sábado, 2 de abril de 2011

O ser humano é algo complexo...

Quantas vezes já não falei algo que magôou alguém, mesmo sem ter intenção? Há momentos que agimos de modo imprevisível e também desconhecemos os jeitos de pensar e agir do outro, pois temos uma constante mudança interna a nós que está dotada de valores, crenças, cultura, ideais, conceitos, conhecimento, todos únicos. Porém, quer acreditem ou não, somos seres sociáveis por natureza. O lidar com o outro exige diversos esforços de ambos os lados. A diversidade também é capaz de tornar-se uma adversidade, no sentido de ser desfavorável. Basta analisar a sua vida e verá os pontos fortes e fracos. Você tem medo de ousar e conhecer o outro?

Quem por condição de raça, status social, vestimenta, ideal, religião já não foi excluído ou incluído em um grupo? Alguns têm experiências vívidas, outros nem tanto. Mas o que na realidade nos faz ter tanta afinidade um com o outro? Por que há sempre um pré-julgamento antes de conhecermos uma pessoa? O que na realidade é importante para manter uma amizade? São questões difíceis de serem respondidas. Lanço esses questionamentos a vocês. Já permitiram refletir sobre suas atitudes e tornarem-se pessoas melhores? Será que dinheiro e fama é tudo o que buscam? De que adianta ter tudo, se não são felizes?

Confesso que a minha maior alegria é estar na companhia de pessoas que tenho afinidade, confiança e são verdadeiras nos seus sentimentos. Demonstro o maior carinho, cuidado e amor possível a eles. 

Um dos meus maiores defeitos é ser perfeccionista. Os outros erram, eu não. Se não erro, ser alvo de críticas é desnecessário. Não posso esquecer que sou um ser humano o qual é passível de cometer erros. Errar é humano, como dizem. O que importa é saber contornar esses contratempos. Fugindo? Não, enfrentando-os. É muito impactante receber críticas, principalmente se não souber lidar com elas. Geralmente, queremos moldar a pessoa de modo que satisfaça nossas vontades com essas críticas, entretanto invadir o espaço que não lhe é permitido causa transtorno aos dois. 

Você critica o jeito de determinada pessoa e esquece-se de que ela possui suas próprias crenças e valores. Conseguir modificá-las pode levar tempo ou até a frustrações. Não estou dizendo  que não se deve aconselhar alguém que ame ou goste, todavia haja com cautela. O vínculo pode regressar à origem e você perde a pessoa.

A primeira regra de um relacionamento com o outro é a CONVIVÊNCIA, significando adaptar-se a condições extrínsecas (físicas, culturais, morais).  Diria que seria aceitar a pessoa como ela é e modificando, na medida do possível, aquilo que lhe pode trazer algum assunto controverso. Se a pessoa não agiu como planejou ou almejou, que seja um modo de conhecê-la em outros quesitos e ver que ela irá reagir de uma forma diferente.

Nenhum comentário: