertezas da evolução da doença. Disse de modo direto e sincero: "Ela irá viver muito, ainda". Quem sou eu para determinar o tempo em que a pessoa terá em vida? Não queria iludir minha amiga, mas apenas dizer o que eu acredito e penso. 

O câncer pode ser uma doença complicada, difícil de tratar, porém nunca deixem de ter esperança. O fim desta época de sofrimento pode ser demorada, entretanto, o resultado pode ser melhor do que imagina. O essencial é dar atenção e carinho. Acreditem que estes simples gestos salvam vidas e também são capazes de amenizar dores.

Apenas para exemplificar, escolhi dar orquídeas para minha vó, pois são as flores preferidas dela. Ela ficou muito feliz. Mal sabia eu que no Japão, este ato de presentar pessoas enfermas (hospitalizadas) com orquídeas significa força, encorajamento. Comprei a flor com o intuito de demonstrar o quanto queria que ela melhorasse e achava que a flor que ela mais gostava poderia ajudá-la a recuperar do tratamento. Felizmente, ela está bem... cuidando sempre da flor que dei e aproveitando a vida... ^_^

Por isso quero que tenham força sempre! Nunca desanimem, cuidem de suas pessoas queridas...

Nenhum comentário: